TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A força dos movimentos sociais

Por:   •  19/4/2017  •  Artigo  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

 

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

4 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

Através desse trabalho buscamos fazer a analise do artigo e após uma analise da noticia  sobre as manifestações em todo o nosso País do dia 13 de março de 2013. Onde buscamos refletir sobre os pontos de vista dos jornais G1 e Zero Hora. O que cada jornal resaltou.


  1. DESENVOLVIMENTO

O artigo analisado apresenta três matérias jornalísticas extraídas dos jornais: O Estado de S.Paulo, o colombiano El Tiempo e o equatoriano El Comercio. Sobre o Angostura, crise Colombo-equatoriana que ocorreu devido ao ataque do Exército colombiano a um acampamento das Farc no Equador, em 1 de março de 2008.

Iniciaremos analisando a noticia publicada pelo jornal o Estado de S. Paulo, que recebeu a noticia por meio das informações enviadas para o mesmo pela AP, AFP e Reuters.  Esta noticia foi apresentada no jornal como um fato internacional sem grande relevância para o Brasil, nos dias seguintes o jornal adota uma abordagem mais ampla sobre o assunto, sendo que adota o selo de cobertura Tensão na fronteira.

O jornal El Tiempo começou tratanto o acontecimento nas páginas de primeiro plano, o foco foi a morte de Raúl Reyes e as denúncias de nexos com o equatoriano, posteriormente a partir da crise instaurada entre Equador e Colômbia O Anostura começa a ocupar outros espaços no jornal. O conflito passa a ser regional ocupando um espaço que possa informar mais detalhes do assunto.

Mesmo se deslocando para o exterior, o conflito pode ser caracterizado como colombiano, devido a ligação que o governo estabeleceu com a origem e resolução destes fatos.

Nos dias 4,5 e 6 as os textos referente às Farc ganham destaque na área da Política ou Justiça, que dão ênfase às vitórias do governo colombiano sobre a guerrilha.

        O jornal El comercio apresenta a noticia nas páginas de Política e Justiça, no primeiro dia a morte de Raúl Reyes é o acontecimento foco,ganhando destaque como questão judicial na editoria de Justiça.

        No segundo dia a violação do território Equatoriano é a noticia de destaque, e no terceiro dia é abordado a crise entre os países. O texto ganha destaque Político quando um terceiro pais (Brasil) se envolve na crise Colombo-equatoriana.

        Protestos por todo Brasil

No dia 17 de março de 2013, ocorreram diversos protestos por todo o país reivindicando vários direitos desde preço dos transportes públicos até custos da Copa, alguns destes protestos terminaram em confrontos com a polícia e vandalismo, segundo o Jornal G1 e o Jornal Zero Hora.

Segundo o Jornal G1, as manifestações reuniram cerca de 250 mil pessoas que protestavam contra o aumento das tarifas de transportes, a violência urbana, os custos da Copa do Mundo, a precariedade do serviço público. Tais manifestações aconteceram em 12 capitais e 16 cidades do interior.

Segundo o Jornal Zero Hora, foi a maior manifestação coletiva desde o Fora Collor, em 1992. Além das reivindicações descritas no Jornal G1, o Jornal Zero Hora acrescenta que os manifestantes protestavam contra a corrupção contra o fundamentalismo religioso, contra a proibição do aborto, contra a descriminação dos gays, contra a violência policial.

Os dois jornais confirmam que a maioria das manifestações começaram pacíficas. No Jornal G1, relata que uma minoria radical causou vandalismo e protestos o que resultou em confronto com a polícia. No Jornal Zero Hora consta que foi um dos maiores protestos pacíficos da história, mas acabou pela ação de grupos radicais, dando origem a um dos confrontos mais violentos das últimas décadas, com confronto entre parte dos manifestantes e PM’s, explosões de bombas caseiras e de efeito moral, incêndio de mais de 50 contêineres de lixo e de um ônibus, depredações generalizadas e prisões.

O jornal G1 organizou a notícia separando as manifestações por capitais, sendo que relatou as manifestações em um maior número de capitais do que no Jornal Zero Hora que relatou apenas nas “ principais” capitais.  

Segundo o Jornal G1, no Rio de Janeiro os manifestantes causaram estragos na Assembléia Legislativa. Vídeos registraram policiais encurralados e agredidos com pedras e chutes por um grupo de manifestantes, os PM’s revidaram dando tiros de fuzil para o alto, aproximadamente 100 mil pessoas participaram das manifestações. Segundo o Jornal Zero Hora, um grupo de 60 advogados se pôs a disposição para agir em caso de prisões arbitrárias, estudantes de medicina também se prontificaram  para  atender eventuais feridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com