TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistencia Social

Monografias: Assistencia Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  9.264 Palavras (38 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 38

FACULDADES INTEGRADAS DE

ARIQUEMES

SELMA CRISTINA FUZA

TERONILZA TEIXEIRA TAVARES

GESTÃO ESCOLAR

ARIQUEMES

2011

FACULDADES INTEGRADAS DE

ARIQUEMES

Selma Cristina Fuza

Teronilza Teixeira Tavares

GESTÃO ESCOLAR

Ariquemes

2011

Dedico esse trabalho a Deus soberano sobre todas as coisas, pois me concedeu o ar que respiro o qual me deu a vida. Vida que me proporcionou a alegria de caminhar lado a lado com minha amiga Selma de termos o prazer em concluirmos juntas essa monografia. A minha mãenzinha Jovelina que sempre me motivou a alcançar meus objetivos. Dedico também ás minhas filhas Paola e Débora por me ajudar com carinho e apoio.

Acadêmica: Teronilza Teixeira Tavares Pimentel

Dedico esse trabalho primeiramente a Deus que me tem dado a graça da vida, a minha amiga Teronilza, ao meu esposo Roni, aos meus filhos Junior e Maycon e aos amigos que com amor, carinho e muita paciência me ajudaram incessantemente a concluir esse curso com a apresentação e entrega desse trabalho monográfico.

Acadêmica: Selma Cristiane Fuza

AGRADECIMENTOS

Agradecemos ao professor orientador, Sebastião Flores Sarudakis pela dedicação em todas as etapas deste trabalho.

Á nossa família, pela confiança e motivação para chegarmos ao termino do curso.

Aos amigos e colegas, pela força e incentivos.

Aos professores e colegas de Curso, pois juntos trilhamos uma etapa importante de

nossas vidas.

Aos profissionais entrevistados, pela concessão de informações importantes para a

realização deste estudo.

A todos que, de algum modo, colaboraram para a realização e finalização deste

trabalho.

“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar

os que vivem em torno da escola, e dentro da escola,no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.”

PAULO FREIRE

RESUMO

Este estudo direcionado a Gestão Escolar, tem como objetivo relacionar questões fundamentais e os desafios, em face das novas demandas que as escolas enfrentam e os processos que a constroem. Numa realidade em que o contexto social se democratiza e se transforma para uma escola autônoma. Abrir o leque do entendimento sobre essas práticas à realidade das escolas públicas de Ariquemes-RO, e seus impactos administrativos e pedagógicos entre concepção teórica, e ao mesmo tempo, que mantêm relação direta com as transformações extra-escolar da comunidade local. Este trabalho analisa através de pesquisas bibliográficas a história da gestão escolar a partir da colônia com a gestão dos jesuítas, até os grandes movimentos sociais que se inicia na década de 20, provocando reformas educacionais e propostas pela Constituição de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O leitor irá observar que foram feitos questionamentos acompanhado de entrevistas aos gestores das escolas estaduais e municipais, discutindo seus efeitos nas práticas pedagógicas, e de como a gestão escolar atua em todos os segmentos estabelecidos pela Lei no interior das escolas. Se há contribuição da família, comunidade e funcionários para construção de pessoas capazes de transformar seu meio social através de relacionamento harmonioso e de respeito ao próximo. Observa-se, que a transição de um modelo de gestão direcionada e centralizada, para um paradigma dinâmico participativo, ainda está em fase de aperfeiçoamento. Portanto, os gestores das escolas se conscientizam que a evolução em diversidades culturais, requer um perfil articulador em todos os segmentos interno e externa. Constata-se nessa atualidade escolar, que mesmo diante das desigualdades dos níveis sócios econômicos culturais, os gestores usam estratégias de como se adaptar ao espaço geográfico na qual a escola se localiza e gerem condições necessárias para o bom desenvolvimento de aprendizagem, buscando melhoria através de uma ação coletiva por meio dos Colegiados e o seu próprio Regimento Escolar com a formação do Projeto Político Pedagógico.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão. democrática. Autonomia. Descentralização. Projeto Político Pedagógico. Colegiados.

ABSTRACT

This

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com