TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE ODS NEGOCIOS NO BRASIL

Artigo: AMBIENTE ODS NEGOCIOS NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL 4

2.1 CONTINUIDADE E SOBREVIVÊNCIA 4

2.1.1 VALORES DOS ATIVOS E AÇÕES 5

2.1.2 INFLUÊNCIAS NO UNIVERSO CONTÁBIL 5

3 MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA 6

4 A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL 8

5 OS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA 10

6 A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL X INABILIDADES ADMINISTRATIVAS 11

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Cada país apresenta uma realidade gerada fundamentalmente do seu processo histórico, costumes, cultura, origens da colonização, aspectos geográficos, climáticos, entre outros.

O Brasil não foge á regra, e como acontece com a maioria dos países da América Latina, apresenta um histórico de instabilidades econômicas, sociais e políticas.

Na qualidade de mercado emergente, potencialmente expansivo, o Brasil ainda lida com questões que há muito foram equacionadas pelos países desenvolvidos, como a alta carga tributária, a burocracia excessiva e as medidas do governo, que nem sempre são favoráveis ao crescimento econômico.

O paradoxo entre o grande potencial de crescimento e o dinamismo produtivo, contrasta com um ambiente emperrado por legislação ineficaz e procedimentos ultrapassados, desestimulando empreendedores e favorecendo a informalidade.

É necessário que o país se livre de seu passado (e presente) de estagnação e coloque em prática, medidas que incentivem a implantação de novos negócios, novas frentes de trabalho, de geração de emprego e rendas, tornando-se assim, a potência econômica que há muito deveria ser.

2 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

As variações na política e na economia, causadas pelas incontáveis mudanças governamentais, interferem direta ou indiretamente em todos os setores da sociedade.

O mundo dos negócios e o universo contábil não estão imunes a essas mudanças, pelo contrário, são afetados de forma contundente pela burocracia interminável e pela profusão de normas, leis e tantos outros instrumentos governamentais de legislação.

Em pesquisa realizada pelo Banco Mundial, para avaliar as condições oferecidas para o desenvolvimento de negócios e criação de empresas, o Brasil situa-se em uma nada confortável 119ª posição, numa lista de 155 países, demonstrando que o país está longe de se desvencilhar das amarras desalentadoras das normas tributárias criadas sem critério algum, da excessiva carga tributária, dos altos custos de financiamento, dos juros, dos custos administrativos entre tantos outros obstáculos que desestimulam e reprimem qualquer empreendimento, conduzindo-os ao caminho da informalidade.

No caso específico do mundo dos negócios e do universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias resultam especialmente em alguns fatores de importância vital, embora existam muitos outros percalços:

2.1 CONTINUIDADE E SOBREVIVÊNCIA

O panorama político, econômico e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes, gestores públicos corruptos e incapazes de conduzir a economia do país de forma a estimular um saudável ambiente de mercado e negócios, tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país;

2.1.1 VALORES DOS ATIVOS E AÇÕES

Um ambiente político, econômico e normativo instável, se torna confuso e desfavorável ao mercado e aos negócios, inevitavelmente, fazendo com que os ativos e as ações das empresas percam valor, muitas vezes, de forma definitiva e irreversível.

2.1.2 INFLUÊNCIAS NO UNIVERSO CONTÁBIL

As constantes (e muitas vezes inócuas) mudanças políticas e econômicas, aprovação de leis, decretos, portarias e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, e consequentemente, nos valores dos resultados apurados.

Como exemplo dessas mudanças podemos citar:

- a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças significativas na forma de escriturar a Contabilidade;

- as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos, ocasionando muitas dúvidas e diferentes interpretações, visto que, muitos desses documentos são elaborados de maneira pouco aprofundada, sem embasamento técnico ou conhecimento de causa.

Segundo o Professor Sérgio Silva Martins, da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM, estudos apontam o Brasil como um dos países com maior entrave burocrático, para quem deseja criar um novo empreendimento:

O alto nível de burocracia que emperra o ambiente de negócios no Brasil ainda está presente em praticamente todos os níveis e setores, capitaneado pela administração pública, que é a pior. Em linhas gerais, a burocracia e o emaranhado de processos são grandes obstáculos à transparência, simplificação e integração de processos. Um levantamento feito pelo Banco Mundial, aponta que o prazo para abertura de uma empresa alcança, em média, 107 dias no Brasil, contra um dia na Nova Zelândia e três em Cingapura

3 MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados, como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes.

A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo, além de possuir algumas metas como, aumentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com