TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem da contabilidade

Tese: A origem da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Tese  •  2.862 Palavras (12 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 12

Unidade de Ensino: Anhanguera Uniderp - Pólo São Borja RS (4140)

Curso: Administração

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Nome e RA dos integrantes:

Daniel Moreira 358029

Douglas Gottfried 398793

Graziele Lago 390227

Marcelly Vitali 364217

Tanilse Lago 401450

Atividade: Conhecimento Contábil

Tutor: Ma. Juliana Leite Kirchner

São Borja – RS

A origem da contabilidade vem desde a antiguidade, quando não existiam riquezas e então com o passar do tempo acabaram descobrindo suas primeiras riquezas que foi a criação de animais e plantações, assim poderiam se alimentar e troca-los também. O tempo foi passando e com ele vieram as descobertas como o conhecimento do zero e a contabilidade matemática, o homem primitivo não sabia mas ao contar seus rebanhos, seus materiais de pesca, suas ânforas de bebidas já estava praticando uma forma rudimentar de Contabilidade. A origem real da contabilidade deu-se a partir das necessidades de registros do comércio, pois no passado as pessoas trocavam as coisas, por exemplo, uma galinha por três sacos de pão, para isso eles tinham que fazer um cálculo, mesmo que, não fosse matemático, mas só para saberem que aquela troca ou compra era justa e ninguém sairia perdendo.

Os primeiros vestígios de atividade contábil situam-se por volta de 8.000 a.C; em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia, no território atual do Iraque. Uruk era um centro da civilização sumeriana. Esses primeiros registros contábeis constituíam-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizadas na contagem do patrimônio. Por exemplo, uma ficha de barro poderia representar um boi. Se esse boi fosse transferido para outra pastagem, ou fosse mandado para ser tosquiado, ou fosse emprestada, a sua ficha seria igualmente transferida para outro receptáculo de barro, registrando dessa forma a transação e auxiliando o controle do patrimônio por parte do proprietário. Dessa forma, um único evento contábil (por exemplo, um empréstimo de um boi) envolveria dois receptáculos de barro, um que forneceria uma ficha e outro que receberia esta ficha. Isto seria um duplo registro da transação, ou em outras palavras, um lançamento de partida dobrada.

A primeira escola de Pensamento Contábil foi a Contista, no Século XVIII, cuja idéia central era o mecanismo das contas, mais especificamente, o seu funcionamento, subordinando-as à forma de escrituração, razão pela qual a contabilidade se confundia com a escrituração.

Encerrou-se a fase empírica e menos organizada da contabilidade a partir do século XV. Mas a contabilidade só foi reconhecida como ciência propriamente dita no início do século XIX.

A Contabilidade tem por objetivo um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

O principal objetivo da contabilidade é permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Os objetivos da Contabilidade, pois, devem ser aderentes, de alguma forma explícita ou implícita, àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório.

Conceitua-se como usuário toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar.

Para as finalidades deste trabalho, escolhemos como usuário preferencial o externo à entidade, constituído, basicamente, por: acionistas; emprestadores de recursos e credores em geral; e integrantes do mercado de capitais como um todo, no sentido de que a quantidade, a natureza e a relevância da informação prestada abertamente pela entidade influenciem, mesmo que indiretamente, esse mercado. Ainda dentro do objetivo deste trabalho, consideramos como usuários secundários os administradores (de todos os níveis) da entidade, bem como o Fisco.

Segundo a Estrutura Conceitual atual, as características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.

Relevância - as informações devem ser relevantes, úteis para tomadas de decisão.

Compreensibilidade - que as informações sejam prontamente entendidas pelos usuários.

Comparabilidade - comparar a fim de avaliar

Confiabilidade - deve ser confiável, livre de erros e vieses.

A publicação de Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras está prevista no § 4º do artigo 176 da Lei 6.404/1976 (Lei das S/A), adiante transcrito:

"as demonstrações serão complementadas por Notas Explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício".

As Notas Explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial.

No Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC, por meio da Resolução n.º 820, de 17 de dezembro de 1997 - com algumas alterações posteriores, estabelece o modelo padrão do parecer dos auditores independentes, atualmente em vigor. O parecer de Auditoria destina-se, em geral, aos: acionistas, diretores, administradores, analistas de mercado, entidades financeiras, etc.

O Parecer de Auditoria tem a finalidade de informar ao seu(s) usuário(s) o seguinte:

a) o trabalho realizado;

b) a extensão abrangida pelo trabalho;

c) a forma de sua realização;

d) os fatos relevantes observados;

e)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com