TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A idéia de uma sociedade inclusiva

Artigo: A idéia de uma sociedade inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Artigo  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

A idéia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade. Partindo desse principio e tendo como horizonte o cenário ético dos Direitos Humanos, sinaliza a necessidade de se garantir o acesso e a participação de todos independentemente das peculiaridades de cada individuo.

A questão da inclusão reforçou a necessidade da escola repensar seu papel e suas práticas exigindo do professor uma mudança de postura além da redefinição de papeis que possam assim favorecer o processo de inclusão.

Caminha-se para a construção de uma nova escola que aceite e respeite as diferenças e que trabalhe sobre uma nova perspectiva onde se combata toda forma de discriminação, universalizando o acesso à educação para todos, respeitando as necessidades de cada um.

Para facilitar esse processo se faz necessária uma equipe interdisciplinar bem articulada, competente para trabalhar com os recursos humanos e materiais envolvidos nas escolas. Os professores especializados precisam envolver toda comunidade escolar e também as famílias para que esses alunos tenham espaço aberto na sociedade.

Não basta implantar os serviços, é preciso trabalhar em um projeto de reconstrução constante para que a escola exerça o seu papel social.

O que se espera é que a Educação Inclusiva seja uma prática da vida escolar e social na qual possa atender de forma racional e responsável às necessidades de seus cidadãos. É inegável que precisamos continuar caminhando para superar preconceitos, isso é um desafio que depende de um esforço coletivo: do governo, da sociedade, professores, gestores, alunos, família e todos que estão envolvidos no processo da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com