TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Viabilidade econômico-financeira

Artigo: Análise de Viabilidade econômico-financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  195 Visualizações

Análise de Viabilidade econômico-financeira

Segundo Cecconello (2008, pág. 225) objetivo dessa fase e abranger a projeção dos resultados econômico-financeiros, a verificação de sua consistência e a analise dos resultados projetados. Enquanto a projeção dos resultados econômico-financeiros apresentam valores numéricos decorrentes das premissas assumidas no posicionamento estratégico, desenvolvido na fase de concepção do negócio, a verificação da consistência busca assegurar que os valores projetados guardem relações proporcionais entre si, e a análise dos resultados se propõe a verifica se os resultados projetados apresentam viabilidade diante dos parâmetros de existências predefinidos pelos tomadores de decisão.

Segundo Cecconello (2008, pág. 225) o que se busca numa análise de viabilidade econômico-financeira é a confrontação dos investimentos necessários com os lucros operacionais potenciais projetados, e a geração de caixa consequente, para o negocio proposto. O resultado dessa análise pode ser positivo ou negativo, sendo um parâmetro que deve servir como base para o empreendedor decidir pela liberação ou não do investimento necessário ao plano analisado.

Essa decisão, via de regra, é batizada por parâmetros predefinidos que contemplam basicamente o prazo de retorno máximo aceitável para o investimento necessário, a taxa de retorno mínima esperada e se o valor de retorno é maior que zero (VPL) (CECCONELLO, 2008, pág.226).

Segundo Cecconello (2008, pág. 226) a projeção de resultados econômicos financeiros é realizada com a utilização de modelos de relatórios contábeis como balanço patrimonial e

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com