TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adoção Inter-racial

Dissertações: Adoção Inter-racial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 10

O Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 19 estabelece: “Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária”. De acordo como ECA, a família é revestida de deveres e factível de ser punida.

A família é considera uma instituição básica e natural, que deve desempenhar adequadamente seu papel na sociedade. O predomínio da conceituação para o termo, com base nos fatores morais determinados pela classe dominante, requer uma predileção para a família nuclear, ou seja, a família composta de um pai, uma mãe e os filhos.

Com a promulgação do Código de Menores, foi passado ao Estado o dever de cuidar da infância pobre, da educação, da formação profissional, dos encaminhamentos e da especialização dos mesmos ao mercado de trabalho. Podemos perceber que ainda não se desvinculava desses seres mão-de-obra trabalhista que ao mesmo poderiam oferecer ao estado como forma de pagamentos pelo cuidado oferecido a eles.

O resumo é uma síntese dos principais pontos do projeto e deve ocupar, no máximo, uma página.

Para que o resumo ofereça um retrato ao mesmo tempo geral e fiel do projeto, ele é a última parte a ser escrita. Ele deve ser redigido e revisado com todo o cuidado para que se torne completo e preciso. Em grandes seleções, o resumo determina se o projeto será lido e considerado.

RESUMO

O presente trabalho consistiu em analisar as práticas sociais desenvolvidas pela empresa Acelor Mittal Aços longos de João Monlevade Minas Gerais na comunidade onde está inserida. O objetivo principal dessa pesquisa realizada na empresa é analisar como as ações sociais da empresa vêm ao encontro da necessidade da atuação das empresas em prol do bem estar sociedade. Procurou-se conhecer as atuações da empresa a frente dessas temáticas, os balanços sociais, os projetos e programas, os desafios e conquistas da gestão de empresa socialmente responsável em benefício da comunidade.

ArcelorMittal Aços Longos afere, anualmente, seu nível de responsabilidade social, utilizando os indicadores elaborados pelo Instituto Ethos. No decorrer das pesquisas em visita In’Loco, pode-se constatar a forma que a Acelor desenvolve a responsabilidade social mediante os indicadores do Instituto Ethos. O setor de comunicação da empresa é responsável para em planejar os projetos, campanhas e programas de responsabilidade social, além de uma equipe multidisciplinar de uma empresa terceirizada contratada exclusivamente para essa função. Ao analisar os registros e site da empresa, pode-se perceber através de documentários, artigos, fotos e depoimentos de funcionários, prestadores de serviço e pessoas da comunidade evidenciam a atuação da empresa com relação à responsabilidade social.

A Acelor exerce a responsabilidade social nas áreas de educação, cultura meio ambiente e ação social, além de incentivar os funcionários integrar-se no grupo de Pró-Voluntário, que realiza ações sociais durante todo o ano, beneficiando centenas de pessoas e associações. Outra forma de envolvimento dos empregados nas ações sociais é o Programa Cidadãos do Amanhã, através do qual os empregados são estimulados a destinar parte de seu Imposto de Renda a pagar para instituições que trabalham com crianças e adolescentes.

Um do destaque da empresa na questão de responsabilidade social é o Programa Ensino de Qualidade, composto por vários projetos e ações que foi totalmente incorporado pela Secretaria Municipal de Educação do munícipio, transformando-se em política pública para a área com participação da comunidade local.

Palavras-chaves: Responsabilidade Social, cidadania, siderurgia.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA 13

2. Objetivos 16

2.1.1Objetivo geral 16

2.1.2 Objetivos específicos 16

3 METODOLOGIA 17

4 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 21

4.1.1 - Identificação Formal da Organização 22

4.2 - Histórico 23

4.3 - Análise da Organização do Processo de Trabalho 24

4.4 - Descrição da orientação estratégica da organização (Missão, Visão e Valores da Organização) 27

Análise de stakeholders 28

4.6 - Descrição das práticas externas/internas de Responsabilidade Social observadas 30

REFERÊNCIAS 36

1 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

No Brasil, a história da adoção teve início no século XX. O assunto foi tratado, pela primeira vez, no Código Civil Brasileiro, em 1916. (GOMIDE, 1999) afirma que a adoção no Brasil foi tratada tradicionalmente como via de mão única, ou seja, buscava-se apenas atender aos anseios de adotantes. Após essa iniciativa, teve-se ainda a aprovação em 1957, da Lei nº. 3.133; em 1965, da Lei nº. 4.655; e em 1979 da Lei nº. 6.697, que estabeleceu o Código Brasileiro de Menores.

É apenas em função do bem-estar da criança que a adoção passou a ser aplicada. A proteção da criança foi priorizada em função de qualquer outro fator que envolvia a adoção, inclusive a impossibilidade dos adotantes em ter filhos.

A partir de 1965, a adoção começou a ser prática incentivada pelo Estado, tornando-se extremamente presente nas políticas de assistência à infância pobre, tentando regular, em grande medida, suas formas de estar no mundo (AYRES, CARVALHO e SILVA, 2002). "A prática da adoção passa, então, a ser tomada como um atendimento preventivo à população de crianças excluídas socialmente." (CUNHA e CUNHA, 2002, p.12)

Em 1990, com a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA por meio da Lei n.º8.069/90, os processos de adoção foram facilitados. O documento põe em evidência os interesses do adotando (filho) e estabelece como principal objetivo do processo de adoção assegurar o bem estar deste: "A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com