TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 06: Oh, Mundo Cruel - Processo Seletivo

Exames: Aula-tema 06: Oh, Mundo Cruel - Processo Seletivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  2.244 Visualizações

Página 1 de 5

niciado em domingo, 6 abril 2014, 18:22

Completado em domingo, 6 abril 2014, 18:30

Tempo empregado 8 minutos 6 segundos

Notas 4/4

Nota 0.75 de um máximo de 0.75(100%)

Question1

Notas: 1

Leia o texto abaixo:

Em entrevista ao Diário Catarinense Cezar Tegon - Diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos e presidente da Elancers, multinacional brasileira no segmento de recrutamento e seleção - fala sobre os principais erros dos candidatos na hora de preencher o currículo: “A maioria das empresas hoje estão usando o currículo eletrônico. Então esses modelos já são pré-formatados. Mas acho que as pessoas acabam preenchendo esses formulários e currículos de maneira desatenciosa. Vários currículos cadastrados em nosso site têm erros de português, itens mal explicados e sem todas as informações. Um currículo nada mais é que o seu produto, é você embalado. Acho que se as pessoas se vissem como um produto em uma prateleira talvez elas conseguissem tomar consciência de como é importante cuidar dessa embalagem”. Se o candidato tem um curso ou um conhecimento que não está explícito no currículo, ele pode perder uma oportunidade, porque, por exemplo, não foi encontrado pela busca do recrutador.

Fonte: Diário Catarinense. Disponível em: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2013/07/o-erro-e-nao-se-ver-como-um-produto-na-prateleira-diz-o-diretor-da-associacao-brasileira-de-rh-217300.html . Acesso em: 09 jan. 2014.

A entrevista ilustra algumas recomendações apresentadas sobre os processos seletivos e a elaboração de currículos. Pensando nisso, leia as afirmativas abaixo:

I. Buscar emprego é uma questão de estratégia e exige o planejamento dos canais e recursos disponíveis.

II. Atualmente, uma das ferramentas mais poderosas e abrangentes que temos para buscar oportunidades é a internet.

III. A busca por oportunidades de trabalho deve ter início no momento em que se está disponível no mercado de trabalho.

IV. A elaboração de um currículo adequado pode abrir as portas para oportunidades no mercado de trabalho.

V. Um currículo adequado deve demonstrar as suas principais habilidades, conquistas e experiências, de forma clara.

As recomendações reforçadas pelo texto estão apenas nas afirmativas:

Escolher uma resposta.

a. II, III, IV e V.

b. I, II, IV e V. CORRETA

c. I, III e V.

d. I, III, IV e V.

e. I, II, III e IV.

Resposta correta: I, II, IV e V.

Comentário da resposta correta: A elaboração de um bom currículo é fundamental para as recolocações profissionais. Para quem está (ou não) disponível no mercado de trabalho, novas oportunidades podem surgir inesperadamente, por isso é importante estar preparado.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

Pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Adecco, mostra que características as empresas americanas acreditam que profissionais recém-formados em universidades devem ter para entrar no mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa foram:

Fonte: Revista Você S/A, Junho/2013, Seção Agora Mundo.

Analise os dados e considere que esta seja uma tendência mundial e que os mesmos resultados podem ser encontrados em pesquisas com empresas instaladas no Brasil. A partir desta análise, é possível concluir que:

Escolher uma resposta.

a. O que as empresas definem como características importantes, nem sempre coincide com o que os profissionais buscam atender.

b. A pesquisa mostra que para conquistar uma boa colocação no mercado, mais importante do que possuir a formação é ter indicações.

c. A exigência apresentada pela pesquisa é incompatível com as possibilidades de realização profissional, portanto devem ser desconsideradas.

d. Para ter competitividade no mercado de trabalho atual, além de dedicação a formação continuada é importante buscar experiência profissional. CORRETA

e. Conhecer as tendências do mercado de trabalho tem importância apenas para profissionais que estejam disponíveis no mercado.

Resposta correta: Para ter competitividade no mercado de trabalho atual, além de dedicação à formação continuada, é importante buscar experiência profissional.

Comentário da resposta correta: Ser competitivo no mercado de trabalho envolve diferentes fatores, então é importante conhecer as principais demandas de que contrata.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Leia a charge a seguir, publicada pelo site Bitstrips:

Fonte: http://alemdorh.blogspot.com.br/2013/03/piada-sobre-foco-ou-falta-de-em.html. Acesso em: 09 jan. 2014.

A charge nos lembra que, em um processo seletivo, a meta final é encontrar a pessoa que apresenta maior capacidade de adequação e integração à dinâmica daquela organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com