TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade De Custo

Monografias: ATPS Contabilidade De Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A visão de negócio da organização, que compreende a descrição dos mercados, principais tipos de clientes, produtos e linha de produção que uma empresa deste ramo deve ter.

A beleza é um mercado promissor no Brasil, de acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que aponta o Brasil como o terceiro mercado de cosméticos mundial, desta forma, gerador não apenas de renda, mas foco estratégico dos grandes “players” (grandes empresas desenvolvedoras e produtoras de cosméticos), e este apontamento não é apenas pertinentes ao mercado financeiro e nada observado nas ruas (observe que não me ative aos dados do mercado neste momento). Agora compreenda o que ocorre no mercado brasileiro de cosméticos ao observar perfumarias, salões de beleza, centros de estética e mesmo nas páginas de revista, Internet (esta página que você agora lê é um exemplo disto) e programação de televisão (não é necessário comentar outras mídias, mas apenas observá-las).

Ao se observar estes detalhes, ao andar pelas ruas, não apenas de uma cidade como São Paulo, mas também pequenas cidades do interior, a relação do brasileiro com o cosmético é cultural, com o desdobramento, inovação e uma boa dose de ação sócio-ambiental, o brasileiro aos poucos tomou orgulho em ter uma produção de cosméticos, mesmo não sendo tão popular o conhecimento do crescimento do setor também no mercado externo (exemplos para citar: Natura, O Boticário, Vita Derm, Surya Brasil, com presença em países como EUA, Canadá, França), que demonstra claramente o cuidado em todas as etapas da concepção de produtos (planejamento, marketing, designer, desenvolvimento, produção e controle de qualidade) está gerando resultados, que se inicia timidamente, mas com uma boa dose de ousadia “a lá brasileira”. Atualmente, é possível encontrar produtos genuinamente brasileiros em lojas de diversos outros países, frente a esta pequena ousadia dos empresários brasileiros.

A pequena apresentação do que ocorre no mercado externo é apenas reflexo do mercado interno, onde a inovação, desenvolvimento de novos nichos e entre erros, muitos (e bons) acertos, o investimento ao mercado de cosméticos pode ser considerado como um bom caminho para os donos de capital ao redor do planeta. O aumento da comunicação nos grandes centros para os pontos mais afastados pode ser considerado como um motivo para este crescimento, associado a fatores culturais, da miscigenação de raças que se apresenta como estrutura (ou seria uma falta de estrutura?) nacional tornando o culto ao corpo saudável, explicável pelo clima tropical e a facilidade de se utilizar trajes mais leves que deixam partes do corpo à mostra, à fascinação das mulheres pelos cabelos (apesar de não muito claro, eu acredito que o tão querido “liso perfeito” não vem apenas das japonesas e sim das nossas índias), a utilização de pouca maquilagem, mas sempre presente, ao menos no batom. A higiene pessoal, através do banho diário, da utilização de desodorantes, deo colônias, e a busca da juventude da pele (claramente observada pelo aumento da expectativa de vida e vida ativa, social e produtiva).

Dentro desses fatores, volto novamente a falar sobre o pequeno detalhe da comunicação, onde os comunicadores instantâneos, redes de relacionamento e sem esquecermos da utilização da imagem (posso citar uma serie de web sites exclusivos para “troca” ou “exposição” de imagens, através das fotos digitais e vídeos). Assim, desde cedo, os jovens caminham por estes meios e cada vez mais cedo, se tornam consumidores do mercado da beleza.

Outro ponto que devo lembrar está no excesso da virtualidade e na velocidade acelerada dos relacionamentos, que torna possível um novo mercado de cosméticos que cresce formidavelmente: O mercado de “pet care”, onde boa parte dos donos de animais, de pequeno e médio porte, cuida de seus animais de estimação como filhos, e desta forma, consumindo cada vez mais produtos para embelezá-los e torná-los mais agradáveis para o convívio.

Com estas e tantas outras observações em mente é possível iniciar uma estratégia de trabalho, seja como fornecedor de insumos, produtor, desenvolvedor, comerciante ou na aplicação destes produtos. Reconhecer o mercado e compreendê-lo é fator essencial, pois onde temos muitas oportunidades, também temos os melhores jogadores

Todos os passos de fabricação de cosméticos devem ser bem definidos, a partir da compra de matéria-prima. É preciso conhecer bem os fornecedores e, antes de fechar qualquer negócio, saber se são qualificados. Peça sempre que apresentem laudos de análises. Internamente, o controle de qualidade da matéria-prima adquirida deve ser rigoroso para que não haja risco de infecções desencadeadas por falta de inspeção na qualidade. Outro cuidado fundamental é o uso de luvas de látex, touca e máscara no momento de manipulação.

A água utilizada no processo de fabricação de cosmético deve ter uma atenção particular. Use apenas água Deionizada.

Os utensílios usados na fabricação dos produtos devem ser sanitizados com álcool 70% e secos em superfícies também sanitizadas, de boca para baixo e sendo utilizados novamente após estarem secos. Muito importante: o local de produção deve ser limpo, organizado, iluminado, ventilado e adequado ao fluxo do processo de fabricação.

A visão da organização, que compreende uma descrição da estrutura hierárquica da empresa e dos setores, atividades, departamentos de serviços e de produção, divisões, números de funcionários, incluindo a gerencia, utilizando preferencialmente, o conceito de organograma.

EMPRESA ICC Indústria de Cosmético Cupuaçu LTDA

Quais produtos serão produzidos;

Vamos produzir xampu e condicionador

A estrutura de gastos que a empresa terá. Não se preocupe nesta faze em separação dos gastos, mas trabalhe analiticamente( aluguel da fabrica, compra de aparelhos de pesquisa para o laboratório, etc.) para identificar a maior quantidade possível de gastos existentes neste setor.

Refratômetro manual 168,00

Cálice em plástico graduado 11,00

Lamparina em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com