TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Política, Conceitos Basicos

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

Economia Política - Conceitos

Apresente a definição das categorias destacadas nos trechos a seguir:

  1. O surgimento do Excedente Econômico sinalizou historicamente um enorme desenvolvimento do processo de trabalho, graças ao qual a produção de bens ultrapassou as necessidades imediatas da comunidade. A produção  dos bens que atendem às necessidades individuais e coletivas dos membros da sociedade esta vinculada de forma especial a distribuição e o consumo.

  1. A produção de mercadoria tem como indispensáveis a divisão social do trabalho e a propriedade privada dos meios de produção.
  1. O surgimento do equivalente universal permitiu que a circulação das mercadorias avançasse ainda mais, foram os metais preciosos convertidos em dinheiro, que se mostraram adequados a essa função.
  1. É no modo de produção que universaliza a lógica mercantil – isto é, no modo de produção capitalista – que o fetichismo alcança a sua máxima gradação com o fenômeno da reificação.

a.1) Excedente Econômico

Excedente é a parte da riqueza produzida que excede a riqueza consumida durante o processo produtivo. As vantagens associadas à sua produção estão relacionadas à ampliação do consumo, sua reutilização na economia, proporcionando o crescimento econômico.

a.2) Processo de Trabalho

O trabalho é uma atividade racional do homem, no processo da qual ele modifica e adapta os objetos da natureza para satisfação de suas necessidades. O processo de trabalho é formado por 3 elementos:

  • Meios de trabalho
  • Objetos de trabalho
  • Força de trabalho

a.3)Produção

A produção é a criação e o processamento de bens e mercadorias. O processo abarca a concepção, o processamento e o financiamento, entre outras etapas. A produção é um dos principais processos económicos e o meio através do qual o trabalho humano gera riqueza.

a.4) Distribuição e consumo

Distribuição: Consiste na forma pela qual o produto social global (produto produzido em uma determinada sociedade) é repartido diferente entre os diferentes membros da sociedade. É intimamente ligada às relações de produção.

Consumo: Processo no qual um bem é utilizado para a satisfação de uma necessidade determinada.

B.1) Divisão social do trabalho

À medida que se desenvolve a capacidade produtiva da sociedade, e com ela o volume do excedente, esta divide as ocupações necessárias à produção de bens entre seus membros. Reparte o trabalho em especialidades, mas não reparte cada especialidade em operações limitadas.

B.2) Propriedade Privada dos Meios de produção

Meios de produção são o conjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho - ou tudo aquilo que media a relação entre o trabalho humano e a natureza, no processo de transformação da natureza em si. Incluem os instrumentos, infraestrutura, máquinas e a matéria prima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com