TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos movimentos sociais no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: A importância dos movimentos sociais no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO.

Pode-se perceber na história brasileira que algumas manifestações conseguiram alcançar seus objetivos após reunirem milhares de pessoas. Em 1992, grandes manifestações ocorreram nas ruas do Brasil pedindo o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Não alcançando os objetivos pretendidos, as manifestações proporcionaram um debate sobre a situação política do país e estimularam a participação política de um número maior de pessoas. Foi o caso da campanha pelas “Diretas Já!”, iniciada a partir de 1983. Outras manifestações de rua ocorreram na história do Brasil em diversos momentos.

A manifestação popular é uma das formas mais bonitas de fazer política e prestigiar a democracia, aliás, muitos dos grandes líderes mundiais surgiram em razão da sua capacidade de organizar e sustentar movimentos populares com sucesso. Nos primeiros seis meses de 2013, uma série de manifestações populares ocorreram nas ruas de centenas de cidades brasileiras. Tendo inicialmente como foco de reivindicação a redução das tarifas do transporte coletivo, as manifestações ampliaram-se, ganhando um número imensamente maior de pessoas e também novas reivindicações. A violência policial aos atos também contribuiu para que mais pessoas fossem às ruas para garantir os direitos de livre manifestação.

É que este é o sinal mais eloquente de democracia, de civilidade e de cidadania, além de se constituir no embrião de consciência que, a final, garante a força da soberania e da liberdade moral de uma nação. Estas atitudes, no campo da psicologia e da psiquiatria, nada mais representam que a erupção do sentimento de incapacidade de construir, que estimula os covardes, e os moralmente doentes, a provocar a destruição e a agressão às normas gerais de conduta social, como uma válvula de escape para ocultar sua invalidez política. São os cidaões brasileiros exigindo seus direitos como cidadões, pagam impostos para cobrar justamente aquilo que é devido, ou seja, é o povo tendo voz.

2. DESENVOLVIMENTO

O povo brasileiro há muito tempo vem lutando por seus diretos, é o que pode-se notar durante a revolta dos farrapos, segundo Lima (2013, p.104):

A mudança tributária com a instituição de novos impostos foi o estopim da guerra. Há muito o Rio Grande vinha descontente com as mudanças políticas no Rio de Janeiro, principalmente com a concentração dos poderes nas mãos das provícias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

As manifestações de caráter populacional são uma das características marcantes em períodos com uma grande insatisfação do povo perante o abuso de poder do governo, tanto os "caras pintadas" quantos as marchas atuais são movimentos que retratam a indignação dos cidadãos e o seu desejo de uma reforma política. O direito de expressão é garantido pela constituição, e as divergências políticas que sempre assolaram a sociedade são importantes para a manutenção de um governo justo e imparcial. Mais saúde, mais educação, fim da corrupção, insatisfação perante os gastos com a copa do mundo de futebol são as principais reivindicações nas ruas. Um movimento que começou com o tema de redução das tarifas dos transportes públicos espalhou-se pelas redes sociais e atraiu milhares de pessoas dispostas a protestar por esse e outros temas.

Essas manifestações populares querem dizer que o povo brasileiro está cansado da mídia alienando a cabeça de muita gente e do governo o qual não está mudando nada , não melhorando em aspecto algum o país.

2.1 OBJETIVOS PRINCIPAIS DAS MANIFESTAÇÕES

A educação de uma pessoa começa nos seus primeiros instantes de visa. Desde o momento em que nasce, o ser humano começa a receber orientação e treinamento, aprende a reagir perante situações criadas pela natureza, pela sociedade e vai adquirindo hábitos que farão parte de seu modo de ser. E quando começa a observar o meio em que está inserido e a ter possibilidade de tomar decisões.

As manifestações têm o objetivo de demonstrar o descontentamento com relação a algo ou o apoio a determinadas iniciativas de interesse público. É habitual que se atribua a uma manifestação um êxito tanto maior quanto maior o número de pessoas participantes. Os tópicos das manifestações são em geral do âmbito político, econômico, e social. Atualmente com a maior consciência dos direitos, a sociedade reinvidica demanda mais completas, ocasionando um aumento do custo da política social. A falência das utopias e ideologias simbolizada com a queda do Muro de Berlim em 1989 pode ser visto como um marco de quando os governos migraram para o centro do espectro político, não apenas por moderação, mas em muitos casos em uma busca de poder pelo poder e dinheiro pelo dinheiro como acontece com muitos partidos no Brasil que perderam sua identidade. A esta fórmula se somam populismo e desigualdade social, duas chagas na América Latina e que se retroalimentam. Este bolo faz muitos jovens perderem a fé em lideranças políticas, o que leva para uma crise política.

Os motivos do protesto, que quer seu político mas não partidário, passaram a ser os mais diversos: corrupção e desperdício no uso do dinheiro público, estádios suntuosos e interesses “esportivos” pouco transparentes em vez de hospitais, escolas, mais infra-estrutura de transportes urbanos; contra a politização da justiça e tantos outros motivos foram expressos em palavras de ordem de lideranças pouco identificáveis, ou cartazes improvisados nos cortejos dos manifestantes.

O que querem mesmo esses manifestantes, que enchem ruas, praças e rodovias, ameaçam tomar símbolos do poder? O povo, sobretudo os jovens, cansou-se de ouvir falar em corrupção, impunidade, falta de reforma política, povo que continua pobre na “5ª economia do mundo”. De um momento a outro, a indignação explodiu e se derramou de maneira ruidosa pelas ruas. Sem saber bem verbalizar a insatisfação que experimentam, adolescentes e jovens dizem, simplesmente: “não dá mais; temos que fazer alguma coisa; vamos mudar o Brasil”.

3. JUSTIÇA SOCIAL NO BRASIL

Justiça social é uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva. Brasil um país geograficamente gigante por natureza entre as seis posições das maiores potencias econômica do planeta e com uma historia de existência de mais de 500 anos como república, ainda se arrasta em relação aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com