TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Orçamentaria Empresarial

Artigo: Adm Orçamentaria Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE AULAS ADM E ORÇ. EMPRESARIAL:

Regime de competência: A Contabilidade se utiliza do Regime de Competência, ou seja, são contabilizados como Receita ou Despesa, os valores dentro do mês de Competência (qdo Gerados), na data onde ocorreu o fato Gerador, na data da realização do serviço, material, da venda, do desconto, não importando para a Contabilidade quando vou pagar ou receber, mas sim quando foi realizado o ato.

Regime de Caixa: diferente do regime de competência o Regime de Caixa, considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária.

Conceito de Receita: Receitas são todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, porém nem todos são oriundos de vendas ou prestação de serviços, como por exemplo: aluguéis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.

Conceito de Despesa: Despesa é todo o gasto que a empresa precisa ter para obter uma receita, como por exemplo os salários, água, luz, telefone, impostos, aluguéis pagos e etc. Para a contabilidade, uma despesa representa uma diminuição do ativo e aumento do passivo; e assim como as receitas provocam uma aumento do patrimônio líquido, as despesas, diminuem o valor do mesmo.

A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada à Administração, Economia e a Contabilidade.

Primeiramente, deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças, que corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Sendo que há necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos.

Depois de certificar-se de seu perfil de risco e objetivos e decidir investir em ações, você precisará escolher entre adquiri-las no mercado primário ou secundário.

Tipos de mercados: A forma mais conhecida de negociação de ações é aquela realizada no mercado secundário. Nesta modalidade, as ações das empresas de capital aberto já em circulação são compradas e vendidas em Bolsa de Valores, sem que os recursos passem pelo caixa da empresa. As negociações podem se dar em Bolsa de Valores, mercado de balcão (intermediado por bancos ou corretoras, por exemplo), ou diretamente entre os investidores, por meio de um contrato de compra e venda. Essas ações são negociadas segundo regras estabelecidas pelas Bolsas, e diferentes investidores compram e vendem as ações de uma empresa entre si.

Há ainda o mercado primário, quando a empresa lança novas ações e os investidores compram diretamente, tornando-se sócios. Os recursos adquiridos com a venda de ações vão para o caixa da empresa.

No jargão do mercado convencionou-se chamar a criação de ações de “emissão de ações”, e a aquisição dessas ações pelos investidores de “subscrição de ações”.

Quando uma empresa faz uma emissão de ações ou uma venda no mercado primário, ela está captando recursos no mercado para, entre outras coisas, financiar seus projetos e fazer investimentos.

A empresa pode abrir seu capital (colocando ações no mercado) ou fazer a emissão de um novo lote de ações (colocando mais uma parte da empresa a venda em forma de ações).

Para entender as diferenças entre mercados primário e secundário podemos traçar um paralelo com a compra de um imóvel que acabou de ser construído. Quando um comprador adquire o imóvel diretamente da construtora, ele está fazendo uma aquisição no mercado primário; isto é, ele se torna o primeiro proprietário do referido imóvel. Quando, algum tempo depois, esse proprietário vende o imóvel para outro comprador, a operação está ocorrendo no mercado secundário. No primeiro caso a construtora recebe o produto da venda, enquanto no segundo os recursos ficam com o proprietário que vendeu o imóvel.

Para comprar ações, tanto no mercado primário, quanto no secundário, você deverá contar com os serviços de uma corretora de valores.

Você tem também a opção de investir em ações via Fundos de Ações, que são instrumentos de investimentos em forma de condomínio, que contam com uma gestão profissional.

1. Que tipo de mercado faz com que as empresas intensifiquem seu controle

financeiro?

O mercado no qual haja maior competitividade e maior escassez de recursos.

2. Que fatores contribuem para que o custo do capital financeiro aumente?

Vários fatores podem contribuir, mas o principal é o aumento da demanda por recursos. Vale a lei da oferta e da procura.

3. Resumidamente, o que é o mercado financeiro?

É o ambiente no qual ocorrem as relações entres tomadores e aplicadores de recursos financeiros contemplando também a bolsa de valores. É onde se encontra aqueles que estão em busca de recursos (tomadores) e aqueles que estão oferecendo recursos (aplicadores)

4. Qual o principal objetivo da administração financeira?

Maximizar o capital da empresa ou maximizar o patrimônio ou maximizar o valor da empresa.

5. Quais os três tipos de decisões que envolvem administração financeira? Cite

exemplo de cada um.

Decisões de investimento = compra de um equipamento para aumento de produção.

Decisões de financiamento=empréstimo para cobertura de saldo negativo.

Decisões de dividendos: decisão de distribuir dividendos aos sócios pela sobra de recursos do caixa.

6. O que seria um mix ótimo de capital?

O conjunto de origens de recursos (empréstimos / financiamentos / capital próprio) que resultasse na menor taxa possível de juros.

custo do capital pode ser representado pela taxa de juros que as empresas usam para calcular, descontando ou compondo, o valor do dinheiro no tempo (vide custo de oportunidade(Atkinson et. al.,2000). É calculado considerando-se os custos dos recursos de todas as fontes, postos à disposição da empresa, e levando-se em conta a participação percentual de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com