TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Produção Textual Apresentado à Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR, Como Requisito Parcial Para A Obtenção De média Semestral Nas Disciplinas De Educação A Distância, Sociedade E Cultura, Educação Inclusiva, Lingua Brasileira De

Artigos Científicos: Trabalho De Produção Textual Apresentado à Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR, Como Requisito Parcial Para A Obtenção De média Semestral Nas Disciplinas De Educação A Distância, Sociedade E Cultura, Educação Inclusiva, Lingua Brasileira De . Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  9.777 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃo 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa consiste no relatório de uma professora que trabalha em uma escola de educação básica, no município de Guaporé-RS. Esta obra é de autoria do projeto Diversa e licenciada pelo Instituto Rodrigo Mendes; o qual a professora Adriangela Bonetti trabalha, sendo que em seu projeto escolar ela referencia a oportunidade impar para a manifestação de habilidades e competências próprias, relatando em sua pesquisa uma estudante A que tem síndrome de Down onde esta matriculada em uma turma de terceiro ano do ensino fundamenta na EMEF, no município de Guaporé-RS.

A prioridade da turma é o ensino cooperativo; a qual os estudantes ajudam-se nas dificuldades e são motivados para socializar-se instigando as habilidades e competências. A professora facilita o ensino e aprendizagem, e os alunos constroem seu conhecimento. Em seu relato a professora diz que a estudante A possui a capacidade cognitiva reduzida, o que é característica nas pessoas com Síndrome de Down, também apresenta tendência ao isolamento, o que possivelmente se dá em razão da estudante A possuir uma hipersensibilidade auditiva. Com isso a sala de aula precisa de um espaço, acolhedor, interativo, concreto e dinâmico, com desejo da turma em ver a aluna A aprender também.

A turma do terceiro ano realizou um projeto voltado para educação inclusiva com o seguinte titulo: Exercendo a cidadania a partir da sala de aula, esse projeto tem objetivo de trabalhar de forma lúdica, concreta e experimental, conduzir o processo de ensino da turma do terceiro ano, ensinar as noções básicas, fundamental para o exercício da cidadania. Sendo que os professores lançaram palavras chaves para o desenvolvimento do projeto, e cada grupo de alunos recebeu suas respectivas palavras, onde deveria discutir seu significado e apresentar para a turma; eles receberam palavras como: Cooperação, Participação, Diversidade, União, Cidadania, Direitos e Deveres e responsabilidade.

Tendo com objetivo maior, fazer com que os alunos promovessem a socialização e a inclusão, fazendo com que a aluna A participasse de forma lúdica com seus colegas, fazendo-os promover a socialização e faze-la acontecer de forma que possibilite compreender os gestos, as atitudes e comportamentos da aluna e assim estreitar os laços de amizade, fazendo com que a estudante A participe do processo de escolarização de forma eficaz.

2 DESENVOLVIMENTO

A inclusão é um processo que visa como alternativa a introdução de pessoas com necessidades especiais, não somente nas escolas regulares mais também na sociedade.

Com a introdução da educação inclusiva nas classes regulares da rede publica de ensino, é um grande passo para que todos os alunos tenham os mesmos direitos de estudar nas classes regulares, independentemente se possuem, ou não necessidades educacionais especiais. O professor também tem um papel muito importante no processo da inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais, onde deve aceitar as diversidades, compartilhar experiências e novas ideias com outros educadores e até mesmo com outras redes de ensino para que aperfeiçoe cada vez mais as praticas de ensino.

Entretanto, a educação inclusiva representa um passo muito concreto e manejável que pode ser dado em nossos sistemas escolares para assegurar que todos os estudantes comessem a aprender que o “pertencer” é um direito, não um status privilegiado que deve ser conquistado. (N. Kunc Sassaki, 1997, p, 123).

Nos dias atuais, há alunos com necessidades educacionais especiais que frequentam a escola no ensino regular. Pois seus direitos estão garantidos por lei, mas entre o que a lei determina e a realidade, é totalmente diferente. Para que isso aconteça, as escolas não estão preparadas fisicamente, nem possuem material didático que visa atender as necessidades dessas pessoas. Os educadores não possuem uma formação especializada, para que possa atender com qualidade plena todos os alunos de forma que todos desenvolvam ao máximo suas potencialidades.

Mesmo estando em sala de aula, muitos estudantes são deixados de lado, por falta de atividades que os incluem com os demais colegas, por falta de preparo dos educadores que não sabem maneiras de como interagir com esses alunos, onde faz com que desistam de estudar por sentirem desmotivados e acabam não conseguindo dar continuidade aos estudos. Segundo (SILVEIRA e SOUSA. 2011. P. 37) É necessário que todos fiquem “atentos para propostas pedagógicas que auxiliem os docentes no melhoramento de suas concepções e fazeres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com