TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atmosfera

Ensaios: Atmosfera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2013  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 9

Atmosfera

A atmosfera e a região gasosa que envolve a terra. E constituída por uma mistura de gases, vapor de agua e partículas em suspensão. Na terra sua atura e de aproximadamente 1000 km. A atmosfera pode ser dividida em varias outras camadas.

Troposfera

É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos meteorológicos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada.

As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura

Estratosfera

Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.

Mesosfera

Esta camada tem início no final da estratosfera e vai até 80 km acima do solo. A temperatura na mesosfera varia entre –10°C até –100°C. A temperatura é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Nesta camada ocorre o fenômeno da aeroluminescência.

Termosfera

Tem início no final da mesosfera e vai até 500 km do solo. É a camada atmosférica mais extensa. É uma camada que atinge altas temperaturas, pois nela há oxigênio atômico, gás que absorve a energia solar em grande quantidade. As temperaturas na termosfera podem atingir os 1.000°C. As ondas de TV não se refletem nessa camada. Por isso são necessários satélites para a reflexão quando se quer transmitir a grandes distancias.

Exosfera

É a camada que antecede o espaço sideral. Vai do final da termosfera até 800 km do solo. Nesta camada as partículas se desprendem da gravidade do planeta Terra. As temperaturas podem atingir 1.000°C. É formada basicamente por metade de gás hélio e metade de hidrogênio.

Na exosfera ocorre o fenômeno da aurora boreal e também permanecem os satélites de transmissão de informações e também telescópios espaciais.

Importância industrial dos gases atmosféricos.

Os gases industriais obtidos a parti do ar atmosférico são seis: nitrogênio, oxigênio, neônio, argônio, criptônio e o xenônio. Uma importante utilização desses gases é na produção e manutenção de temperaturas muito baixas em sistemas, dando origem a uma tecnologia conhecida como "CRIOGÊNIA”. A utilização de substâncias criogênicas traz enormes vantagens econômicas nos setores de armazenamento e transporte, principalmente de alimentos.

Os distribuidores de substâncias criogênicas armazenam e transportam esses materiais no estado líquido (exceto o gelo seco), em tanques metálicos ou carro - tanque, com paredes duplas semelhantes às garrafas térmicas. No espaço entre as paredes duplas, o ar é retirado o máximo possível (criando-se um vácuo parcial), para evitar que o calor do ambiente atinja o líquido criogênico contido no recipiente.

Nitrogênio

Apresenta-se como um gás incolor e insípido. É encontrado no Ar atmosférico (78% em volume). Na forma combinada encontra-se em materiais orgânicos vegetais e animais, em alguns sais, aminas, amidas etc.

Industrialmente o gás nitrogênio é extraído do Ar por meio de liquefação e destilação fracionada. Cerca de dois terço do nitrogênio Industrial é comercializado como gás, em cilindros, e cerca de um terço na forma de nitrogênio líquido, a uma temperatura de 196ºC negativos.

Gás Oxigênio

É um gás incolor, insípido e inodoro. É encontrado no Ar atmosférico (21% em volume), sendo responsável pela vida animal e vegetal. Na forma combinada com outros elementos é encontrado na crosta terrestre, nos tecidos animais e vegetais, na água.

Xenônio

O Xenônio é um dos gases nobres da Classificação Periódica dos Elementos (18,8 A ou 0). É inodoro, incolor, encontrado como traço na atmosfera terrestre, e faz parte do primeiro composto de gás nobre sintetizado. O uso principal e mais famoso deste gás é na fabricação de dispositivos emissores de luz, tais como lâmpadas bactericidas, tubos eletrônicos, lâmpadas estroboscópicas e flashes fotográficos.

Criptônio

É encontrado entre os gases vulcânicos e águas termais e em diversos minerais em quantidades muito pequenas. Pode-se extrai-lo do ar por destilação fracionada.

É usado, isolado ou misturado com néon e árgon: em lâmpadas fluorescentes; em sistemas de iluminação de aeroportos, já que o alcance da luz vermelha emitida é maior que a comum inclusive em condições climatológicas adversas; e nas lâmpadas incandescentes de filamento de tungsténio de projetores cinematográficos. O laser de crípton é usado em medicina para cirurgia da retina do olho. O isótopo Kr-81m é usado no estudo do pulmão pela medicina nuclear.

Neônio

O néon se encontra usualmente na forma de gás monoatómico.

O tom roxo-alaranjado da luz emitida pelos tubos de néon é usado profusamente para a fabricação de indicadores publicitários. Também recebem a denominação de tubos de néon outros de cores distintas que, na realidade, contêm gases diferentes.

Outros usos do néon são:

Indicadores de alta voltagem.

Tubos de televisão.

Junto com o hélio é empregado para a obtenção de um tipo de laser.

O néon líquido é comercializado como refrigerante criogénico.

Poluição do ar

A maior parte da poluição do ar é produzida como resultado da queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Esses combustíveis foram formados durante milhares de anos a partir de plantas e animais mortos. Os depósitos se formavam e eram finalmente cobertos por outras rochas e comprimidos. Eles permaneceram praticamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com