TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AEE E O Acolhimento

Exames: AEE E O Acolhimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO

O Atendimento Educacional Especializado é uma modalidade de ensino oferecida pelo Ministério da Educação que busca atender alunos das redes Estaduais, Municipais e Particulares, com a finalidade de facilitar o processo de inclusão desses alunos a Rede Regular de Ensino.

Com o intuito de clarificar sobre aspectos subjetivos do trabalho realizado pelo profissional do AEE, esse trabalho busca indicar aspectos relevantes sobre o tema.

O AEE E O SUPORTE PEDAGÓGICO

O AEE é uma modalidade recente de atendimento que foi instituída segundo o que foi estabelecido pela LEI Nº 9394/96, no CAPITULO V DA EDUCAÇÃO ESPECIAL:

Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).

§ 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

§ 2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular...

(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira-1996)

Uma vez que a prioridade é que o aluno seja integrado a sala de aula regular, o trabalho da professora do AEE será de possibilitar essa inclusão, fornecendo subsídios para assessorar a professora da sala regular.

Durante os atendimentos que deverão acontecer no contra turno do ensino regular a professora deverá fazer um levantamento das necessidades especiais do aluno e elaborar meios para que estas sejam sanadas. Para que isso aconteça ela receberá o apoio de uma equipe técnica para que juntos busquem os recursos adequados para que de fato ocorra essa inclusão.

O AEE E O ACOLHIMENTO

De acordo com Mineto (2012) Os pais de filhos com desenvolvimento atípico (com deficiência intelectual e síndrome de Down) precisam de redes de apoio específicas e eficientes para que possam reduzir o seu nível de estresse e orientar suas práticas educativas.

Dessa forma faz-se necessário além do trabalho de sondagem das dificuldades cognitivas e funcionais, que seja realizado um acolhimento todo especial com o aluno e principalmente com o responsável que o leva até o atendimento, que geralmente é a mãe. Esse cuidado deverá acontecer para que sejam construídos laços de confiança e cumplicidade com a professora do AEE, uma vez que a mãe vem a ser o suporte emocional e psicológico dessa criança que em alguns casos tem pouca interação social.

Para os pais ser responsável por uma criança portadora de necessidades especiais torna a experiência de maternidade e paternidade mais complicadas devido as cargas psicológicas que possam estar carregando em virtude do nascimento do filho(a) especial.

Ao nascer o bebê já carrega uma bagagem cheia de desejos, sonhos, expectativas dos pais enfim, chega ao mundo tendo que dar conta de toda esta inserção em sua vida. Quando esta criança recebe um diagnóstico de deficiência, sua bagagem antecipatória deixa de ser sonhos e passa a ter um peso de incapacidades, apenas se lamenta pelo que ele não conseguirá ser, para a constituição psíquica da criança e, é claro, para a relação familiar que deverá se reconstituir e se reorganizar diante deste novo fato. De acordo com algumas mães entrevistadas a maior preocupação que elas têm é o fato da criança não desenvolver autonomia suficiente, dessa forma devem ser assistidos em tempo integral o que as deixam esgotadas tanto física quanto emocionalmente.

Percebemos que muitas vezes as mães apresentam a aparência de cansadas pois além do atendimento de AEE ela também tem que gerenciar o seu tempo durante a semana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com