TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argumento a favor da ética e do argumento contra a corrupção

Ensaio: Argumento a favor da ética e do argumento contra a corrupção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Ensaio  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 4

Em conformidade com o conteúdo da charge abordada, proponha dois argumentos: um argumento a favor da Ética, e outro argumento contrário à corrupção. Sua resposta deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 linhas. (4,0 pontos)

A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos.

A ética é essencial para ponderarmos os motivos que nos levam a agir de determinada maneira. Sem ética a vida seria um caos, pois vivemos em sociedade, sofremos, naturalmente, influencias que têm grande peso na nossa tomada de decisão. Graças à ética podemos viver como somos: seres humanos e não animais.

Avançamos cada vez mais com a tecnologia, mas na mesma proporção regredimos com a ética.

O povo, que deveria “ter aulas de ética” com seus lideres, recebem hoje “diplomas de corrupção”. Não precisamos ir muito longe para notar a falta da ética. A ação antiética esta no nosso dia a dia, quando aceitamos a troca de votos por favores, quando aceitamos o traço a mais, etc. Infelizmente é o famoso “jeitinho brasileiro” que faz com que “tudo” tenha uma solução ($$$).

2) Leia o texto a seguir:

O papel das redes sociais digitais nas novas formas de ativismo político.

Ao estudar os fenômenos recorrentes à sociedade que configuram objeto de preocupação para a Sociologia contemporânea, foram abordados temas como globalização, desigualdades socioeconômicos, agrupamentos ou grupos sociais, mídia e as comunicações de massa entre outros. A globalização, entendida como processo no qual se intensificam as relações e a interdependência sociais e globais é um fenômeno social com vastas implicações onde os grupos e as nações tornam-se mais interdependentes (CASAGRANDE; AMORIM). Os efeitos desse processo foram sentidos fundamentalmente por uma rápida integração econômica entre os principais agentes e atores econômicos (empresas e governos), e suas consequências sentidas pelo conjunto da população mundial através de diversas formas de exclusão dos benefícios gerados. Para expor e combater as contradições e os malefícios da globalização, no plano econômico, para a maioria absoluta da população, e ainda, o não respeito aos direitos civis básicos (democracia), despontaram novos movimentos sociais organizados e não organizados em escala mundial aliados aos modernos recursos da tecnologia da informação (internet). A junção dessas duas forças permitiu novas possibilidades de conexões sociais e de organização política da sociedade. Para fins didáticos, vamos usar o caso da Primavera Árabe, que segundo Lopes (2012) parte de um “[...] modelo de mobilização que se manifestou na Tunísia e foi replicado em quase todo o mundo árabe, a população daqueles países saiu em massa às ruas exigindo mudanças estruturais na política, na sociedade, e na economia. Ditaduras ruíram ou estão por ruir. Todo o status quo da região está se transformando.” Para este, algo impensável há pouco tempo, surgiu através das redes sociais e conseguiu catalisar o sentimento latente de insatisfação da sociedade.

De acordo com o exposto, acesse os sites indicados, que tratam do tema mencionado. A partir destas leituras, análises e considerações, desenvolva um texto crítico (mínimo de 20 linhas e com utilização de pelo menos uma citação direta dos conteúdos da disciplina), sobre a temática dos atalhos indicados, pautando-se sobre as seguintes questões propostas:

a) Porque os movimentos sociais nacionais e internacionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com