TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm pública

Artigos Científicos: Adm pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 11

CASO SOBRE A EMPRESA ALFA SOBRE CARGOS E SALÁRIOS

A empresa Alfa, de médio porte, do ramo de transportes resolveu fazer uma revisão da sua estrutura de salários e, para isso, contratou um consultou que, após decidir que utilizaria o Método de Avaliação por pontos, percorreu as seguintes etapas:

Efetuou em paralelo o inventário dos cargos, a saber e fez as devidas descrições e análise.:

EXEMPLO DA DESCRIÇÃO DE UM DOS CARGOS

O consultor elaborou ainda a tabela de escolha dos fatores a serem utilizados nos cargos administrativos e operacionais:

Cada fator foi descrito e atribuída a devida pontuação, conforme tabelas:

1. Para cargos Administrativos:

ETC...

O FATOR HUMANO NA EMPRESA

ASPECTOS TÉCNICOS

Do ponto de vista técnico e no contexto institucional público ou privado, o fator humano é objeto de tratamento por diversas funções, cada qual constituindo uma especialização profissional. O conjunto dessas funções e especializações é conhecido pelo título de Administração de Pessoal.

A expressão “aspectos técnicos” significa identificar, estudar e usar os instrumentos essencialmente formais de que se vale a empresa para administrar o pessoal. Num programa formulado de acordo com princípios técnicos adequadamente estabelecidos, é básica a adoção do sistema do mérito e de carreira, a profissionalização das carreiras, os planos de classificação dos cargos e de remuneração dos mesmos e das carreiras profissionais, e a lotação, isto é, a determinação do número e espécie de pessoas e cargos necessários ao desempenho das atividades das carreiras profissionais em que aquelas e estes se integram, e da empresa globalmente considerada.

No Brasil pode-se afirmar que a instalação de processos modernos, técnicos e racionais na administração de pessoal, relativamente à área governamental, ocorreu em 1936, quando o presidente Getúlio Vargas, conseguiu obter da câmara dos deputados a Lei nº284, de 28/10/1936, marco fundamental da implantação do sistema do mérito em nosso país e da modernização de sua máquina administrativa. Essa lei estruturou os quadros de pessoal, através de bases uniformes de classificação e remuneração; instituiu o sistema de carreiras profissionais e criou um órgão para zelar pela fiel observância de todos os assuntos referentes à administração de pessoal. Porém o sistema do mérito no Brasil foi largamente repelido das práticas governamentais com a queda do governo Vargas.

A expressão “o fator humano na empresa” pretende identificar e estudar as características individuais e grupais das pessoas que trabalham em organizações ou instituições – no setor público e privado - bem como as influências de natureza técnica, psicossocial e gerencial que sobre elas atuam.

Há consenso no sentido de atribuir a um órgão, ou sistema de órgãos especiais, as funções inerentes à administração de pessoal (em íntima colaboração com os supervisores mediatos e imediatos), as mais importantes das quais são as seguintes:

• Classificação e remuneração dos cargos e, em conseqüência, das carreiras profissionais, compreendendo descrição e análise do trabalho, e avaliação de salários e cargos;

• Recrutamento e seleção, ou seja, atração e escolha dos indivíduos mais bem-dotados em todos os sentidos, através de processos objetivos, imparciais, democráticos e abertos a todos;

• Estágio probatório e colocação, que constituem meios de complementar o processo de seleção, com a finalidade de “por a pessoa certa na atividade e no lugar certo”, servem também como método inicial de treinamento do pessoal. Associadas a essas funções encontram-se, ainda, as relativas à readaptação, remoção, permuta e transferência todas visando àquele mesmo fim;

• Treinamento e aperfeiçoamento, que têm a relevante finalidade de manter o pessoal da empresa permanentemente atualizado em suas atribuições de trabalho, bem como de desenvolver-lhe todas as capacidades e potencialidades;

• Acesso e promoção, que possuem o objetivo, igualmente relevante, de incentivar o pessoal a progredir em sua carreira, possibilitando ascender aos postos mais elevados possíveis da hierarquia administrativa da instituição a que pertence. O problema mais difícil e importante nessa área refere-se à avaliação e apuração do mérito para acesso e promoção. Além da apreciação subjetiva e pouco ou nada fidedigna do comportamento e da produtividade do empregado, feita por colegas e supervisores imediatos e mediatos, tala avaliação e apuração devem obedecer a requisitos objetivos e imparciais, incluindo: provas e concursos prestados, tempo de serviço, títulos gerais e profissionais, missões e cargos exercidos e outras realizações em seu campo especial de atividade.

• Aposentadoria e pensão, que se destinam a assegurar proventos adequados ao assalariado, depois do seu afastamento do serviço ativo, e para sua família, depois de sua morte. Embora nem sempre factível, o ideal aqui é que esses proventos sejam mantidos sempre iguais à remuneração que recebia ou receberia, caso estivesse vivo ou em atividade.

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS

A expressão “aspectos psicossociais” significa está atento, compreender, avaliar e aplicar – consciente e adequadamente - os meios essencialmente informais de que se vale a empresa para motivar seu pessoal, no sentido de que ele sinta vontade de cooperar sem reservas, com lealdade e entusiasmo entre se e na consecução dos objetivos da mesma, concomitantemente realizando-se individual, profissional e socialmente.

A essência dos comportamentos e influências, aconselháveis para atingir a finalidade indicada, reside na identificação dos valores inerente aos fatores informais e culturais (no sentido sociológico do termo), que significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com