TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Economico Global

Exames: Ambiente Economico Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  2.272 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÃO 1 - Sabe-se que nos anos 1990 uma série de reformas foram recomendadas para os países da América Latina. Essas reformas passaram a ser conhecidas como medidas preconizadas pelo Consenso de Washington. Podemos destacar entre elas:

I. a estatização dos setores produtivos e a desvalorização cambial competitiva

II. a privatização de empresas estatais e a redução dos gastos sociais do governo

III. o fortalecimento de políticas de crescimento, mesmo que às custas de taxas de inflação altas

R: B) apenas a afirmação II está correta

Justificativa: A redução dos gastos sociais trata-se da definição dos gastos prioritários do Estado, com o objetivo tornar mais eficientes os recursos públicos. Já a privatização de empresas estataisestá diretamente relacionado a redudação dos gastos. Se o governo não tem dinheiro para investir em estatais ineficientes, que venda então tais empresas e utilize os recursos obtidos para reduzir despesas financeiras.

QUESTÃO 2 - No que diz respeito à interpretação sócio-econômica, o termo “globalização” está relacionado:

I - À atuação das empresas multinacionais e à internacionalização da economia mundial.

II – Aos processos de produção cada vez mais rápidos e dinâmicos, bem como a repartição internacional das etapas da produção entre diferentes países.

III – A diminuição da concorrência nos mercados internacionais, bem como a defesa das economias nacionais da ação predatória do comércio internacional.

R: D) as afirmações I e II estão corretas

Justificativa: o pós-fordismo seria o responsável pela consolidação de uma economia baseada em processos integrados, um único e pulsante mercado global onde o capital, as mercadorias, os recursos e pessoas circulariam livremente.

QUESTÃO 3 - Do ponto de vista ideológico, globalização também pode significar:

I - A hegemonia dos valores neoliberais, consagradas a partir do colapso de Bretton Woods e das dificuldades do capital internacional após os choques do petróleo da década de 70

II – A hegemonia dos valores defendidos pelo keynesianismo e pelo Estado do Bem Estar Social.

III - A consolidação dos interesse das elites econômicas globais e dos interesses do Capital simbolizadas pelo Consenso de Washington.

R: D) as afirmações I e III estão corretas

Justificativa: O colapso de Bretton Woods e as dificuldades do capital internacional após os choques do petróleo em 1973 e 19796 como demarcadores da formalização de uma forma de pensar o mundo distante do keynesianismo e do monetarismo, uma forma alternativa que garantiria o crescimento, desenvolvimento e a distribuição da riqueza. Dignos representantes dessa maneira de interpretar a realidade, Ronald Reagan (nos Estados Unidos) e Margareth Tatcher (na Inglaterra) se encarregariam de propagar o advento do neoliberalismo triunfante, continuação e reinterpretação do liberalismo clássico: se antes as forças de mercado deveriam se libertar das garras da Igreja e dos resquícios do sistema feudal, agora deveriam se colocar contra qualquer coisa que se opusesse à mão invisível dos agentes econômicos.

QUESTÃO 4 - Fazem parte das diretrizes do Consenso de Washington:

R: abertura comercial, privatização das estatais e reforma tributária

Justificativa: Um conjunto de dez medidas econômicas voltadas a ajustar a economia de países que mal sobreviviam economicamente desde a década de 80. Devidamente ratificado pelo Banco Mundial e pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, o documento formulado a partir de um texto do economista John Williamson foi chamado de Consenso de Washington. Dentre eles: Abertura Comercial: redução de tarifas alfandegárias liberalizando o comércio internacional; Privatização de Estatais: redução do papel do Estado como agentes ativos e empresários nas economias nacionais; Reforma Tributária: redução da cobrança de impostos sobre a produção e a circulação de mercadorias e serviços;

QUESTÃO 5 - A crise do petróleo de 1973 trouxe diversas consequências para a economia internacional. Dentre elas, pode-se destacar:

I. a necessidade de restruturação dos sistemas produtivos e energéticos na maior parte do mundo desenvolvido

II. a pesquisa intensiva sobre as possibilidades de fontes alternativas de energia

III. a implantação de diversas usinas termo-elétricas por toda a Europa

R: D) As afirmações I e II estão corretas

Justificativa: Foi a partir desta crise que se teve a consciência da dependência que a economia mundial tinha do petróleo, da fragilidade dessa dependência, e da necessidade de se investir noutras fontes de energia. No Brasil, o desenvolvimento da utilização do álcool como combustível foi uma conseqüência da crise do petróleo. A crise petrolífera de 1973 serviu para a busca de novas fontes de energia no mundo.

QUESTÃO 6 - O impacto da crise do petróleo abalou intensamente a economia brasileira. Dentre as consequências podemos citar:

I. a instalação das primeiras usinas nucleares no país

II. o desenvolvimento do Proalcool, visando substituir a gasolina como combustível automotivo

III. a expansão da atividade industrial, iniciando o que foi chamado "O Milagre Brasileiro"

R: D) As afirmações I e II estão corretas

Justificativa: Todos os países importadores de petróleo foram afetados, principalmente aqueles em desenvolvimento como o Brasil. O preço do barril do combustível natural subiu significativamente, gerando um efeito arrasador na economia mundial, com impactos que deixaram graves consequências. Essa crise causou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com