TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Geral 2014

Ensaios: Atps Contabilidade Geral 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Profa. Monica Satolani

Tutor Presencial Marcelo Antônio de Assis

Competência para Transição do Conhecimento por Meio da Produção Cientifica

André Luis de Oliveira - RA 431626

Marcio Rogério Mavel - RA 434234

Tiago Godoi da Silva - RA 405714

Antonio Carlos da Silva – RA 418726

Hortolândia -2013

INDICE

1 Introdução 2

2 Os Princípios que Deram o Nascimento da Teoria da Administração 3

3 Precursores da Administração 5

4 As Razões do Surgimento das Diversas Teorias 7

4.1 Teorias Clássicas da Administração 7

4.2 Teorias da Burocracia 7

4.3 Teorias Estruturalistas 7

4.4 Teorias das Relações Humanas 8

4.5 Teorias Comportamentais 8

5 Ênfases na Tecnologia e no Ambiente 9

5.1 Implicações Éticas 10

5.2 Pensamentos Sistêmicos e Sobre Liderança 10

6 A Administração Hoje e as Tendências Para o Futuro 12

7 Quadro Comparativo Teorias da Administração 13

8 Considerações Finais 14

Referencias Bibliográficas 15

1 Introdução

Estaremos abordando nessa atividade o curso que levou a Administração como uma ciência que contribui para a sociedade, as diversidades e modos de administrar, em todo o seu tempo desde o surgimento até hoje, e as perspectivas para o futuro na administração.

Compreender todos os acontecimentos que deram sementes para o surgimento das Teorias da Administração. Sabemos que a humanidade sempre se organizou ainda que não tivesse conceitos, teorias ou até mesmo visão alguma sobre a organização a partir de uma teoria.

A necessidade natural dos acontecimentos em pessoas que se organizam, é inerente algum tipo de organização, de liderança, de princípio que leve a um resultado de satisfação aos que estão envolvidos internamente e externamente em alguma organização.

Na Bíblia, livro sagrado dos Cristãos tem o exemplo de Moisés quando andava pelo deserto a orientação de seu sogro Jetro, vendo Moisés em dificuldades para conduzir e liderar um povo cheio de problemas, e com grande rejeição também quanto a liderança de Moisés, fato é que Moisés orientado pelo seu sogro usou um método de Teoria da Administração. Passagem desse acontecimento Bíblico está em no livro de Êxodo capitulo 18: versos 13 aos 27.

A necessidade de organização vem da complexidade, do contexto, da cultura, e do objetivo, porque é impossível que o domínio de todas as atividades e capacidades esteja centrado em um só membro, sendo óbvio isso, há, portanto as diversidades de uma organização levam a uma ciência que instrua métodos de melhoramentos na administração e, que se divida por partes a maneira de trabalhar e administrar.

2 Os princípios que deram o nascimento da Teoria da Administração

Temos citado em nossa introdução um exemplo muito conhecido de princípio de como administrar segundo os teólogos de 1450 -1410 A.C, porém isso foi uma evolução no conceito de administrar em um contexto diferente de civilizações anteriores em condições e situações diferentes, sabemos que cerca de 3.000 anos antes de Cristo a civilização Suméria usou a escrita para anotar serviços e negociações.

A evidência dessa evolução está em prática, na visão de todos nós nos dias de hoje, inclusive como turismo, no Egito as pirâmides que foram construídas em condições totalmente diferentes da que vivemos nos dias de hoje, e fica evidente a capacidade de planejamento e organização para levantar obras como aquelas, que tinham que se suprir de um grande número de operários e líderes para atingirem o objetivo.

Depois o império Romano no século VIII A.C trouxe novas ideias a necessidade do tamanho do Império, trouxe uma evolução, na maneira de se comunicar, departamental, de arrecadar, de distribuir, enfim houve uma evolução em sentidos mais longos.

No século V A.C Tivemos o pensamento de que a liberdade até então pouco ou quase nunca discutida em sociedades anteriores surgisse, a ideia de que pessoas têm os seus conceitos sobre o que pensam quanto a religião, comportamento, crescimento da qualidade em construções, artes, vestimentas e transportes, partindo de organização de metodologia da ciência, fazendo uma maneira de organizar os pensamentos, comprovação do que analisava em prática.

Século VI A.C na China surgiu à estratégia e comportamento gerencial, direcionando a administração a maneiras de projetar, planejar, e postura de gestão.

Século III A.C no exército romano surge o princípio de organizar e gerenciar pessoas que foram vistas como modelo, influenciando outros tipos de organização.

Século XVI Veneza a organização da departamentalização nas atividades de montagem, na administração financeira, no controle de patrimônio, na padronização de produtos e na maneira de trabalhar o suprimento foram marcantes e evidentes na evolução de administrar antes da Teoria da Administração.

Século XVI Florença foco no dirigente, verificando suas qualidades.

Século XVIII, Inicio da revolução industrial.

Século XIX em seu final na Alemanha Wilhelm Wundt

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com