TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afinal, O Que é APO Na Metrópolis?

Artigos Científicos: Afinal, O Que é APO Na Metrópolis?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  3.444 Visualizações

Página 1 de 2

Afinal, o que é APO na Metrópolis?

João Augusto sempre trabalhara em empresas tradicionais, nas quais o seu cargo e as responsabilidades inerentes a ele eram o tema principal. Agora que acabara de ingressar na Metrópolis, uma empresa inovadora e avançada.

João Augusto foi chamado pelo seu diretor para traçarem juntos os objetivos e metas que deveriam alcançar. Isso soava estranho aos seus ouvidos. Nunca havia ouvido nada a respeito de objetivos. O diretor foi logo dizendo que a empresa adota a APO.

O que você contaria a João Augusto se estivesse no lugar do diretor?

Primeiramente, explicaria o que é APO, ou seja, diria a João Augusto que Administração por Objetivos é uma forma de administrar tendo em foco os objetivos da organização.

Também lhe seria dito, que a origem da APO se deu pela necessidade das empresas de administrar de acordo com seus objetivos, pois na época o capitalismo sofria intervenções governamentais e os lucros empresariais sofriam quedas.

Outro argumento indispensável para sua compreensão: Diria que de acordo com Idalberto Chiavenatto, “a APO é um processo pelo qual os gerentes, superior e subordinado, de uma organização identificam os objetivos comuns, definem áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e usam esses objetivos como guias para a operação dos negócios.” (1983, p.242).

E mais, todos os colaboradores da empresa devem estar cientes do objetivo organizacional e de certa forma também participar do processo de decisão sobre o futuro da empresa, para que possam colocar em prática o que for necessário para transcorrer perfeitamente todo o processo até que o objetivo seja alcançado.

Enfatizando os princípios da APO, acredito que ajudará no entendimento de João Augusto. Vejamos: Especificar os objetivos identificando as áreas principais de resultados e estabelecer objetivos específicos e mensuráveis. Definir tempo específico para realização de cada objetivo, com prazos intermediários para verificação de desempenho da equipe. Feedback sobre desempenho durante o prazo de realização dos objetivos, a equipe é avaliada. No final do prazo, um novo plano de ação é definido, para o próximo período. Caso o desempenho da equipe tenha ficado abaixo do esperado, deve-se complementar o plano de ação com ações corretivas.

O estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior. O estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo. Interligação entre os vários objetivos departamentais. Estas são algumas características da APO que seriam acrescentadas para finalizar de forma compreensível esta explicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com