TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA - Ciencias Sociais

Trabalho Escolar: AVA - Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

O ambiente em que vivemos hoje em dia tem uma alta influência sobre as nossas vidas, no que tange a cultura, status, e a maneira de enxergar o mundo ao seu redor.

Apesar do fato de estarmos em um mundo globalizado, onde a sociedade antigamente era formada por vários “tabus” como, por exemplo, do que diz respeito assuntos à família e a sexualidade, culturas e lugares afetam diretamente a cada individuo.

Temos ainda um preconceito em nossa sociedade, como por exemplo, o racismo, onde normalmente os negros e indígenas estão na classe social mais baixa perante a sociedade, e os índices de criminalidade são altos perante esta classe social.

Sabemos que a formação de um caráter em sua essência, muita vezes é da educação recebida, ainda em sua infância e adolescência. E para esta classe social que normalmente sofre com a regulamentação social, mediante a sua originalidade.

Sabemos que as mudanças estão acontecendo, e este fato que acontece hoje em dia será mudado, pois esta classe menos favorecida está tendo oportunidades que antes, nunca fora colocado em suas vidas, como podemos citar um exemplo: Saúde e educação.

Não há como pensar na vida sem pensar em sociedade. Tudo o que o ser humano faz está ligado diretamente a sociedade. Como nos portamos, vestimos ou agimos, por exemplo. Desde criança se aprende o modo de vida em sociedade, desenvolvendo a capacidade de se tornar um individuo e um membro de um grupo em que se encontra. Através da socialização é que se adquire a maneira de agir e pensar. Dentre os principais agentes de socialização estão: a família, a escola, os meios de comunicação de massa, entre outros. Isso não quer dizer e nem diz que os indivíduos sejam todos iguais, eles apenas compartilham certos traços que ajudam a formar a personalidade de cada individuo.

A posição social do indivíduo determina o seu comportamento ou seu papel social, também estabelece normas de condutas para serem seguidas. Destaca-se também o status que uma pessoa ocupa correspondente a um determinado papel social.

Mas a família ainda é o principal agente de socialização, é na família que as pessoas passam pela maior influencia, é nesse convívio que a criança passa a adotar as características dos pais, o modo de se vestir, de falar, de agir, se comportar, assim como a cultura e religião.

A escola é fundamental para a socialização, diferente do ambiente familiar, é ai que acriança passa a ter contato com várias pessoas em que a formação familiar é diferente, aprendendo assim a conviver e respeitar as diferenças sociais e culturais.

Os meios de comunicação influenciam bastante na formação social, porém deve-se ficar atento, pois ela pode influenciar tanto positivamente quanto negativamente. Influência positiva: preocupação ambiental. Influência negativa: programas violentos.

Mas é na adolescência onde se forma a maior parte da personalidade de uma pessoa, é um período de muitas mudanças. É uma etapa cheia de experiências enriquecedoras apesar de todos os problemas. É a hora de se decidir que profissão seguir, e é a hora de começar a tomar todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com