TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das empresas no cenário corporativo brasileiro

Seminário: A importância das empresas no cenário corporativo brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 4 - Passo 1

A importância das sociedades anônimas no cenário corporativo brasileiro

A sociedade anônima surgiu diante a necessidade de abrir capital de empresas ao público que quisesse se associar ao negócio de um empresário, assim, o empreendimento passa a ser também de acionistas de igualdade de direito com os demais, diferindo apenas pelo percentual e tipo de ações adquiridas. O objetivo de crescer dependia de capitais onde o empresário não tinha condições de levantá-lo dentro do seu ciclo de comércio, somente abrindo o capital da empresa a pessoas externas ao grupo, que se teria as condições de evolução e sucesso de forma mais rápida e eficaz.

Um dos seus principais benefícios é o financiamento da produção de uma empresa, cujo os resultados jamais seriam alcançados de forma individual e isolada. As sociedades anônimas deram condições ao processo de acumulação e centralização do capital, de forma a gerar lucro ao empresário e riqueza também em menor escala a capitalistas industriais, comerciais e financeiros.

A sociedade anônima nem sempre os sócios se conhecem pessoalmente, afinal, este tipo de sociedade se participa por meio de ações, e através deste mercado o empresario busca recursos para o seu processo produtivo, cujo o emprestador incorre riscos e incertezas quanto ao retorno do seu capital, que deverá constituir no sucesso ou fracasso da empresa investida. Quando se fala em ações deve-se mencionar os sócios minoritários e os majoritários, que são os que detém a menor e maior parte das ações respectivamente.

As S/As podem ser de Capital Aberto ou de Capital Fechado:

- Aberto: Permite negociação na Bolsa

-Fechado: Não se enquadram nos requisitos das sociedades Abertas, normalmente sociedades pequenas com um número pequeno de investidores.

Deve-se considerar as S/As como uma maneira fundamental no processo de concentração, assim, tendo como principal característica a expansão e dominação do capital efetivo e a solidez da empresa. Seja aumentando todo o seu patrimônio, elevando a sua escala de produção, criando-se filiais em qualquer parte do mundo.

Etapa 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com