TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Dos Negocios No Brasil

Trabalho Universitário: Ambiente Dos Negocios No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

As organizações existem dentro de vários ambientes que influenciam seu funcionamento. Cabe a administração dar a devida atenção aos ambientes que a circundam. O ambiente legal, é certamente um dos que mais influenciam, visto que as organizações são obrigadas a cumprir as leis, no entanto não é o único. Existem as forças econômicas, sociais e tecnológicas, que causam impacto nas organizações modernas e devem ser consideradas pela administração.

Além dos vários fatores ambientais, existem forças específicas no ambiente externo que exercem impacto imediato: os acionistas, os bancos, os sindicatos, os fornecedores e os clientes.

O ambiente interno, são os fatores internos de uma organização que constituem seus recursos; principalmente os fatores financeiros, físicos, humanos e tecnológicos.

O modelo de sistema aberto, consiste na interação da organização com seu ambiente interno, onde ela recebe insumos (entradas) e transforme-os em produtos finais ou serviços (saídas). Dessa forma a organização passa por três situações:

Entradas > Saídas = Perda

Entradas = Saídas = Ponto de Equilíbrio

Entradas < Saídas = Ganho

Fatores Sociais – status demográfico e as tendências, a ética do trabalho e os valores pessoais e culturais, são fatores sociais que influenciam na administração, uma vez que cada país possui um ambiente social próprio e as empresas que tornam-se internacionais devem adequar-se a tais ambientes.

Status Demográfico e Tendências

Demografia é o estudo de populações, e uma tendência demográfica é uma mudança na população. Se faz necessário entender tais aspectos, pois saber a localização onde a empresa funcionará, por exemplo, nos dá uma visão maior de disponibilidade de mão-de-obra e se nosso produto ou serviço alcançará a meta de vendas planejada naquele local.

Três grandes tendências demográficas surgiram no final do século:

Primeiro: a força de trabalho ficou mais jovem. Isso pode significar uma baixa na produtividade, pois o nível de experiência é menor do que o dos trabalhadores mais velhos. Numa outra visão, pode significar o aumento de produtividade, uma vez que o nível de conhecimento é maior e pode ser aplicado em estratégias que exigem maiores conhecimentos.

Segundo: é cada vez maior o número de mulheres no mercado de trabalho. Isso mostra que as mulheres estão em ascenção dentro das organizações.

Terceiro: grande parte da população do Brasil, já há alguns anos, trocou o Nordeste pelos estados do Sudeste, e muitas famílias estão voltando à terra natal. Essas mudanças refletem profundamente na maneira de como os negócios são feitos.

Ética no Trabalho e Valores Pessoais

A importância dada ao trabalho por cada indivíduo é conhecida como ética no trabalho. A ética era representada na dedicação e na lealdade à companhia e do compromisso dos trabalhadores em realizar o serviço. No entanto isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com