TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Capítulo 6 Da PLT De Ciências Sociais E A Onda De Violência Em SP

Ensaios: Análise Do Capítulo 6 Da PLT De Ciências Sociais E A Onda De Violência Em SP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do Capítulo 6 da PLT de Ciências Sociais e a onda de violência em SP

O capítulo 6 da PLT fala sobre os diferentes comportamentos impostos por cada sociedade, dos valores sociais de cada grupo, das normas, costumes e sanções que aprendemos desde cedo e principalmente sobre desvio social e marginalidade.

Nossos valores e costumes são influenciados pela sociedade, grupo e classe social da qual fazemos parte. Como exemplo, podemos citar os antigos seguidores de Hitler, que acreditavam que todos os judeus e homossexuais deveriam ser executados, pois não eram considerados como seus iguais. No entanto isso é absurdo, mas na época, Hitler era o líder da Alemanha, e ele dizia que matá-los era o certo a fazer, e a sociedade concordava.

Como exemplo um pouco mais atual de costume, podemos citar a Índia, onde o boi/vaca é um animal sagrado, bem diferente daqui do Brasil, onde este é um alimento.

Vivemos de acordo com o que nos foi ensinado desde criança, ou seja, a sociedade nos impõe o que é certo e errado, o que é bonito ou feio, o que podemos ou não fazer, exercendo assim um certo controle sobre a nossa vida. Sabemos que se não agirmos de acordo com o que é “certo”, pagaremos de uma forma ou de outra, através de um tapa, um isolamento ou no pior caso, sendo preso.

Em nenhuma sociedade é possível fazer com que todos sigam a risca o que é certo, e quando esta falha acontece, chamamos de desvio social. O assassinato, o roubo, e o estupro, são exemplos de desvio social na sociedade de hoje em dia. Quando o indivíduo vive a maior parte do tempo fora das normas legais impostas, este acontecimento é chamado de marginalidade, e para voltar a viver conforme a sociedade impõe, é necessário que este passe por uma reeducação.

Como podemos ver em jornais e noticiários, a cidade de São Paulo está passando por um caos, que nada mais é, conseqüência de desvios sociais e marginalidade. Os autores dos assassinatos e atentados a policiais e à população, são pessoas que vivem em uma outra realidade, pois a grande maioria cresceu diante da criminalidade, em meio ao caos e desordem, longe de uma sociedade estável, sem saber o que é certo ou errado em nossa sociedade. Aprenderam a viver desta forma, ou por influência do grupo social a qual pertence, ou pela falta de oportunidade e classe social, ou até mesmo porque viram os pais fazendo isso. Não que seja justificável, mas para muitos deles esta forma de se viver é a correta, pois é a única que conhecem, e a única forma de mudar esta situação é a reeducação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com