TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Geral

Monografias: Atps Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

AULA TEMA: OBJETIVOS DA CONTABILIDADE E INFORMAÇÃO CONTÁBIL.

Passo 1.

CONTABILIDADE

Com o objetivo principal de permitir uma avaliação econômica e financeira da entidade, gerando informação e proporcionando uma visão mais ampla de suas tendências futuras, ou seja, ajudar nas tomadas de decisões.

Embora a Contabilidade já exista há milhares de anos, mas de uma forma mais rudimentar, passando-se o tempo a teoria da Contabilidade esta cada vez mais sendo utilizada com o papel de transmitir informação, avaliação e demonstrações financeiras, físicas, jurídicas, de produções entre outras.

A Contabilidade tem por sua finalidade alguns objetivos como: avaliar a riqueza (patrimônio da entidade), medir a riqueza e proporcionar dados na tomada de decisão, principalmente as que tratam da parte econômica.

Assim, vem se formando a parte teórica Contabilidade, na qual expressa os relatórios contábeis denominados estruturas conceituais básicas. Onde entra o ativo, passivo e patrimônio liquido.

Com o objetivo de estar com as informações cada vez mais corretas, os professores e alunos devem sempre manter interesse por essa disciplina, pois se trata de uma disciplina que exige muita concentração, algo complicado quando o assunto se trata de uma teoria. Por isso que a Contabilidade não deve ser aprendida diretamente em relatórios contábeis, passivos, ativos, entre outras, mas também na antiguidade, fazendo com que haja interesse de saber e entender desde quando ela existe e o porque.

Assim, entendemos que, a Contabilidade nada mais é do que a ciência do patrimônio, ou seja, relatórios q proporcionam uma nitidez melhor da parte financeira para assim termos sempre consciência e exatidão na hora de colocar em pratica, e assim garantindo a continuidade da entidade.

Passo 2.

SEMELHANÇAS EXISTENTES ENTRE A VIDA FINANCEIRA PESSOAL E A DE UMA EMPRESA.

A vida financeira de uma pessoa e de uma empresa existe pontos que são iguais, como o fluxo de caixa, pois nos programamos para saber o que temos a receber e a pagar, com o principal objetivo de ter sempre o controle financeiro correto e não desequilibrado, tanto á pessoal como a empresarial. Assim, também acontece quando nossas despesas tem um valor bem abaixo com os nossos ganhos, o lucro, que é o principal objetivo a ser cumprido de uma empresa. Também podemos citar os investimentos, pois uma empresa tem sempre que se preparar e visar o futuro e investindo em determinados lugares no presente ela pode render lucros lá na frente e, uma pessoa é a mesma coisa, ela faz investimentos, por exemplo, imobiliário, aqueles que também irão ajuda-la a crescer futuramente como cursos, faculdades, etc. Podemos citar também as prestações de serviços, da empresa aos seus clientes, ou da pessoa (funcionário) para a empresa. Entretanto, existem vários conceitos que servem tanto para uma pessoa física quanto á pessoa jurídica, mais se for mais a fundo nesses conceitos teremos pequenas diferenças por causa de valores de investimentos, de entrada e de saída, de impostos enfim, ter essa separação de patrimônios é essencial para o caminho de sucesso de uma empresa.

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com