TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD De Gestão Pessoal I

Dissertações: AD De Gestão Pessoal I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Gestão de Pessoas I

Curso: Tecnologia em Gestão Pública

Professor :Elaine Cristiane Surian

Nome do aluno:

Data:17/09/2012

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Estudamos que a gestão de pessoas tem como um de seus principais objetivos a busca da parceria entre empresa e pessoas. Assim, as pessoas dependem das organizações para alcançarem seus objetivos e, por sua vez, as organizações também precisam das pessoas para crescer e terem sucesso, em uma espécie de dependência mútua.

O grande desafio é mudar o ambiente organizacional, de um sistema de confronto para um sistema de parceria.

1- Em face destes objetivos e expectativas de ambas as partes, o ideal e que haja uma parceria entre o colaborador e a empresa, dentro de uma relação ganha-ganha. Ou seja, ganham os colaboradores na medida em que, gradativamente, possam alcançar seus objetivos e as organizações da mesma forma.

Diante disso analise o case abaixo e levante pelos menos 2 estratégias aplicáveis que sejam possíveis para que ambos( colaborador e organização) experimentam a relação ganha-ganha. ( 3,0 pontos)

Os Técnicos se setem muito sobre caregados, porém são poucos profissionais para atender a micro-região de Itajaí, e incluindo mas ainda o sobreaviso com escala semanal aumentando assim só 1 profissional. A necessidade da troca de horário de um entre os 3 técnicos de Itajaí para o turno conhecido como turno da noite, desmotiva totalmente os técnicos. Teria que ser feita uma nova administração de funcionários (Técnicos), Juntamente com os seus serviços (as suas atividades executadas).

A primeira estratégia seria: Já que são 4 técnicos ao total, deveria haver uma escala de serviço Preta e vermelha, Porém preta (dias da semana) e a vermelha ( Pra o turno diferenciado ou noturno), os 4 técnicos irão trabalhar em conjunto tentando administrar seu tempo disponível com os alarmes e as reclamações dos assinantes ao decorrer do dia. Tendo a necessidade de 1 técnico de serviço no horário diferenciado, porém ele iria trabalhar normal durante o dia (expediente normal) e a noite tiraria serviço ou seja o Plantão. Porém assim sucessivamente, cada dia um técnico teria que ficar a disposição do horário normal e serviço de plantão. Assim a empresa descarta as possibilidades de horas extras e os técnicos já teria sua escala fixa, sabendo os dia de folga e trabalho, sem essa preocupação de render hora.

A segunda estratégia seria: Eu faria uma escala de trabalho semanal, revezando entre os três técnicos de Itajaí, sendo que dois trabalhariam das 8:00 às 18:00 hs e um trabalharia das 13:00 às 23:00 esse ficando de sobreaviso. Isso intercalaria entre os três sendo que aquele que trabalharia das 13:00 às 23:00 hs só voltaria a trabalhar nesse mesmo horário depois de 3 semanas, ou seja ele trabalharia nesse horário uma vez por mês.

2- Em relação aos estudos realizados sobre empregabilidade, assista ao vídeo “O fim do emprego e o empreendedorismo”, disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=BB1ZwCVueco&feature=related . 

Depois faça uma pesquisa em reportagens, artigos, case sobre empregabilidade, em relação aos aspectos como: perfil do empreendedor, vantagens, oportunidades.

Alguns repositórios que podem ser utilizados para sua pesquisa:

http://www.ludwig.com.br

http://revver.com/video/862560/entrevista-empregabilidade-mario-persona/

A partir do vídeo e pautando-se em sua pesquisa, escreva um texto de 10 a 15 linhas, levantando no mínimo 4 aspectos fundamentais para conquistarmos uma postura empreendedora dentro do atual mercado de trabalho. (3,0 pontos)

Orientações:

• Realize leituras de artigos ou outro material externo ao livro didático.

• Os textos motivadores não devem ser copiados;

• O texto deve ser escrito de forma fundamentada;

• Linguagem coesa e coerente;

• Cite as fontes da pesquisa;

• Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

Atualmente vivemos em um mundo que inovar e empreender é essencial para todo tipo de atividade. Pessoas com ideias fantásticas existem em todos os lugares, mas o que falta muitas das vezes é ter um capital suficiente para que o negócio aconteça e possa se manter atuante no mercado em que está inserido. O atual mercado de trabalho é um dos melhores ambientes para empreender, pois boas ideias são sempre bem vindas, em um mundo em que a tecnologia é sempre a favor das enovações, e as enovações se tornam cada vez mais fator de competitividade e lucratividade.

Muitos trabalhadores têm a liberdade de mostrar sua ideias no local onde trabalham e isso é muito importante para empresa, pois o próprio mercado exige que a empresa apresente inovações competitivas para se destacar entre as demais, e é bom também para o profissional, pois está desenvolvendo capacidades que o diferenciará dos demais colaboradores: Criatividade e Empreendedorismo. O ambiente de negócios atual (pós- década de 1990) apresenta oportunidade e desafios bastante distintos daqueles encontrados até bem pouco tempo atrás. Para serem efetivadas em seus mercados, as empresas devem buscar novas formas de gestão. Várias propostas tem sido implementadas nesse sentido, dentre as quais quatros são destaques: A Estratégica, que trata da necessidade da empresa estar permanentemente em sintonia com seu ambiente competitivo; A Participativa, relacionada ao aumento da autonomia, do comprometimento e da participação dos funcionários, visando fornecer respostas rápidas às demandas ambientais; A Holística, que representa um passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com