TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Algebra

Casos: Atps Algebra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

Noções de Algoritmos

Algoritmo é a base da ciência da computação e da programação. Quando falamos em programar, falamos, basicamente, em construir um algoritmo. Todo programa de um computador é montado por algoritmos que resolvem problemas matemáticos lógicos com objetivos específicos.

Mesmo pessoas que usam uma linguagem de programação para fazer seus programas de computadores estão, na realidade, elaborando algoritmos computacionais em suas mentes.

Um algoritmo não passa de passos sequenciais e lógicos que são organizados de forma a realizar a conclusão de certo problema. Mas precisamos entender que existem dois tipos de algoritmos – os Não Estruturados e os Estruturados.

Programadores usam algoritmos estruturados, pois se adequam a determinado objetivo ou certo fim.

Mas não são apenas os programadores que usam algoritmos. Em nosso cotidiano, os algoritmos Não Estruturados são trabalhados em nossas mentes sem nem mesmo percebermos. Vamos aprender mais sobre eles.

Pseudo-linguagem (portugues estruturado)

Emprega uma linguagem intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever os algoritmos.

Portugues Estruturado obedece ao que está definido no diagrama de blocos, pois é ele a representação gráfica da lógica de um programa. Porém, sempre deverá ser relacionado com todas as variáveis que serão utilizadas dentro do programa. Este relacionamento, além de definir os tipos de dados que serão utilizados, define também o espaço de memória que será necessário para manipular as informações fornecidas durante a execução de um programa.

Desta forma, são utilizadas no exemplo três variáveis: A, B e X, sendo que deverão ser relacionadas antes do seu uso, estabelecendo-se assim o seu respectivo tipo.

Estrutura de um Programa em C

Comandos para inclusão de ficheiros com declarações

Definições de constantes

Declarações de variáveis

Declarações de funções

Definições de funções (sub-programas)

Definição da função main (programa principal)

A ordem não é necessariamente esta...

• Uma função é constituída por declarações e instruções. A instrução return() indica o resultado da função e termina a execução desta.

• Uma instrução contém expressões e termina com ;

• Uma expressão contém constantes, variáveis, chamadas de funções, operadores, parêntesis.

• A função main() não deve ser chamada no código do programa: é a função que é chamada quando o programa for executado ...

Operadores Aritméticos, Lógicos e Relacionais

Os operadores são usados nas condições dos comandos (se entao, para faca, repita ate, enquanto faca) e nas expressões para atribuição.

Operadores Aritméticos

Usados para representar as operações matemáticas. Ordem de prioridade: Exponenciação, Multiplicação ou Divisão e por último a Soma ou a Substração. Esses operadores só são usados com tipos de dados inteiros e reais. No caso o + também é usado para concatenar textos, valores literais.

Operador Ação

** Potenciação

* Multiplicação

/ Divisão

+ Adição ou concatenar literal

- Subtração ou inversor de sinal

Operadores Especiais

Operador Ação Exemplo

div Retorna o quociente da divisão entre 2 números. 13 div 2 = 6

resto Retorna o resto da divisão entre 2 números inteiros. 13 resto 2 = 1

Outros operadores que geram bastante dúvidas são: resto e div. O resto é usado geralmente para verificar se um número é par, ímpar, se é divisível por algum número, etc. Também é conhecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com