TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Definições de Globalização

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

Definições de globalização

Globalização se define em um processo de transformações que englobam pontos econômicos, sociais, culturais e políticos, essa integração entre países e pessoas através do governo, empresas e do avanço da tecnologia gerou um conceito de Aldeia Global na qual interliga pessoas e mercadorias, quebrando as fronteiras e expandindo o comércio capitalista.

Muitos pesquisadores e historiadores relacionam o surgimento da globalização de primeiro momento na época da expansão marítima, devido a busca por lucro, quando o capitalismo se desenvolveu provocando mudanças ao redor do mundo.

No século XVIII, a indústria e o surgimento da tecnologia contribuíram para o processo de globalização. No século 20, nos anos 1990, acontece o desenvolvimento maior do capitalismo, graças às transações permitidas pelo uso da internet.

Os recursos tecnológicos eram mais utilizados e os preços foram barateando, assim as relações comerciais ficaram mais rápidas.

O impacto da globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, e na qualidade de vida da população foi variando a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.

Dentro deste processo econômico, muitos países se uniram para formar blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Neste contexto, o Mercosul, o NAFTA, os Tigres Asiáticos, os BRICS, se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si conseguindo mais força nas relações comerciais internacionais.

Enfim, na globalização você pode comprar um produto que foi fabricado do outro lado do mundo, como por exemplo na China, mas utilizando a matéria-prima que foi comprada em outro país.

Segue abaixo um exemplo simples e divertido sobre a globalização:

“A morte da princesa Diana (inglesa), que tinha um namorado (egípcio), que morreu em um túnel (francês), dentro de um carro (alemão), com motor (holandês), dirigido por um motorista (belga) que estava bêbado, porque havia bebido uísque (escocês), e eram seguidos por "paparazzis" (italianos) em motos (japonesas) os quais usavam máquinas fotográficas compradas no (Brasil) contrabandeadas do (Paraguai) sendo as mesmas fabricadas em (Taywan) com peças da (China)!”

Definição de outsourcing

O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que está relacionado com a utilização de fontes externas de mão-de-obra de uma empresa. Basicamente, falar em outsourcing significa falar em “terceirização”, só que seria uma terceirização estratégica que corresponde à contratação no exterior de uma ou mais fases da cadeia operacional, tais como o design do produto, a investigação e desenvolvimento, o fabrico de componentes, ou a comercialização dos produtos através do estabelecimento de relações de cooperação para a produção.

Esta ideia está vinculada com a subcontratação de serviços, geralmente relacionada às atividades meio de uma empresa, e nunca à sua atividade fim. Isso quer dizer que uma empresa pode terceirizar algumas atividades de seu processo produtivo, por exemplo, mas nunca o procedimento que dará origem ao seu produto final. Uma padaria pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com