TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estrutura das revoluções científicas

Artigo: A estrutura das revoluções científicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Desigualdade Social

Desde o século XIX muitos vinham lutando por uma sociedade igualitária, mas com o passar do tempo percebeu-se que seria impossível construir uma sociedade de iguais, ou seja uma sociedade igualitária é uma utopia. Sempre haverá algum tipo de diferenciação social dentro de uma sociedade e sempre existirá.

O termo estratificação social refere-se na divisão da sociedade em camadas (ou estratos), na qual os ocupantes tem acesso desigual a oportunidades e recompensas assim constituindo uma certa hierarquia social. Entre os fatores principais que levam à estratificação estão a competição, o conflito, a divisão do trabalho, a especialização profissional entre outros.

Dentro da sociedade também existem barreiras sociais que é um elemento cultural perfeitamente identificado destinado a tornar difícil ou impossível o acesso a uma camada ou grupo social e está diretamente ligada a estratificação social. Exemplo a endogamia, a etnia, qualquer forma de exclusividade profissional, religiosa, nacional, racial e etc.

A desigualdade social descreve a condição na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestigio e poder todas as sociedades são caracterizadas por algum grau de desigualdade, as castas e estamento embora em escala menor também são fatores de desigualdades sociais. Carl Marx foi o primeiro a utilizar com intensidade a expressão “classes sociais” para ele cada classe pressupõe a existência de outra. Para Weber as desigualdades sociais têm três dimensões que a identifica: a econômica, a social e a política que estão relacionadas com três componentes analiticamente distintos de estratificação classe(riqueza e renda), status(prestígio) e poder. Com o alto grau de desenvolvimento tecnológico e falta de ensino de qualidade poderemos ter a possibilidade de aumentar a exclusão social e obter um contingente inempregável de pessoas com incapacidade de trabalhar com tecnologia da informação. Os pobres e os idosos poderão sofrer um grau maior de exclusão. As desigualdade social existe no mundo todo devido a dependência estrutural entre as nações motivadas por uma estruturação histórica do sistema mundial. Nos últimos anos a economia vem mostrando mesmo que timidamente alguns indicadores de desenvolvimento social como a elevação da renda per capita redução das desigualdades na distribuição de renda, ampliação de oportunidades, alteração na estrutura da formação de renda, etc.

A desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidades, resultados etc, até desigualdade de escolaridade , de renda, de gênero etc. De modo geral desigualdade econômica –a mais conhecida- é chamada imprecisamente de desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com