TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estrutura E Analise Das Demonstracoes Finaceiras

Trabalho Escolar: Atps Estrutura E Analise Das Demonstracoes Finaceiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  7.720 Palavras (31 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 31

Abril de 2014

SUMÁRIO.

INTRODUÇÃO.................................................................................................................03

I ANALISE VERTICAL E ANALISE HORIZONTAL.................................................04

II ANALISE POR ÍNDICE...............................................................................................12

III MÉTODO DUPONT E TERMÔMETRO DE INSOLVÊNCIA ...............................19

IV NECESSIDADE DO CAPITAL DE GIRO................................................................23

RELATÓRIO FINAL........................................................................................................27

CONCLUSÃO....................................................................................................................31

BIBLIOGRAFIA................................................................................................................32

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo elaborar um parecer contábil das Indústrias Romi S.A., com tabelas sobre a análise vertical da DRE, análise vertical do Balanço Patrimonial, análise horizontal do DRE e análise horizontal do Balanço Patrimonial com o devido relatório ao final.

A demonstração financeira é uma excelente ferramenta e um dos elementos mais importante nas tomadas de decisões, pois possibilita uma visão da situação econômica e financeira da empresa, tento em vista uma visão clara do desempenho e perspectivas da empresa. As demonstrações financeiras analisada neste presente trabalho foram do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado exercício, onde desenvolvemos uma Analise Vertical e Analise Horizontal. A Análise Vertical é usada para facilitar no entendimento e comparabilidade das estruturas do Ativo e do Passivo do Balanço Patrimonial, e na Demonstração do Resultado do exercício. Já a Analise Horizontal é usada para facilitar a evolução do Balanço Patrimonial e DRE. A Análise da Estrutura Financeira envolve vários itens importantes que usamos para ter informações do capital de giro, ou seja, a empresa fica a par, de tudo que acontece, ou, sabe-se de sua saúde na integra. Para fazer uma análise de uma empresa usamos os seguintes índices financeiros: estrutura de capital, a liquidez, e a rentabilidade. E para fazermos uma análise financeira precisamos nos basear nas demonstrações financeiras. Na análise podemos obter as informações do que aconteceu no passado, como fornece dados do que acontecerá no futuro.

1 - ANÁLISE VERTICAL E ANÁLISE HORIZONTAL

Análise Vertical

Étambém denominada análise da estrutura, facilita avaliação da estrutura das demonstrações financeiras, que são Balanço Patrimonial e DRE, e a representatividade de cada conta em relação ao total do Ativo e Passivo, bem como a participação de cada conta do Demonstrativo de resultado na formação do lucro ou prejuízo do período analisado.

No Balanço Patrimonial esse valor base é o total de ativo ou do passivo.

Na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), o valor base é total da receita liquida.

O calculo percentual da participação relativa das contas ou grupo de contas do Ativo ou do Passivo onde pode ser dividido o valor de cada conta ou grupo de conta pelo valor do Ativo ou do Passivo.

Podemos apurar o percentual relativo a cada item do demonstrativo da seguinte forma:

Conta (ou grupo de contas) x 100

Ativo total (ou passivo total)

O calculo da percentagem pode ser feita também relacionado cada conta com o total do seu grupo.

Conta_____ x 100

Total do grupo

Uma das grandes utilidades da Análise Vertical concentra-se na verificação da estrutura de composição dos itens das demonstrações e a sua evolução no tempo, com enfoque especial, também, ao estudo de tendências. A idéia desta análise consiste no seguinte: estabelecer um item como base e a partir daí verificar quanto cada um dos demais itens representa em relação àquele escolhido como base. De outra forma: "É a análise da estrutura da demonstração de resultados e do balanço patrimonial, buscando evidenciar as participações dos elementos patrimoniais e de resultados dentro do total". (PADOVEZE, 1996, p.118)

Análise Horizontal

Consiste em verificar a evolução dos elementos do Balanço Patrimonial e da DRE durante um determinado período. Essa verificação se faz entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas, evidenciando a evolução da conta ou do grupo de conta por períodos.

Uma das maneiras de apurar os percentuais de evolução da Análise Horizontal é tomar como base um exercício e calcular a evolução dos demais, sempre em relação ao exercício base.

A outra maneira e também a mais usada na Análise Horizontal é tomar como base o exercício imediatamente anterior ao que esta sendo analisado, tomando mais dinâmica à análise, possibilitando apurar a evolução em menores períodos de tempo.

Análise Horizontal: Baseia-se na evolução de cada conta de uma série de demonstrações em relação à demonstração anterior e/ou em relação a uma demonstração financeira básica, geralmente a mais antiga da série.

– Análise Horizontal Anual – Análise efetuada em relação ao ano anterior

– Análise Horizontal Encadeada – Análise efetuada em relação há um ano base.

Valor ano seguinte x 100

Valor ano - base

"Uma vez que os balanços e demonstrações de resultados estejam expressos em moeda de poder aquisitivo da mesma data, a análise horizontal assume certa significância e pode acusar imediatamente áreas de maior interesse para investigação". (IUDÍCIBUS, 1995, p.74) A Análise Horizontal dedica-se a elucidar como está ocorrendo à evolução de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com