TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa Referente ao Debate de Macroeconomia

Por:   •  14/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1] 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 

 

 

CÍNTIA DO CARMO SANTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

    Atividade Avaliativa Referente ao Debate de Macroeconomia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uberlândia - MG

2019

 

 

 

CÍNTIA DO CARMO SANTOS

 

 

 

INTRODUÇÃO À ECONOMIA

    Atividade Avaliativa Referente ao Debate de Macroeconomia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           Trabalho   apresentado   junto   ao   curso   de  Ciências  

Econômicas,   na  matéria  de  Introdução  à  Economia
como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel.

Prof. Daniel Caixeta

 

 

 

 

Uberlândia - MG

2019

  • Pergunta Geral: As duas reportagens mostram controvérsias presentes na teoria e na prática econômica. Explique a razão de tais debates.

R. Enquanto que os analistas financeiros dizem que o governo não tem condições de manter as suas despesas, justificando que ambas as fontes de financiamento, de impostos e endividamento, se esgotaram, ignoram o fato de que o nosso governo não possui restrição financeira, haja vista que possui moeda fiduciária. Quando confrontados sobre isso exercem forte resistência a aceitação de tal falta de restrição, assemelhando-se em muito com o velho conservadorismo vitoriano em suas noções de orçamento equilibrado e contenção estatal.

Outro ponto controverso apresentado no texto, está na idéia de que os investimentos públicos concorrem e inviabilizam os investimentos privados, quando na verdade ignora a situação de uma capacidade ociosa, desprezando o fato de que os investimentos públicos, geram empregos nas atividades de inversão, as quais complementam e estimulam o consumo, ou seja, o investimento privado.

Um grande destaque do texto é apresentar a idéia de radicalismo como possível explicação para tais controvérsias, já que para o autor, as posições extremas são mais fáceis de serem compreendidas e acabam por ganhar adeptos e apoio, movidas por paixões impermeáveis à argumentação racional.

Já José Luíz Oreiro, trás uma série de críticas às medidas econômicas tomadas pelo governo até então, e suas visíveis contradições entre seus fins e de fato seus resultados, por intermédio de uma análise Keynesiana ele aborda principalmente as decisões político-econômicas de natureza contracionista, assumidas pelo atual governo em um momento que beira recessão técnica, tangenciando a tomada de políticas expansionistas principalmente pela ótica da política fiscal e monetária, a fim de reativar o multiplicador econômico, que seja às custas de um aumento da dívida, em prol de um crescimento econômico gerador de emprego e consequentemente de renda. Destaque seja dado a crítica do autor ao atual ministro da economia Paulo Guedes, referindo-se ao mesmo como jogador de poker, pois assim como em uma partida arriscada, Paulo Guedes Jogou "All in” apostando tudo na reforma da previdência, criando pretextos para condicionar sua aprovação sob pena de catástrofe econômica desmedida.

  1. Explique o significado da chamada “Revolução Keynesiana” para o estudo da macroeconomia. Quais foram as principais contribuições de Keynes para compreensão da dinâmica do sistema capitalista?

R. Keynes, por meio dos princípios propostos em seu livro “Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda”, provocou uma verdadeira revolução no pensamento econômico e trouxe uma nova interpretação dos fenômenos macroeconômicos. Revolução por sua vez, que ficou conhecida como Teoria Keynesiana. A Teoria Keynesiana é uma teoria geral que concerne a todos os níveis de emprego para o sistema econômico, como um todo. É uma teoria de economia monetária no sentido de que o dinheiro é uma forma importante sob a qual se acumula riqueza, e os juros o prêmio pago para que não se entesoure dinheiro desta forma.

Keynes, trouxe a ótica do desemprego involuntário, rejeitado pelos Neoclássicos, justificando que em momentos de crise, as pessoas querem trabalhar por qualquer valor, e mesmo assim não encontram trabalho. Trouxe também a idéia de que a demanda cria a oferta, a qual faz oposição a visão Neoclássica que parte do enfoque na oferta, já que para os mesmos, ela própria criaria sua demanda. Além disso, questionou a teoria do pleno emprego, que para ele, é aplicável em casos muito peculiares e não gerais. Outra grande contribuição de Keynes foi marcar seu pensamento como política econômica prática, de maneira mais profunda do que a teoria econômica, trazendo idéias aplicadas ainda hoje em várias partes do mundo, como a intervenção estatal e o investimento público, que de acordo com o texto, dá ao estado a condição de investir e atenuar ciclos econômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com