TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditória Das Despesas Antecipadas

Exames: Auditória Das Despesas Antecipadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  1.686 Visualizações

Página 1 de 7

AUDITORIA DAS DESPESAS ANTECIPADAS

GURUPI – 2014

FERNANDA ARAUJO DE CARVALHO

KARYNNE SILVA SANTOS

ROSALINA PEREIRA DA ROCHA

AUDITORIA DAS DESPESAS ANTECIPADAS

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Unirg

como requisito para obtenção parcial de nota na p 2

da disciplina de Auditoria Contábil ministrada pelo

profº mestre Gilberto Gomes de Amorim.

GURUPI – 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

RESUMO 5

CONCEITO.......................................................................................................................6

OBJETIVO DA AUDITORIA..........................................................................................7

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA............................................................................8

CONCLUSÃO.................................................................................................................10

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.................................................................................11

INTRODUÇÃO

A auditoria independente surgiu com o objetivo de averiguar os relatórios emitidos pelas instituições que foram crescendo com o passar dos anos. A princípio a pequena empresa não via necessidade de grandes investidores, visto que se tratava de, em sua maioria, atividades familiares, e com o crescimento dos negócios se viram obrigados a expandir e abrir espaço para novos sócios, o que fez com que a atuação de auditor independente viesse a se tornar obrigatória com a Lei 6404/76, que posteriormente foi alterada pela 11.368/07, valorizando assim o trabalho de tais profissionais.

RESUMO

A auditoria independente atua sobre o princípio da competência (Resolução 750/93 do CFC art.9), e parte de uma afirmação dada pela empresa auditada, consideramos o balanço patrimonial uma afirmação, assim sendo, o trabalho do auditor será questionar o quão verdadeiras são tais afirmações contidas nesse relatório contábil.

O balanço patrimonial trás diversas contas, classificadas em ativo e passivo e estes circulantes e não circulantes, entre elas, o caixa, bancos, estoque, que fazem parte do ativo circulante e contas a receber, despesas antecipadas, que poderão ser classificadas nos dois grupos de acordo com sua competência. No passivo temos as contas de fornecedores, contas a pagar, impostos, financiamentos, empréstimos, entre outras.

A avaliação da conta das despesas pagas antecipadamente tem por sua vez o objetivo de assegurar a confiabilidade de tais registros, dando total validade aos relatórios emitidos pelas empresas. No momento em que o auditor avalia essa conta automaticamente terá que observar as contas de resultado, visto que a apropriação das despesas, que abatem o lucro operacional do exercício deverá obedecer todos os princípios contábeis estabelecidos.

AUDITORIA DAS DESPESAS ANTECIPADAS

CONCEITO

As despesas antecipadas representam direitos adquiridos no momento em que se paga por um serviço ainda não prestado, como exemplo, podemos citar, prêmios de seguros, alugueis pagos antecipadamente, assinatura de periódicos e anuidades, juros sobre descontos de duplicatas.

Segundo Marcelo Cavalcanti , “apesar de direitos as despesas antecipadas não poderão ser realizadas em dinheiro, mas sim pela apropriação nas contas de resultado.” Exemplo:

A alfa S.A encerra seu exercício social em 31 de março de cada ano. No primeiro trimestre de 20x0, essa empresa pagou R$ 50.000 de imposto predial referente a todo ano de 20x0. Para fins contábeis essa transação seria registrada da seguinte forma no exercício social de 20x0.

Banco A/C Despesas Antecipadas

50.000¹

¹50.000 12.500²

37.500

Despesas do ano

²12.500

¹ - Pelo pagamento

²- Pela amortização da parcela de competência do exercício social findo em 20x0 (R$ 50.000 / 12 meses / 3 meses de 20x0).

Em 20x0, o ativo circulante da Alfa S.A seria apresentado da seguinte maneira:

ATIVO CIRCULANTE

Caixa e bancos 100.000

Contas a receber 120.000

Estoques 140.000

Despesas antecipadas 37.500

TOTAL: 397.500

AUDITORIA DAS DESPESAS ANTECIPADAS

OBJETIVO DA AUDITORIA

O objetivo maior da auditoria nas despesas antecipadas é o de verificar a legitimidade dos lançamentos contábeis, assim como suas devidas apropriações.

Para William Attie, a auditoria das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com