TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sociedade da Informação

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

A expressão “sociedade da informação” surgiu como substituto para o conceito complexo “sociedade pós- industrial”. O autor defende a ideia de que as novas tecnologias é a chave para a flexibilidade das transformações organizacionais, isso tem permitido realizar com rapidez e eficiência os processos que dizem respeito ao contrato social entre capital e trabalho, enfim do capitalismo industrial.

Essas transformações em direção á sociedade da informação definem um novo paradigma, o da tecnologia da informação, que apresenta as seguintes características: a informação como matéria- prima, o poder de penetrabilidade das novas tecnologias; As atividades afetadas diretamente pela tecnologia; O predomínio da lógica na rede, a flexibilidade - Através de processos reversíveis e a crescente convergência de tecnologia para as diversas áreas do saber.

A difusão da internet nos países industrializados deu suporte aos sonhos de integração mundial. Utilizando as características do novo paradigma técnico-econômico descrito na seção anterior, destaca-se a substituição de insumos baratos de energia por informação como fator chave do novo paradigma, representando para a sociedade uma saída inesperada para a questão da degradação ambiental.

A tecnologia permite modelar resultados imprevisível da criatividade, isso dá vazão aos sonhos mais delirantes no âmbito das ciências básicas. A flexibilidade que caracteriza a base do novo paradigma é talvez o elemento que mais fundamenta as especulações positivas da sociedade da informação, ela incorpora a ideia de aprendizagem, a essência do paradigma, essa mesma flexibilidade também dá fundamento as expectativas de continua adaptação de trabalhadores, consumidores e usuários o que coloca o contínuo aperfeiçoamento intelectual e técnico como requisito na sociedade da informação. As características do novo paradigma justificam a crença de que a sociedade da informação será completamente diferente da sociedade industrial e que podemos aguardar para breve a “computopia” ( marketing criado sobre as tecnologias, acreditar que a tecnologia é a resolução dos problemas da sociedade).

É necessário promover a sociedade da informação, por que esse paradigma oferece a perspectiva de avanços significativos para a vida social e coletiva, fazendo com que cresça os conhecimentos gerados e utilizados na sociedade, oferecendo o estimulo para constante aprendizagem e mudanças.

Muitas das promessas do novo paradigma tecnológico foram e estão sendo realizadas no campo as educação (educação a distancia, bibliotecas digitais, videoconferências, grupos de “bate-papo” , etc.) a satisfação com tais avanços, não deve nos impedir de identificar áreas e preocupação com a direção e o ritmo da mudança. A tecnologia não pode ignorar as questões éticas relacionadas a ela. Os desafios da sociedade da informação são inúmeras e vão desde os desafios om caráter técnico, econômico, social e cultural, até desafios de natureza psicológica e filosófica.

No espirito da Declaração Universal dos direitos do Homem , o novo programa Informação Para Todos deverá promover uma plataforma para a discussão global sobre acesso a informação existindo parcerias nas mais diversas áreas no apoio ao desenvolvimento de ferramentas comuns, métodos e estratégias visando a construção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com