TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética Profissional Aplicada Pelos Contadores Nas Cidades De Arapuá, Ibiá E Patos De Minas.

Artigos Científicos: A ética Profissional Aplicada Pelos Contadores Nas Cidades De Arapuá, Ibiá E Patos De Minas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  2.351 Palavras (10 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 10

1-INTRODUÇÃO

1.1 TEMA

A ética profissional é um conjunto de normas morais onde o individuo deve se orientar no exercício de sua função. A ética é importante em todas as profissões. Todos os códigos de ética profissional trazem princípios como honestidade no trabalho, lealdade na empresa, alto nível de rendimento, respeito à dignidade humana, segredo profissional, observação das normas administrativas da empresa e muitos outros. A profissão contábil, como todas as outras, também tem seu código de ética. Esta tem relação direta com a confiança que o cliente deposita no profissional na atividade que exerce.

Passa-se por um momento que a profissão contábil está sofrendo varias transformações e na medida em que aumentam os rigores das leis, também deve alterar a postura do profissional.

Poucos países do mundo possuem tantas leis, regulamentos e “resoluções” quanto o Brasil. Contudo, a corrupção ainda está instalada nos poderes e a falta de ética repercute em todos os cantos do país. Cabe aos contabilistas uma preparação técnica e um excelente nível de comprometimento, capaz de identificá-los como profissionais diferenciados, e que não esteja aberto à participação com atos e ações reconhecidos pela sociedade como imorais ou ilícitos. Isso somente será através da demonstração de suas boas ações, dos seus valores e deveres éticos, pessoais e sociais.

No Brasil, profissionais de diversas áreas são regidos pelos seus devidos códigos de ética. A profissão contábil por sua vez tem como norteador de conduta o Código de Ética Profissional do Contador (CEPC), aprovado em 1970 pelo Conselho Federal de Contabilidade mediante a Resolução nº 290, atendendo determinação expressa no art. 10 do Decreto-lei 1.040-69.

O Profissional contábil deve ter como base o artigo 1º do Código de ética do profissional contador que descreve o objetivo da ética na profissão e que diz: "tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe". O profissional contábil é proibido de participar de atos ilícitos e se envolver em processos de sonegação, corrupção, fraudes e roubos.

De acordo com Art.2º ,inciso I do Código de Ética do Profissional Contador, o contador tem como dever, “Exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais”. Explicando aos clientes eventuais problemas que podem surgir se a lei não for cumprida. Porém se for substituído por outro profissional deve ser claro e explicar os fatos que deverão ser conhecidos pelo profissional que o irá substituir, e também deverá auxiliar a fiscalização do exercício profissional.

Já o Art.5 trata que o contador, quando perito, assistente técnico, auditor ou árbitro, deverá:

I – recusar sua indicação quando reconheça não se achar capacitado em face da especialização requerida;

II – abster-se de interpretações tendenciosas sobre a matéria que constitui objeto de perícia, mantendo absoluta independência moral e técnica na elaboração do respectivo laudo. Dentre outras recomendações.

O ART.6º aborda sobre o valor dos serviços prestados e determina que o Profissional da Contabilidade deva fixar previamente o valor dos serviços, por contrato escrito, considerando os elementos seguintes:

Relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade do serviço

a executar, o tempo que será consumido, a possibilidade de ficar impedido da realização de outros serviços, o resultado lícito favorável que para o contratante advirá com o serviço prestado, a peculiaridade de tratar–se de cliente eventual, habitual ou permanente e o local em que o serviço será prestado.

Se o profissional conhece as regras, provavelmente isso influenciará o seu cumprimento durante a tomada de decisão. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo observar a conduta ética dos contadores com foco em analisar o nível de conhecimento dos profissionais em contabilidade da região do Alto Paranaíba em relação ao Código de Ética Profissional do Contador.

1.2 REFERÊNCIAL TEÓRICO

1.2.1- Conceitos de Ética

A palavra ética deriva da palavra grega ethos, que significa costume. É também sinônimo de moral, termo latim mos, moris², que também significa costume. A ética passou a ser a ciência da moral que estuda e regula os relacionamentos e comportamentos humanos.

De acordo com o Dicionário Aurélio define-se ética como: “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.” Assim, na visão ética, não existe uma definição absoluta do bem e do mal; esses termos podem presentar conceitos diferentes quando analisa a cultura, crenças, ideologias e tradições de uma sociedade, comunidade ou grupo de pessoas.

Não se pode obrigar a alguém a ser ético, isso dependerá dos valores morais de cada pessoa, mas o que se pode fazer é deixar explícito aquilo que é certo e o que não é assim caberá a cada um a escolha do caminho a seguir.

Para Nalini (2001), define ética:

A ética é também definida como conjunto de normas adquiridas pelo hábito reiterado de sua prática. O complexo de normas éticas se alicerça em valores, normalmente, designados valores do bem. As normas são regras de condutas.

Lopes Sá (2000, p.33), em seus escritos, comenta que:

A ética é um estado de espírito é quase hereditário e vem da formação e do meio social no qual a criança teve sua personalidade moldada, burilada para ingressar no convívio da sociedade, que é o que popularmente se denomina berço; e moral é adquirida por meio da educação formal e da experiência de vida.

A ética vem sendo bastante cobrada em todas as áreas, pela busca desenfreada pelo respeito ao próximo, associar a ética ao caráter da pessoa é algo que vem sendo ligado diretamente.

1.2.2- A ética na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com