TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação Da Nova Organização

Ensaios: Apresentação Da Nova Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  3.602 Palavras (15 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 15

Apresentação da Organização

Apresentamos para este PAP (Programa de Ação Profissional) uma visão da estrutura interna das Casas Bahia, após realização de pesquisa de campo para a coleta de dados junto a funcionários da mesma. As Casas Bahia atualmente fazem parte do Grupo Globex, que compreende também as empresas Pão de Açúcar e Ponto Frio. Mas para atender ao escopo deste trabalho iremos nos ater apenas à empresa Casas Bahia. Podendo assim analisar de maneira consistente sua estrutura organizacional, comunicação e cultura empresarial.

1.1 Razão Social

Casas Bahia Comercial Ltda.

1.2 Breve Histórico da Organização

Foto: Fachada da primeira loja - fonte: site Casas Bahia

1.2.1 Ano de Fundação e como se iniciou a organização

Fundação: 1952

A história das Casas Bahia, está intrinsecamente ligada a história de seu fundador o polonês Samuel Klein. O negócio começou na verdade sem um endereço fixo, sendo baseada no sistema de vendas de "mascate" como era conhecido na época, sendo que a venda se dava porta à porta na região do ABC Paulista, nessa época já aplicava a venda à crédito, por meio de um cartão onde fazia o controle de cada cliente e das parcelas de suas compras que eram em geral divididas em seis ou oito prestações. Em 1957 comprou sua primeira loja na avenida Conde Francisco Matarazzo, 567, no centro da cidade de São Caetano do Sul. O nome Casas Bahia já foi um por si um insight de marketing, pois visava homenagear ao povo nordestino que havia

imigrado para São Paulo em busca de melhores oportunidades e trabalhava então na indústria economicamente aquecida da região naquela época. Se na época de mascate Klein vendia roupas de cama mesa e banho, agora com a loja estabelecida em endereço fixo seu portfólio de produtos se ampliava para uma variedade maior, abrangendo também móveis, colchões de algodão e outros itens.

1.2.2 Quem é o Fundador?

foto: Samuel Klein - fonte: site casas bahia

Samuel Klein, imigrante polonês, nascido no dia 15 de novembro de 1923 na aldeia de Zakilikov situada há 80 quilômetros da cidade de Lublin, vindo para a América do Sul em 1951 estabeleceu-se inicialmente na Bolívia, lá encontrou um pais em meio a uma guerra civil. Havendo sobrevivido aos horrores da segunda guerra mundial em um campo de concentração nazista Klein partiu rumo ao Brasil e aqui chegando ficou durante seis semanas na casa de uma tia no Rio de Janeiro e em seguida partiu para São Paulo, onde iniciou suas atividades no comercio local.

1.2.3 Desenvolvimento da Empresa

Após se estabelecer em São Caetano do Sul, as Casas Bahia expandiram-se inicialmente na região do ABC, tendo sempre como foco principal a atuação no comercio varejista. Criou um modelo de negócio bem sucedido e logo expandido para as cidades vizinhas, Santo André e Mauá. No entanto a expansão do negócio não impediu que seu proprietário mantivesse as vendas de porta em porta como uma atividade adjacente a da rede de lojas. Nesse período utilizava

automóveis Wolksvagen do tipo Combi para atender às residências. A frota adquirida chegou a ter 80 veículos para comercializar mercadorias. Em 1970 Samuel Klein assumiu o controle acionário de uma financeira, a Intervest, que tinha por finalidade oferecer financiamento aos clientes e assim impulsionar a expansão da rede de lojas. Nessa época encerra-se o modelo de vendas porta em porta.

Foi também em 1970 que a primeira loja foi aberta na cidade de São Paulo, no bairro de Pinheiros e seqüencialmente novas lojas foram compradas e incorporadas a rede não só em São Paulo mas no estado do Rio de Janeiro também, entre essas lojas estavam as lojas Piratininga, rede Columbia, Tamakavi, Domus, Ultralar, Modelar e Garsom, as três ultimas no Rio. No fim dos anos 80 as Casas Bahia inaugura sua centésima loja. A década seguinte marcou a expansão para mais estados no território nacional, sendo que a abrangência das operações da rede agora incluíam Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. No ano de 1996 a Casas Bahia abriu o maior Centro de Distribuição da América Latina em Jundiaí, no estado de São Paulo.

Nos anos 2000 a expansão da rede chega a Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, na metade da década a empresa já possui 400 lojas e uma carteira de 14 milhões de clientes. Em novembro de 2008 lança uma iniciativa inédita, abre uma loja na favela de Paraisópolis, zona sul da cidade de São Paulo. No final do mesmo ano inicia um novo modelo de negócio para

a rede, seu portal de vendas na web. Foram investidos 3 anos e R$ 3,7 milhões no projeto.

Em 2003 a empresa cria uma grande ação de Marketing denominada Super Casas Bahia, um mega centro de compras montado no Pavilhão do Anhembi durante o mês de Dezembro. O evento tinha por finalidade impulsionar as vendas de final de ano e durou até o ano de 2009.

No final de 2009 as casas Bahia firmaram uma parceria com o Banco Popular do Banco do Brasil, instalando quiosques do banco em suas lojas, mas diferentemente do modelo adotado por outras lojas varejistas a Casas Bahia manteve o controle do crédito oferecido pelas agências para o crediário. O perfil da loja de atender a historicamente consumidores de classe C, D e E muda na ultima década para abranger também as classes A e B.

Em 2010 as Casas Bahia são incorporadas pelo Grupo Globex passando a fazer parte do mesmo grupo que as empresas Pão de Açúcar e Ponto Frio.

foto: Matriz em São Caetano - fonte: Jornal ABC Reporter/Celso Lima

Abaixo segue a cronologia da empresa desde sua fundação.

1952 – Chegada do Sr. Samuel ao Brasil.

1957 – Abertura da 1ª loja em São Caetano do Sul, a “Casa Bahia”.

1960 – Inauguração da segunda loja em São Caetano, passando a chamar-se “Casas Bahia”.

1964 – Início da venda de eletrodomésticos.

1970 – Aquisição da financeira Intervest e da rede de lojas Piratininga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com