TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativadade Resolvida.cristina Costasociologia

Dissertações: Ativadade Resolvida.cristina Costasociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  2.382 Visualizações

Página 1 de 6

estudo de caso.ciencias sociais

semana5,6,7,8.

Semana 6 - A solidariedade social: a base da sociedade.

Anomia, patologia e normalidade na análise social. O funcionamento da sociedade como organismo. Consciência coletiva. Fato moral. A solidariedade orgânica: fragilidade das instituições sociais. Exemplos de fragilidade em instituições modernas Solidariedade social e Direito. A importância da normatização social: O direito. Coesão e coerção social

Para responder os casos a seguir sugerimos a leitura:

COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à ciência da Sociedade. São Paulo: Moderna, 2001.

Caso 1

Filho único

Muitos países enfrentam sérios problemas com seu elevado crescimento populacional. Em alguns destes países, foi proposta (e por vezes colocada em efeito), a proibição de as famílias terem mais de um filho. Algumas vezes, no entanto, esta política teve conseqüências trágicas. Na China, por exemplo, houve registros de famílias de camponeses abandonarem suas filhas recém-nascidas ou abortarem para terem uma outra chance de ter um filho do sexo masculino. Em um país que guarda pesadas tradições, as mulheres ainda são consideradas inferiores aos homens, portanto, ter um filho do sexo masculino, significa, além de braços fortes para lavoura, sinal de status social. O resultado disso é que nos últimos anos a China teve uma vertiginosa queda no número de mulheres, tendo chegado a um desequilíbrio assustador: para cada 10 homens existe apenas uma mulher disponível para casar. Teme-se que aumente os casos de estupro.

( questão adaptada do ENADE 2004)

1 - Considerando o texto responda: Na visão durkheimiana qual seria o modelo de sociedade que caracterizaria o Japão? Por quê?

2- Que tipo de solidariedade

e vínculos constitui a base da sociedade japonesa? E a que tipo de direito corresponde esta solidariedade? Justifique:

Questões de múltipla escolha

1 - Sobre o conceito de consciência coletiva em Durkheim, podemos afirmar que:

a) é o conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade e formam um sistema articulado com vida própria, produzindo assim, uma “moral social”.

b) refere-se ao interior de qualquer grupo ou sociedade, onde são observadas formas desconexas de conduta e pensamento.

c) baseia-se na consciência dos indivíduos singulares e grupos específicos de cada sociedade.

d) constitui-se “o tipo psíquico” da sociedade, sendo produto das consciências individuais, mas se impõe aos indivíduos, perdurando através das gerações.

2 - Durkheim considerou a questão da ordem social uma preocupação constante. De forma sistemática, estabeleceu o objeto de estudo da sociologia, assim como indicou o seu método

de investigação. Com relação ao pensamento de Durkheim, assinale a opção correta.

A - Durkheim atribui aos fatos econômicos a raiz dos problemas sociais do momento histórico. Segundo ele, todo o resto, inclusive a própria moral, decorre desses fatos.

B - A crescente divisão do trabalho que estava em curso na Europa, no período em que Durkheim escreveu seus textos, era, segundo ele, fator de desagregação social e moral.

C - Há duas preocupações presentes na obra de Durkheim que lhe deram visibilidade acadêmica: a questão da ordem social e a procura permanente de estabelecer o objeto de estudo da sociologia.

D - Para Durkheim, a anomia era uma demonstração contundente de que a sociedade encontrava-se no bom caminho.

Semana

7 - O Método compressivo

O método compreensivo. A noção de Sociologia Compreensiva. Os diversos tipos de atividade social: a análise dos planos em que se da interação social: o econômico, o social e o político. A atualidade do pensamento sociológico sobra a questão: Raymundo Faoro e Os Donos do Poder. A noção de indivíduo e sociedade e a construção da cidadania.

Para responder os casos a seguir sugerimos a leitura:

COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à ciência da Sociedade. São Paulo Ed. Moderna, 2001.

Caso 1

O capítulo 63 da novela mexicana “Rebelde”, produzida pela rede Televisa e transmitida / dublada pelo SBT, trouxe o seguinte diálogo:

Mia: Tipo assim, eu gosto muito de comprar. Bolsas, sapatos, maquiagem... tudo para ficar bem linda.

Miguel (namorado da personagem): Ah, meu amor, você deve fazer o que gosta. Tem que pensar em você, Só tenha cuidado para que suas amigas não se aproveitem de você.

Mia: Há! Mas isto é claro para mim, na hora que a gente precisa é cada um por si, não tem ninguém para ajudar. É por isso que eu penso primeiro em mim, segundo em mim e depois em mim..

Miguel: E em mim você não pensa?

Mia: Só para carregar meus embrulhos!!!!

Roberta: Essa barbie descerebrada não faz outra coisa senão comprar, comprar! É uma egoísta, uma individualista que só pensa em si.

1 - Os indivíduos compartilham, por viverem em sociedade, dos mesmos códigos de sentido, valores e significados. Tais características estão presentes em diversos eventos do cotidiano: brincadeiras, músicas, novelas. O trecho acima revela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com