TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Econômico Global

Monografias: Ambiente Econômico Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2013  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 8

1) Sabe-se que nos anos 1990 uma série de reformas foram recomendadas para os países da América Latina. Essas reformas passaram a ser conhecidas como medidas preconizadas pelo Consenso de Washington. Podemos destacar entre elas:

I. a estatização dos setores produtivos e a desvalorização cambial competitiva

II. a privatização de empresas estatais e a redução dos gastos sociais do governo

III. o fortalecimento de políticas de crescimento, mesmo que às custas de taxas de inflação altas

A

apenas a afirmação I está correta

B

apenas a afirmação II está correta

C

apenas a afirmação III está correta

D

as afirmações I e II estão corretas

E

as afirmações II e III estão corretas

Justificativa: A mudança no comportamento do Estado, de interventor para neoliberal, dá-se em função do período de crise vivenciado pelas economias capitalistas dos anos 1980, para alguns a “Década Perdida”, e do período de elevação do endividamento público. Também concorre para essa mudança o processo de inflação galopante, a maior característica do período, que atingiu de forma sensível o Brasil. Desta forma, a década dos noventa será o período no qual serão realizadas as reformas necessárias para responder ao novo contexto econômico: ajuste fiscal, monetário e administrativo, realizados sem uma participação próxima do Estado. É nesse período que a economia mundial é atingida por uma onda de privatizações, seguindo a diretriz do Estado mínimo.

2) No que diz respeito à interpretação sócio-econômica, o termo “globalização” está relacionado:

I - À atuação das empresas multinacionais e à internacionalização da economia mundial.

II – Aos processos de produção cada vez mais rápidos e dinâmicos, bem como a repartição internacional das etapas da produção entre diferentes países.

III – A diminuição da concorrência nos mercados internacionais, bem como a defesa das economias nacionais da ação predatória do comércio internacional.

A

apenas a afirmação I está correta

B

apenas a afirmação II está correta

C

apenas a afirmação III está correta

D

as afirmações I e II estão corretas

E

as afirmações II e III estão corretas

Justificativa: São exatamente esses os aspectos responsáveis pela identificação do imperialismo colonial como o primeiro momento do processo globalizador. Escravos e matérias primas sendo fornecidas por “celeiros”; desenvolvimento e industrialização nos países metrópoles. Em suma, a velha e mesma divisão internacional do trabalho.

3) Do ponto de vista ideológico, globalização também pode significar:

I - A hegemonia dos valores neoliberais, consagradas a partir do colapso de Bretton Woods e das dificuldades do capital internacional após os choques do petróleo da década de 70

II – A hegemonia dos valores defendidos pelo keynesianismo e pelo Estado do Bem Estar Social.

III - A consolidação dos interesse das elites econômicas globais e dos interesses do Capital simbolizadas pelo Consenso de Washington.

A

apenas a afirmação I está correta

B

apenas a afirmação II está correta

C

apenas a afirmação III está correta

D

as afirmações I e III estão corretas

E

as afirmações II e III estão corretas

Justificativa: Essas diretrizes econômicas que já se delineavam pontualmente foram devidamente formalizadas pelo o Fundo Monetário Internacional (FMI) em 1990 sob a forma de um conjunto de dez medidas econômicas voltadas a ajustar a economia de países que mal sobreviviam economicamente desde a década de 80. Devidamente ratificado pelo Banco Mundial e pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, o documento formulado a partir de um texto do economista John Williamson foi chamado de Consenso de Washington.

4) No processo que está sendo denominado de globalização, percebe-se uma divisão clara entre países centrais e periféricos, respectivamente países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os primeiros podem ser chamados de globalizadores e, os segundos, de globalizados. Sendo assim, podemos afirmar que:

A

Globalizadores são os países com baixa tecnologia e com grande poder de decisão política

B

Os países globalizados conseguem assimilar a nova tecnologia e possuem as multinacionais mais avançadas

C

Os países globalizadores geram ciclos de crescimento econômicos mundiais, distribuição eqüitativa de riqueza e inovações tecnológicas

D

Os países globalizados importam mais que exportam, ou então exportam produtos menos elaborados, cuja tecnologia é adquirida no exterior

E

No contexto econômico atual há um tal equilíbio sócio-econômico e político que torna difícil identificar globalizadores e globalizados

Justificativa: São exatamente esses os aspectos responsáveis pela identificação do imperialismo colonial como o primeiro momento do processo globalizador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com