TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As origens sociais da ditadura e da democracia

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

Texto: Moore, Barrington. “As origens sociais da ditadura e da democracia”, pp. 477-497.

1º Parte: Revoluções burguesas e suas implicações no mundo pré industrial (§§ 1 -4)

A) Segundo Barrington Moore Jr., existem (historicamente) três formas de passagem do mundo pré-industrial para o mundo moderno:

1. Revolução burguesa, que termina numa aliança entre o capitalismo e a democracia do tipo ocidental.

2. Revolução "de cima", via capitalista-reacionária, que termina no fascismo.

3. Revolução camponesa, que termina no comunismo.

Frente a esses três modelos de transição, o autor se propõe a analisar histórica e comparativamente a Revolução Puritana na Inglaterra, a Revolução Francesa e a Guerra de Secessão Americana como representativas do primeiro modelo, o processo de modernização do Japão como representativo do segundo modelo e a Revolução Chinesa como representativa do Terceiro modelo. O autor analisa ainda o caso da Índia que constituiria um quarto modelo de transição, na medida em que não conheceu nem revolução burguesa, nem revolução "de cima" e nem revolução camponesa. A partir disse, Moore propõe uma analise baseada em certas características sociais agrárias que contribuíram para o desenvolvimento da democracia ocidental.Para ele “o desenvolvimento de uma democracia como uma luta longa e certamente incompleta no sentido de fazer três coisas estritamento relacionadas”:

1.Controlar governos arbitrários;

2.Substituir leis arbitrarias por leis justas e racionais;

3. Conseguir que a população participe na elaboração das leis;

2º Parte: O feudalismo Ocidental e a estruturação da democracia (§§ 5 -7)

A)As lutas sociais que terminaram na Revolução Puritana do século XVII nasceram no curso de um processo de transformação complexo e desencadeado muitos séculos antes, e que vinha decompondo gradativamente o sistema feudal. Os componentes fundamentais desse processo podem ser resumidos da seguinte maneira:

1 . Desenvolvimento do comércio, acumulação primitiva do capital e interferência desintegradora do capital comercial na produção artesanal.

2. Penetração de relações capitalistas no campo (comercialização da agricultura) por meio das enclosures que expropriam os camponeses, instituem a propriedade privada capitalista da terra e transformam a aristocracia feudal em burguesia agrária.

Para isso, Barrington afirma que esse processo ocorreu apenas na Europa Ocidental, outros países como Rússia, China e Japão teriam tido noções que poderiam levar a democracia, porém ainda faltavam-lhes atributos políticos e sociais que pudessem de fato instaurar essa forma de governo.

3º Parte: A persistência do absolutismo real (governo burocrático pré- industrial) e o papel da burguesia para a consolidação da democracia (§§ 8-16)

A) Para Moore , a persistência do absolutismo real ou de um modo mais geral, de um governo burocrático pré- industrial, até aos tempos modernos, criou condições desfavoráveis a democracia do tipo ocidental. Para ele, o equilíbrio entre nobreza e coroa, no qual o poder real predominava,mas deixava a nobreza um grau substancial de independência foi uma pré condição decisiva para a democracia moderna, para isso ele utiliza a China e Índia como elemento comparativos,na medida que esses ingredientes não eram encontrados nesses países, reafirmando que a realização desse equilíbrio foi fruto de métodos violentos e ocasionalmente revolucionários, que os liberais contemporâneos geralmente rejeitam.

B) Após concluir essa idéia, o autor indaga: ‘’Que pode suceder se a nobreza procurar libertar – se, na ausência de uma revolução burguesa?, concluindo que o resultado é altamente desfavorável a versão ocidental de democracia, na medida que nos países europeus a luta da nobreza foi em grande parte separadas da cidades, para ele, a um forte acordo com a tese marxista de que uma classe vigorosa e independente de habitantes da cidade tem sido elementar indispensável no desenvolvimento da democracia parlamentar, ou seja, sem burguesia não há democracia.

C) A partir disso, o autor parte do principio que a próxima evolução política encontra-se a de a aristocracia proprietária se voltar ou não para a agricultura comercial e da forma que essa comercialização tomou, fazendo uma gradual descrição da relação da terra entre o camponês e o nobre no sistema feudal , afirmando que o senhor em conjunto com seus camponeses constituía uma comunidade auto-suficiente.O desenvolvimento do comercio nas cidades e as exigências em impostos dos governantes absolutistas tiveram, entre as suas muitas conseqüências, o resultado de o senhor necessitar cada vez de mais dinheiro.A partir disso, Moore afirma que surgiram três reações principais em diferentes partes da europa

1.A aristocracia proprietária inglesa voltou – se para uma forma de agricultura comercial que implicava na libertação dos camponeses para se governarem da maneira que conseguissem;

2. A elite proprietária francesa deixava geralmente aos camponeses a posso de facto do solo, forçando os camponeses a entregar uma parte da sua produção, que os nobres então vendiam.

3.Na Alemanha oriental os camponeses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com