TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Apo

Artigos Científicos: Atps Apo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2012  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Administração

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP INTERATIVA

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

E OPERAÇÕES

PROFESORA: ROZANA CARVALHO PEREIRA

Carlos Rafael Colonetti Bet RA 229932

José Geraldo Bet RA 229931

Julielly Fernanda Bonde RA 219242

Santa Gertrudes, 17 de setembro 2012

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO 4

3.1. Funções do planejamento 5

3. PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO 5

4.2. Função da programação de produção 6

4. CONTROLE DA PRODUÇÃO 6

5.1. Funções do controle de produção 6

5.2 Acompanhamento e controle da produção 7

5.3 Estratégias sequenciais 7

5. DADOS DA EMPRESA 7

6.1. Missão 8

6.2. Visão 8

6.3. Valores 8

6. PREVISÃO DE DEMANDA 8

7.1 Analise plano agregado 9

7. PLANEJAMENTOS DOS MATERIAIS 9

8.1. Materiais necessários para processo produtivo 10

8.2. Fluxograma do processo de fabricação 11

8. GESTÃO DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS 12

9. CONCLUSÃO 12

10. BIBLIOGRAFIA 13

1. INTRODUÇÃO

Este desafio tem como objetivo, proporcionar uma ideia com relação a planejamento de produção e sua importância no futuro de uma organização, pois sem um planejamento em todos os setores da organização possivelmente estas não sobreviverão. Abordaremos a questão da programação de produção, sua importância em todo o processo de fabricação de produtos. Também vamos descrever algumas ideias de controle de processo.

Na empresa em analise, descreveremos a empresa em si o fluxo de produção e as matérias primas utilizadas no processo.

2. PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO

O primeiro processo de administração é o planejamento. Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. Os administradores alem de planejar, organizam, dirigem e controlam as atividades do pessoal que trabalha sob sua orientação e coordenação.

Uma das principais funções administrativas, o Planejamento, o “P” do PODC ( Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar), como função é fundamental para as organizações, é desta função que parte todas as ações previstas da organização, é a dela também que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização. Outro ponto é a elaboração dos objetivos organizacionais.

As organizações nascem com propósitos às vezes não tão claros, nascem da vontade dos seus fundadores, que nem sempre estão comungadas com o mercado, e isto é que na maioria das vezes leva uma organização a uma morte prematura.

O planejamento é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos organizacionais, e estes está ligada a visão desta organização, aos seus propósitos futuros. A elaboração dos objetivos tem seus pontos chaves, que começam com a análise tanto do ambiente interno da empresa, quanto o ambiente externo, não adianta também planejar objetivos futuros que certamente não serão cumpridos, isto é sonho, sonhar é bom, mas até mesmo sonho para se tornar realidade devem estar atrelados a possibilidades verdadeiramente possíveis. Imaginar aonde vai estar em um determinado tempo é um exercício interessante, pois por meio disto é que vamos construir possibilidades, e estas possibilidades é que são a tentativa de perpetuação, ou melhor, a tentativa de uma duração mais longa para a nossa empresa.

Um erro muito comum é afirmar que o planejamento estratégico é muito difícil de se fazer, e de se cumprir, não é difícil e sim trabalhoso, pois requer uma análise bem detalhada dos ambientes. É um exercício que envolve toda a organização e tem que ser construído a várias mãos, mas definido pela liderança da empresa. Isto toma tempo, esforço, até mesmo um custo, mas tudo é compensado pelo fato que com o planejamento evitamos erros futuros e economizamos tempo e recursos.

Dicas importantes para o planejamento.

- Faça uma análise da sua organização, sua estrutura, seus recursos.

- Faça uma análise do mercado que sua organização está inserida. Este ponto chamou a atenção para o seguinte, as informações são fundamentais e é por meio de informações seguras que tomamos decisões, se os dados colhidos não forem corretos, iremos fatalmente errar em nossas decisões. Estes dados ao contrário de que muitos pensam, estão sim disponíveis, e são de amplo conhecimento. Você irá encontrá-los nos simpósios, nas associações de classe, nos meios de imprensa, em órgãos governamentais, em institutos de pesquisa que divulgam constantemente dados importantes que passam despercebidos pela maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com