TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE vertical e horizontal

Resenha: ANÁLISE vertical e horizontal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Com o decorrer dos anos, a palavra sustentabilidade – que antes era considerada apenas como uma vantagem competitiva para quem queria entrar no mercado – se tornou praticamente à palavra de ordem dentro de empresas e organizações.

Por conseguinte, trata-se do uso inteligente e comedido dos recursos naturais. Mas, para que isso saia do papel e torne-se uma realidade em nossas vidas, é preciso que a consciência do empresário seja despertada para a necessidade de tornar os empreendimentos sustentáveis uma prática corriqueira.

Pensar que as coisas mudarão “da noite para o dia” é uma ilusão infantil. É importante que a criação de uma consciência “sustentável” no empresariado seja “estimulada” por uma pressão popular poderosa que só será possível através da divulgação do conhecimento das reais necessidades ambientais e do perigo que corremos ao desprezá-las.

Assim, os investimentos necessários devem ser feitos desde o início da concepção do projeto. A tomada de decisão já deve ter como ponto principal à premissa de que os empreendimentos serão sustentáveis. A opção pelo uso de modernas tecnologias inovadoras ou por soluções práticas e de baixo custo já deve estar na mente dos projetistas para evitar improvisações e problemas com a execução do empreendimento.

2.1 ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL

A Contabilidade é uma ciência de informação, cujo objetivo é controlar o Patrimônio, visando fornecer uma série de dados sobre a estrutura da empresa. A Análise das Demonstrações Financeiras transforma esses dados em informações úteis para os interessados, sócios ou acionistas, fornecedores, instituições financeiras e o governo.

A análise das Demonstrações Financeiras compreende um exame detalhado dos diversos componentes, conhecidos como contas, fazendo um comparativo entre si ou em relação a outros integrantes como um todo, por exemplo, no caso da empresa ANÁLISE AVANÇADA S/A.

Assim, uma análise para ser mais eficiente, deve se basear em mais de um exercício social, é recomendável a comparação de no mínimo dois exercícios sociais, para observar a tendência dos indicadores.

Sendo um dado numérico estático, o índice não deve ser considerado isoladamente, mas sim sob o aspecto dinâmico e dentro de um contexto mais amplo, onde outros indicadores e variáveis devem ser cuidadosamente interpretados, inclusive em relação ao mercado de atuação da empresa e os próprios indicadores de outras empresas do mesmo ramo de negócios.

Uma das técnicas de análises mais simples de aplicação e que, ao mesmo tempo, mais importante no que se refere à riqueza de informações é a análise horizontal e vertical. As análises de empresas são baseadas em comparações, sejam elas efetuadas por índices passados ou mediante algum indicador setorial. No entanto, este processo se completa com valores afins obtidos de uma mesma demonstração financeira, e também, pela evolução dos montantes e de resultados absolutos ao longo do tempo, permitindo verificarem-se tendências futuras e suas evoluções. Deste modo, comparações dos valores através do tempo e relacionais na mesma demonstração, são desenvolvidos, respectivamente, por análise horizontal e vertical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com