TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A politica e um conceito polissémico pois apresenta vaias definições na medida em que cada um interpreta de sua maneira

Por:   •  7/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

A politica e um conceito polissémico pois apresenta vaias definições na medida em que cada um interpreta de sua maneira. E ainda polissémico pois não so se refere a governação mas encontra-se nas famílias, tribos, vilas, cidades, instituições profissionais igrejas fabrica em todas relações entre grupos.

Características:

-envolve tomadas de decisões comuns a um grupo po grupos de pessoas.

2. alguns indivíduos no grupo exercem influencia sobre outros membros do grupo afim de tomar tais decisões.

Segundo David easton entende politica como sendo uma distribuição autoritária de valores.

Heroid Lasswell- politica e sobre quem recebe o que, quando e como, ou seja, a distribuição de coisas que as pessoas dão valor na vida.

Jackson jackson- politica engloba todas as actividades que tem a ver com a tomada de decisões sobre quem recebe o que, quando e como.

Leftwhick-politica consiste em todas as actividades de cooperação e conflito dentro ou entre sociedades através dos quais a espécie humana obtêm, utiliza, produz e distribui recursos, no curso da produção e reprodução da sua vida social e biológica.

Politica e simplesmente a maneira como os recursos são utilizados, produzidos, distribuídos e

Redistribuídos

A palavra poder vem do latin potere que significa capacidade, ser capaz.

---Poder e a capacidade de obter o que se deseja, e a capacidade de produzir os efeitos desejados, logo tem poder aquele que prevalece sobre o seu adversário.

---Poder-de- e a capacidade de fazer uma certa coisa- Talcott parsons.

---Poder-sobre- e a capacidade de alguém fazer com que os outros ajam ou se comportem como ele deseja. Ou a capacidade de fazer com que os outros ajam ou se comportem de maneiras contrarias a sua própria vontade. Quando A e levado a comportar-se de uma maneira que favorece os interesses do B.

----Poder politico - e a capacidade do governo de encantar, mobilizar e garantir o esforço e o empenho dos seus cidadãos para atingir objectivos comuns nas diversas áreas de interesse nacional como defesa nacional, desenvolvimento económico, segurança, saúde etc

Implícito - neste poder, A quer que B faca algo e B fá-lo por alguma razão sem que A tenha de aplicar sanções,

Manifesto - neste poder, A toma medidas visíveis que fazem com que B aja de uma certa maneira desejada por  A.

Exercício de poder

  1. Coerção: uso da forca ou ameaça este poder envolve o uso de mecanismos de coerção que envolvem o uso da forca. A diz a B faca isto caso contrario eu bato te e B obedece a A por temer sanções.
  2. O acordo: e aquela em que A diz a B eu farei o que tu queres e em troca tu farás o que eu quero. Enquanto que o poder pela forca baseia-se no temor a punição, o poder por acordo baseia-se na esperança de benefícios mútuos.
  3. Poder inspiratório :este refere-se a capacidade de inspirar lealdade, respeito e engajamento. Este tipo de relação e comum em organizações de caridade. Ex: igreja.

Teorias de poder.

1..Pluralistas - defendem que o poder político nas democracias liberais encontra-se amplamente distribuído entre os diferentes grupos. Há uma competição aberta entre vários grupos no qual as decisões são frutos de interacções entre os vários grupos. Critica - ignorar o peso das diferenças entre grupos.

2..Elitistas -para alem de partilhar muitas características da teoria pluralista defendem que as sociedades estão divididos em dois grupos: os dominantes e os dominados onde a elite e a minoria e que controla todas as funções económicas e politicas e usufrui-se dos benefícios e vantagens que advêm do poder enquanto a 2 a dominada composta pela maioria e dirigida e controlada. Estes defendem ainda que as elites formam-se permanecem porque estão organizados e consciente de se manter no poder enquanto as massas não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com