TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Geral

Trabalho Universitário: ATPS Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  12.661 Palavras (51 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 51

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir apresentará, através das demonstrações contábeis, a atual situação da empresa Inovação & Desafio Com. Ltda. A mesma, atua no ramo de venda de eletrodomésticos e necessita de uma revisão geral na sua contabilidade, visando à apuração do resultado do exercício de 2009. As informações coletadas serão conciliadas e analisadas e um novo Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado serão apresentados.

O Balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar qualitativa e quantitativamente em uma mesma data a posição patrimonial e financeira da entidade permitindo a quem a analisa uma visualização precisa da posição econômica e financeira da empresa naquela data. Representa uma fotografia da empresa em determinada data, expressa em valores monetários. Balanços patrimoniais podem ser levantados para qualquer data desejada. Entretanto, o balanço patrimonial que as empresas devem levantar na data de encerramento de seus respectivos exercícios sociais é aquele considerado como o oficial do exercício, para todos os efeitos, inclusive os legais.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido do exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência (princípio contábil). A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, em geral são feitas mensalmente pela administração e trimestralmente para fins fiscais. O objetivo principal é apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

2. ETAPA I

Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado

2.1 Passo 01

Com base nas informações coletadas, segue relação das contas patrimoniais devidamente classificadas como “Bens”, “Direitos” e “Obrigações”.

Entende-se por Bens as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades humanas. Se eles têm forma física, são palpáveis, denominam- se bens tangíveis: veículos, imóveis, estoque de mercadoria, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas, etc. Os bens incorpóreos, não palpáveis, são denominados de bens intangíveis: marcas, patentes de invenção, ponto comercial, etc.

Em Contabilidade entende-se por Direitos o poder de exigir alguma coisa de alguém. São denominados de valores a receber, títulos a receber, contas a receber, etc. No que tange a empresa, o direito a receber mais comum decorre das vendas a prazo, quando a empresa vendedora emite uma duplicata como documento comprobatório da transação. Esse direito denomina-se duplicatas a receber. Como exemplos de outros direitos podemos destacar alugueis a receber, promissórias a receber, impostos a recuperar, etc.

Obrigações são dívidas com outras pessoas. Em Contabilidade tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, compromissos que deverão ser pagos nas datas de vencimento. Uma obrigação exigível bastante comum nas empresas é a compra de mercadorias a prazo. Nesta operação a empresa compradora fica devendo ao fornecedor da mercadoria; por essa razão, essa dívida é conhecida como fornecedores, que também poderá ser chamada de duplicatas a pagar.

Relação de contas patrimoniais – em 20/08/2009 ( Tabela 1)

Inovação & Desafio Com. Ltda

A – D - O Contas Valor (R$)

B Caixa 6.000

B Imóveis 185.000

B Instalações 40.000

B Veículos 75.000

B Estoques - Mercadorias 280.000

B Móveis e utensílios 43.000

B Terrenos 50.000

B Estoques - Materiais de escritórios 8.500

B Computadores e periféricos 25.000

B Estoques - Material de limpeza 1.200

B Material de embalagem 7.000

B Marcas e patentes 15.600

D Banco conta movimento 250.000

D Duplicatas a receber 380.000

D Títulos a receber 15.000

D Diferido 25.000

D Aplicações financeiras de curto prazo 24.000

D Impostos a recuperar 70.000

D Gastos de constituição 145.500

D Despesas pagas antecipadamente 300

D Adiantamentos a funcionários 60.000

D Adiantamento ao fornecedor 127.500

O Fornecedores 480.000

O Contas a pagar 55.000

O Aluguéis a pagar 3.000

O Impostos e taxas a recolher 101.000

O Seguros a pagar 4.000

O Energia elétrica a pagar 800

O Empréstimos a pagar 150.000

A= Ativo D= Direito O= Obrigações

2.2 Passo 02

Com base na classificação acima segue subdivisão dos Bens:

Bens: Tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça necessidade da empresa operacionalmente ou com objetivo de gerar ganhos.

Bens de Uso: Representam os bens duráveis, que normalmente são utilizados na operacionalidade da empresa, como: imóveis, veículos, máquinas, instalações, equipamentos, móveis e utensílios.

Bens de Consumo: são aqueles diretamente utilizados para a satisfação das necessidades humanas. Podem ser duráveis, usados por muito tempo, como os móveis, os eletrodomésticos, ou não duráveis, desaparece uma vez utilizados, como alimentos, cigarro.

Bens de Troca: é tudo o que disponibilizamos para a permuta (troca),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com