TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Pessoal

Artigos Científicos: Marketing Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2012  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  2.317 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

Índice 2

OBJETIVOS 3

Introdução 4

O que é o Marketing? 5

Marketing Pessoal 7

Dez dicas sobre Marketing Pessoal 7

OBJETIVOS

Definir o conceito de Marketing, aplicado ao mercado de bens e serviços;

Definir o conceito de Marketing Pessoal, como nova vertente do Marketing;

Definir o que é um plano de Marketing e como pode ele ser aplicado ao Marketing Pessoal;

Identificar as razões pelas quais se deve fazer um plano de Marketing Pessoal;

Enunciar os pontos favoráveis à criação da nossa marca própria, a marca “EU” e quais os pontos que comprometem essa criação;

Introdução

O presente manual pretende dar a conhecer, a todos os formandos, um pouco do grande universo que é o Marketing.

Desta forma serão descodificados alguns conceitos mais técnico de forma a fazer compreender a todos o porque do Marketing ser uma disciplina tão abrangente e com tantas ramificações em diversas áreas, incluindo a área pessoal.

É pretendido que os conceitos sejam abordados de forma divertida para que posteriormente todos possam elaborar com alegria a seu próprio Plano de Marketing Pessoal. Este sim é o objetivo principal deste manual, ajudar cada formando a elaborar o seu plano e a criar a sua própria marca.

Para que tal objetivo seja alcançado com sucesso por todos, iremos abordar pontos específicos, os quais deveram ser trabalhados e interrelacionados da melhor forma para se obter o melhor resultado possível, excluindo sempre pontos que possam comprometer a nossa marca “EU” e ter em atenção todos os pontos que nos favorecem perante os outros, como marca que somo.

Para terminar iremos testar os conhecimentos adquiridos com este pequeno manual de sobrevivência na sociedade atual.

Divirtam-se a pensar e a cuidar de vocês porque, no futuro, vocês podem ser uma marca de sucesso.

O que é o Marketing?

Marketing é daquelas pequenas palavras que têm um universo enorme no seu interior e muitas são as definições que lhe são atribuídas, como por exemplo:

“Marketing é o processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que eles querem e precisam através da criação e troca de produtos e valores com outros.”

Kotler

“Marketing é a gestão de processos que definem, antecipam e satisfazem as exigências do cliente lucrativamente.”

The Chartered Institute of Marketing (CIM)

“Esta filosofia de foco ao cliente é conhecida como o 'conceito de marketing'. O conceito de marketing é uma filosofia, não um sistema de marketing ou uma estrutura organizacional. É fundada na idéia que vendas rentáveis e retornos satisfatórios baseados no investimento apenas podem ser atingidos identificando, antecipando e satisfazendo necessidades e desejos do cliente”.

Barwell

Muitas outras definições existem, umas mais completas, outras menos corretas, algumas absurdas... mas a verdade é que no Marketing tudo é possível e nada é deixado ao acaso. Aquilo que começou como tendo por finalidade o consumidor/ cliente como fim único a atingir, hoje tornou-se um pouco diferente, não se foca apenas numa dimensão tão reduzida como o fizera antes.

O Marketing não é um evento mas um processo que tem um começo, um meio mas nunca tem um fim. Porque se trata de um processo, pode melhorar-se, aperfeiçoar-se e até interromper-se mas nunca se pode parar completamente.

Também é uma área expansível a outras temáticas às quais ninguém se lembraria de utilizá-lo, como por exemplo:

- Marketing Verde

- Marketing de Guerrilha

- Marketing Viral

- Marketing Relacional

(…) e muito especialmente, MARKETING PESSOAL.

Pois é desta mais recente vertente do Marketing que este manual irá abordar concretamente.

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal não se prende com o culto do ego ou da vaidade, transformou-se sim numa necessidade pessoal e principalmente profissional.

Este tipo de Marketing surge para nos ajudar a pensar “fora da caixa” e mostrar-nos que, podemos continuar a ser humildes mas isso não significa que continuemos anónimos, porque cada um de nós tem algo para oferecer ao mundo, tanto a nível humano como profissional.

A verdade é que se olharmos para a nossa vida, verificamos que, a nível profissional, se efetuarmos uma adaptação dos conceitos de Marketing a nós mesmos (com as devidas adaptações, claro), estamos a ganhar uma chance, enorme, de nos alavancarmos no mercado de trabalho, porque muito do que é aplicado em produtos, pode tornar-se uma mais-valia quando aplicado para desenvolvimento da marca pessoal de cada um de nós.

É assim que surge o Marketing Pessoal.

Existem dicas, pontos, afirmações, objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com