TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Aula 1 Ciencias Sociais

Dissertações: Ava Aula 1 Ciencias Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

AVA AULA 1 NUCLEO COMUM

Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes planetários sadios, e este é um dos maiores desafios relacionados às questões ambientais. Esta afirmação refere-se a uma preocupação:

Resposta correta: Mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolver, e muitas delas podem desaparecer em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.

Comentário da resposta correta: A resposta está correta, porque a preservação da biodiversidade é uma preocupação mundial, já que cada espécie possui uma importância e função específicas dentro de um ecossistema, e o problema de extinção de espécies é um problema global, mesmo ocorrendo em escala regional e local.

a. tas: 1

Os ecossistemas são sistemas complexos formados basicamente por organismos vivos (bióticos) e não vivos (abióticos). Estes dois grupos estão totalmente inter-relacionados. Esta definição de ecossistemas permite afirmar que:

Resposta correta: O ecossistema representa qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas interatuando para promover a troca de matéria e de energia.

Comentário da resposta correta: A resposta está correta, porque ecossistemas são sistemas ecológicos constituídos por organismos vivos, chamados de bióticos, e elementos não vivos, chamados de abióticos, que estão inter-relacionados.

Considerando as informações apresentadas sobre serviços ambientais, leia atentamente as afirmações a seguir:

Afirmação 1 – Serviços ambientais são aqueles prestados pela natureza para a manutenção da vida na terra. Proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas, manutenção de equilíbrios climáticos, ecológicos, entre outros, são alguns exemplos. A conservação ambiental de áreas de floresta, como unidades de conservação, é essencial para manter os serviços ambientais.

Afirmação 2 – Os serviços ambientais são prestados pela natureza, porém independem do uso que fazemos deles, uma vez que possuem ampla capacidade de retornar ao estado natural em pouco tempo. Tais recursos relacionam-se unicamente com a natureza, visto que não existe interligação com as atividades humanas.

A alternativa correta é:

Resposta correta: A primeira afirmação é verdadeira e contradiz a segunda.

Comentário da resposta correta: A resposta está correta, porque serviços ambientais são aqueles prestados pela natureza para a manutenção da vida na Terra, e sua manutenção e conservação depende do uso que os seres humanos fazem dos sistemas naturais.

Nas cadeias alimentares, há sempre transferência de matéria e energia. Nos ecossistemas (aquáticos ou terrestres), essas cadeias terminam sempre com as atividades dos:

Resposta correta: Decompositores.

Comentário da resposta correta: A resposta está correta, porque os decompositores irão atuar no processo de decomposição dos organismos produtores e consumidores, liberando energia e gerando substâncias orgânicas e inorgânicas que serão novamente utilizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com