TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM Social

Trabalho Escolar: ADM Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

1- Responsabilidade Social

É a decisão da empresa em participar mais diretamente das ações comunitárias na região em que está presente e minorar possíveis danos ambientais decorrente do tipo de atividade que exerce.

Principais vetores da responsabilidade social:

* Apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua;

* Preservação do meio ambiente;

* Investimento no bem estar dos funcionários e seus dependentes e num ambiente de trabalho agradável;

* Comunicações transparentes;

* Retorno aos acionistas;

* Sinergia com os parceiros;

* Satisfação dos clientes e ou consumidores;

A ampliação do conceito de responsabilidade social: a visão do Instituto Ethos

O conceito esta se ampliando de filantropia que é a relação socialmente compromissada da empesa com a comunidade, passando a se preocupar também com os demais fatores que envolvem a empresa.

Os fatores que têm impulsionado as empresas brasileiras na ampliação do conceito de responsabilidade social e de suas ações sociais são: enormes carências sociais do país, as ações sociais dos concorrentes, a divulgação nos meios de comunicação, entres outros.

2- Avaliando o grau de responsabilidade social da empresa

Para mensurar o grau de responsabilidade social de uma empresa usa-se uma escala de 0 a 3, representando: 0 nenhum, 1 baixo, 2 médio e 3 alto; para avaliação de alguns vetores. Esses vetores são: grau de apoio ao desenvolvimento da comunidade; grau de investimento na preservação do meio ambiente; grau de investimento no bem-estar dos funcionários e seus dependentes; grau de investimento na criação de um ambiente de trabalho agradável; grau de transparência das comunicações dentro e fora da empresa; grau de retorno aos acionistas; grau de sinergia com os parceiros e grau de satisfação dos clientes e/ou consumidores.

Uma empresa para estar inclusa no paradigma de empresa com responsabilidade social deve ter todos os vetores com os números 2 e 3 da escala. Já uma empresa com obtenção de 0 e 1 em até três vetores, demonstra apenas que mantem-se socialmente responsável, tendo em vista que não pode ter esses números (0 e 1) nos vetores apoio ao desenvolvimento da comunidade e investimento na preservação do meio ambiente, pois se apresentar avaliação de 0 e 1 nesses vetores já é suficiente retirar a condição de socialmente responsável, mesmo que venha apresentar números altos (2 e 3) nos demais vetores.

Para a realização dessa avaliação, deve-se imprimir essa escala em uma folha de papel, colocando em forma de tabela com os vetores na vertical e

o grau (0 a 3) na horizontal e distribuir para amostra representativa de gerentes, supervisores, funcionários, entre outros.

3- Por que a responsabilidade social?

Ela está associada ao desempenho e ao consumo de recursos pertencentes à sociedade; o desempenho da empresa é dependente da utilização de recursos naturais, renováveis ou não, que não pertence à empresa, mas à sociedade. Portanto, a responsabilidade da empresa está diretamente relacionada aos seguintes fatores:

* Ao consumo pela empresa dos recursos naturais de propriedade da humanidade;

* Ao consumo pela empresa dos capitais financeiros e tecnológicos e pelo uso da capacidade de trabalho que pertence a pessoas físicas, integrante daquela sociedade;

Ao apoio que recebe da organização do Estado, fruto da mobilização da sociedade.

É através da sociedade que a empresa se viabiliza e utiliza os recursos de capital, de tecnologia e de mão-de-obra, que são parte do seu patrimônio cultural, social e econômico.

Investindo em projetos sociais a empresa assume a sua responsabilidade social e oferece algo em troca ao que por ela foi usurpado da sociedade. Assim, a empresa gira em função da sociedade e do que ela pertence, devendo no mínimo prestar-lhe contas da eficiência com que usa todos esses recursos.

4- A responsabilidade social interna

É focalizar o publico-interno da empresa, seus empregados e seus dependentes. O objetivo é motiva-los para um ótimo desempenho, ambiente agradável de trabalho e contribuir para o seu bem estar. Com isso a empresa ganha a sua dedicação, emprenho e lealdade.

Os ganhos de produtividade são enormes. Já a responsabilidade social externa tem como foco a comunidade. A empresa exerce a sua cidadania empresarial e adquire o seu status de empresa-cidadã. Não é sempre que isso ocorre, há casos de empresas que são mais eficazes e atuantes em apenas uma das dimensões. Exemplo: fazer doações para obras e campanhas sociais do governo, mas demitem muitos empregados, pagam mal e não possuem quaisquer programas de benefícios.

A Responsabilidade Social externa e a interna, quando uma empresa assegura o bem estar de seus funcionários e dependentes e contribui também para o desenvolvimento da comunidade.

5- A gestão da responsabilidade social interna

As ações ligada a responsabilidade social interna compreender os programas de contratação e a seleção que está sendo realizada pelas empresas com os benefícios voltada a participação no resultado e atendimento.

Principais ações que são desenvolvidas nas empresas:

* Investimentos no bem estar de seus empregados e dependentes (exemplos: assistência médica, social, odontológica, alimentar, e de transporte).

* Investimentos na qualificação dos empregados (programas de treinamentos e capitação) e programas de financiamentos de cursos externos realizado por seus funcionários.

O foco das ações de responsabilidade social interna é o público da empresa, ou seja, os seus empregados e dependentes, algumas empresas estendem a rede de ações aos funcionários de empresa contratada, fornecedores e parceira. Gestão da responsabilidade social externa

O exercício da responsabilidade social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com