TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE CASO: ÉTICA EMPRESARIAL OU NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Casos: ANÁLISE DE CASO: ÉTICA EMPRESARIAL OU NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 3

Ética empresarial

A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. A ética empresarial é o comportamento da empresa – entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas).

OING

Grupos de pessoas ou coletividades, livremente criados pela iniciativa privada, que exercem, sem ânimo de lucro, uma atividade internacional de interesse geral, a margem de toda preocupação de ordem estritamente nacional. Para manter a isenção e idoneidade ONGs e OINGs devem aceitar doações apenas de pessoas físicas.

OING Sea Shepherd

Estabelecida em 1977, a Sea Shepherd Conservation Society (SSCS) é uma organização internacional sem fins lucrativos para a preservação da vida marinha. Nossa missão é acabar com a destruição do habitat e a matança da vida selvagem nos oceanos do mundo para conservar e proteger o ecossistema e as espécies.

A Sea Shepherd usa ações diretas e inovadoras para investigar, documentar e agir quando necessário para expor e confrontar atividades ilegais em alto mar. Ao salvaguardar a biodiversidade do delicadamente balanceado ecossistema oceânico, a Sea Shepherd trabalha para garantir a sobrevivência da vida marinha para as futuras gerações.

(definição em tradução livre do site oficial da OING.)

A Sea Shepherd, diferentemente de outras organizações de mesmos fins, luta, no sentido estrito da palavra, para garantir a preservação do ecossistema marinho. A sua atuação baseia-se no uso de navios e diferentes tipos de embarcações para reprimir e impedir a caça predatória feita por navios pesqueiros e baleeiros. Suas intervenções são feitas ao redor do mundo, entre os vários casos, destacam se a invasão de barcos pesqueiros, cortes de redes de pesca, afundamento de navios e apreensão de animais mortos. Muitas vezes essas atitudes são vistas como “ecossabotagem” e “ecoterrorismo”, que são neologismos usados para definir esses tipos de práticas consideradas ilegais de acordo com o sistema atual de legislação.

Chevron

A Chevron Corporation é uma das grandes multinacionais do petróleo e, assim como diversas outras companhias petrolíferas, já protagonizou diversos desastres ambientas como o derramamento de óleo, o que prejudica gravemente a vida e o ecossistema marinho. Nos casos de seus acidentes, a Chevron dissimuladamente se omite das responsabilidades fazendo uma diminuição das reais consequências dos acidentes e argumentando que toma atitudes de precaução e correção, essas rotineiramente são identificadas como inverídicas. Com essas atitudes, a Chevron se caracterizou como uma das empresas de petróleo que mais causa danos à vida marinha.

O caso: A ligação entre Chevron e Sea Shepherd

A Chevron já financiou em diversas ocasiões a OING em questão. O financiamento da Sea Shepherd é menos oneroso financeiramente para a Chevron do que investir efetivamente em precaução de acidentes ambientais, já que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com