TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Empreededorismo

Ensaios: Atps Empreededorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A feitura de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) causa certo desconforto e preocupação aos alunos de diversas instituições, entre elas, aqueles do Instituto IPB/FACIBRA. Em vista disso e objetivando atender a esta demanda por maiores orientações aos pós-graduandos do Instituto IPB, elaborou-se este artigo científico de revisão, contendo orientações pertinentes à elaboração, formatação e estrutura do TCC.

Dentre os vários tipos de Trabalho de Conclusão de Curso permitidos pelo MEC, o Instituto IBP/FACIBRA opta pelo Artigo Científico, que é adotado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista (Pós-Graduação Lato sensu). Conforme Moura, Ferreira e Paine (1998), o Artigo Científico é um texto elaborado, cientificamente, a partir de uma pesquisa teórico-metodológica, apresentando, sinteticamente, os estudos realizados a respeito de um tema e sua questão-problema (confira a apostila “Metodologia Científica” – Guia de estudo 7).

A elaboração desse artigo de orientação é também, o cumprimento da vontade dessa instituição de ensino, em oferecer aos seus alunos, ferramentas que os auxiliem na confecção do TCC, proporcionando a eles, sucesso na obtenção do título pretendido.

Visando atender a esta vontade, elaborou-se este instrumento de orientação a partir de uma revisão bibliográfica em que se buscou apoio na análise do pensamento de autores, como Alves; Arruda (2008), Barba (2008), Brasil; Santos (2007) Lakatos; Marconi (2008-2009) e Moro (2010) entre outros, bem como, a utilização integral do material didático do Instituto IBB/FACIBRA, preferencialmente, os cadernos das disciplinas sobre a Metodologia Científica e Orientações de TCC.

Intencionou-se, também, trabalhar o conteúdo das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): - NBR 6021 (2003) – Informação e documentação - Publicação periódica científica impressa – Apresentação; - NBR 6022 (2003) – Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação; - NBR

6023 (2002) - Informação e Documentação – Referências – Elaboração; - NBR 6028 (2003) – Resumos – Procedimentos; - NBR 10520 (2002) – Informação e documentação - Apresentação de citações em documentos; - NBR 14724 (2005) – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas em sua NBR 6021 (2003) especifica os requisitos para apresentação dos elementos que constituem a estrutura de organização física de uma publicação periódica científica impressa. Destina-se a orientar o processo de produção editorial e gráfica da publicação, no sentido de facilitar a sua utilização pelo usuário e pelos diversos segmentos relacionados como tratamento e a difusão da informação. No caso específico do TCC do Instituto IBE/FACEL, a única diferença é que o texto é digitalizado e não impresso, porém, os requisitos são os mesmos.

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »