TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Aula Tema 7

Artigo: Ava Aula Tema 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

AULA TEMA 7 - As Diferen�as Sociais

1-Descreve as desigualdades estruturadas entre diferentes agrupamentos de pessoas

2-I � C; II � A; III � B; IV � D

3-A an�lise de estratifica��o feita por Marx � mais flex�vel e sofisticada que a

de Weber, por isso � a mais recorrente na Sociologia~

4-A tecnologia da informa��o, no mundo globalizado, pode configurar uma nova

forma de exclus�o social e gerar desempregabilidade

5-Planejamento social

AULA TEMA 8 - Aula-tema 08: A Din�mica Social e a Sociedade Civil

1-No caso de sistemas e institui��es sociais, a mudan�a social gera uma completa descontinuidade com o passado

2-Os movimentos sociais se desenvolvem mais onde os partidos pol�ticos n�o fazem

chegar ao Estado as reivindica��es de grupos sociais

3-A extens�o do direito � cidadania social � um processo que precisa ser garantido na sociedade brasileira em v�rios aspectos

4-O terceiro setor supre a aus�ncia do Estado e � resultante da globaliza��o, o que caracteriza um fen�meno social recente

5-A sociedade civil tem como fun��o democr�tica promover o controle do Estado pela sociedade

6-Mudan�as sociais e mudan�as culturais n�o se distinguem

AULA TEMA 09 - POPULA��O E MEIO AMBIENTE

Julgue as alternativas como Verdadeiras ou Falsas:

I. Segundo Malthus, o aumento populacional � exponencial, j� o suprimento de alimentos depende de recursos fixos.

II. A explos�o populacional do s�culo XX garantiu novamente cr�ditos �s ideias de Malthus.

III. Hoje � poss�vel afirmar que o crescimento populacional � acompanhado da escassez e da fome.

IV. Os padr�es de consumo global e as atitudes em rela��o ao ambiente natural n�o produzem efeito sobre a disponibilidade de recursos.

Escolher uma resposta.

a. I � V, II � F, III � F, IV � F

b. I � F, II � F, III � V, V� V

c. I � V, II � V, III � V, IV � F

d. I � V, II � V, III � F, IV � F Correto

e. I � V, II � V, III � V, IV � V

Resposta correta: I � V, II � V, III � F, IV � F.

Coment�rio resposta correta: Parab�ns! Esta resposta � correta, pois hoje, sabe-se que o crescimento populacional n�o gerar� escassez e fome, desde que haja uma distribui��o igualit�ria de riqueza e poder. Por outro lado, s�o os padr�es de consumo e o comportamento humano respons�veis pela escassez de certos recursos naturais.

Question 2

Sobre o conceito de desenvolvimento sustent�vel, � incorreto dizer que:

Escolher uma resposta.

a. O desenvolvimento sustent�vel n�o tem como objetivo satisfazer as necessidades humanas, mas sim proteger o meio ambiente e os recursos naturais Correto

b. Uma sociedade sustent�vel deve reconhecer os limites dos recursos e a participa��o das comunidades locais na preserva��o ambiental

c. O desenvolvimento sustent�vel se define como o uso de recursos renov�veis para promover o crescimento econ�mico

d. O desenvolvimento sustent�vel est� intimamente relacionado � consci�ncia ecol�gica ativa.

e. O desenvolvimento sustent�vel significa que o crescimento deve ser conduzido de forma a permitir a reciclagem dos recursos f�sicos

Resposta correta: O desenvolvimento sustent�vel n�o tem como objetivo satisfazer as necessidades humanas, mas sim proteger o meio ambiente e os recursos naturais.

Coment�rio resposta correta: Parab�ns! Esta resposta � correta, tendo em vista que o principal objetivo do desenvolvimento sustent�vel � satisfazer as necessidades e aspira��es humanas, visando a harmonia entre as gera��es de indiv�duos do presente e tamb�m do futuro.

Question 3

Leia o texto abaixo:

�Padr�o de consumo dos ricos exige tr�s planetas Terra�

Caso todo o mundo tivesse os mesmos h�bitos de consumo das classes sociais A e B brasileiras, seriam necess�rios recursos naturais correspondentes a tr�s planetas Terra, mostra estudo da ONG WWF-Brasil. A pegada ecol�gica, ou seja, o rastro de consumo, degrada��o ambiental e gera��o de res�duos deixados pelo homem no planeta, foi calculada com base em pesquisa encomendada ao Ibope. Os pesquisadores ouviram 2002 pessoas, em 142 munic�pios, de 13 a 18 de maio.

A conclus�o do estudo � de que, se 82% da classe alta mantiver os maus h�bitos, a Terra n�o vai aguentar. O mesmo vale para 46% da classe C e 21% das classes D e E. A situa��o � mais cr�tica no Sudeste, em que os h�bitos de 61% dos entrevistados comprometem a sustentabilidade do planeta. Nas cidades com mais de 500 mil habitantes o porcentual chega a 71% em compara��o aos 21% dos munic�pios com at� 20 mil moradores.

Contra a classe alta pesam, sobretudo, os h�bitos de transporte, pois 33% dos entrevistados desse segmento usam o carro como �nico meio de transporte e, na maioria das vezes, trafegam sozinhos. Al�m disso, 23% viajam de 1h e 10 horas de avi�o por ano. Nesse caso, contam na pegada ecol�gica o consumo de combust�veis f�sseis e a emiss�o de gases poluentes desses meios de transporte.

Na hora de tratar do lixo, no entanto, a classe alta se sai melhor. O descaso com a reciclagem � maior entre os pobres - 77% deles juntam todo o lixo em s� saco e s� 11% separam os materiais recicl�veis. Entre as classes A e B, 54% colocam o lixo em um saco e 38% o separam. No geral, 67% dos brasileiros juntam recicl�veis e n�o recicl�veis. Apenas 25% dos entrevistados separam o org�nico do recicl�vel e n�o mais que 5% destinam o lixo seco para a reciclagem e o org�nico para compostagem.

Estad�o � 06/08/2008. Dispon�vel na web em http://www.estadao.com.br/geral/not_ger185119,0.htm. Acesso em: 04/06/2010

A partir do contexto apresentado, n�o � poss�vel afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Os padr�es de consumo podem causar danos � base de recursos ambientais e exacerbar os padr�es de desigualdade

b. Os atuais padr�es de consumo n�o s�o apenas extremamente desiguais, como tamb�m produzem um impacto severo sobre o meio ambiente. Os ricos s�o os principais consumidores, mas � sobre os pobres que recaem os impactos mais violentos dos danos ambientais.

c. Os atuais padr�es de consumo n�o s�o apenas extremamente desiguais, como tamb�m produzem um impacto severo sobre o meio ambiente

d. O debate em torno do meio ambiente e do desenvolvimento econ�mico n�o depende da quest�o dos padr�es de consumo Correto

e. Os ricos s�o os principais consumidores, mas � sobre os pobres que recaem os impactos mais violentos dos danos ambientais

Resposta correta: O debate em torno do meio ambiente e do desenvolvimento econ�mico n�o depende da quest�o dos padr�es de consumo.

Coment�rio resposta correta: Parab�ns! Esta resposta � correta, porque o debate em torno do meio ambiente e desenvolvimento econ�mico depende da quest�o dos padr�es de consumo. O consumo se associa ao desenvolvimento econ�mico da sociedade, mas tamb�m traz impactos negativos ao meio ambiente, estando associado os danos � base de recursos ambientais.

Question 4

Observe a charge com a personagem Mafalda, elaborada por Quino:

Na charge, Mafalda aponta que o planeta Terra est� �doente�. Esta �doen�a� pode ser associada aos problemas ambientais, que o planeta est� submetido gra�as �s a��es humanas.

Sobre este quadro, � correto apontar que:

Escolher uma resposta.

a. O aquecimento global n�o apresenta um impacto no esgotamento do abastecimento de �gua.

b. Os res�duos s�lidos, isto �, o lixo, n�o apresenta na atualidade um risco ao meio ambiente, j� que a reciclagem solucionou esta quest�o.

c. A polui��o do ar resulta basicamente dos gases emitidos por autom�veis.

d. Todas as afirmativas s�o falsas

e. Entre as amea�as ambientais do mundo contempor�neo est�o a polui��o e os res�duos lan�ados no meio ambiente, e o esgotamento de recursos renov�veis. Correto

Resposta correta: Entre as amea�as ambientais do mundo contempor�neo est�o a polui��o e os res�duos lan�ados no meio ambiente, e o esgotamento de recursos renov�veis.

Coment�rio resposta correta: Parab�ns! Esta resposta � correta, considerando que entre as amea�as ambientais ao planeta, causadas pelas a��es humanas, est�o as diversas formas de polui��o, como do ar e da �gua, al�m da produ��o de diversos res�duos descartados no meio ambiente, na forma de lixo org�nico e materiais pl�sticos e sint�ticos, al�m do esgotamento de recursos renov�veis, como a �gua e o desmatamento.

Question 5

No que se refere � cidadania ambiental ativa, � poss�vel afirmar, exceto:

Escolher uma resposta.

a. O direito ambiental � fundamental � pessoa humana, da� sua import�ncia para o exerc�cio efetivo da cidadania. A consci�ncia ambiental cada vez mais se forma e consolida no cidad�o comum.

b. �s a��es dos agentes ambientalmente ativos diminuem os respaldos da chamada cidadania ativa, frente �s demandas ambientais, na atualidade Correto

c. O direito ambiental � fundamental � pessoa humana, da� sua import�ncia para o exerc�cio efetivo da cidadania

d. A consci�ncia ambiental cada vez mais se forma e consolida no cidad�o comum

e. A cidadania ativa gera uma maior participa��o do cidad�o nas decis�es que podem afetar o meio ambiente

Resposta correta: �s a��es dos agentes ambientalmente ativos diminuem os respaldos da chamada cidadania ativa, frente �s demandas ambientais, na atualidade.

Coment�rio resposta correta: Parab�ns! Esta resposta � correta frente ao fato de que com a consolida��o da qualidade ambiental, como valor universal contido nos direitos fundamentais a serem assegurados ao cidad�o, contribuem para que as a��es dos agentes ambientalmente ativos sejam respaldadas por uma cidadania ativa.

Question 6

H� um forte crescimento da preocupa��o com o meio ambiente, inclusive no setor privada da economia, porque:

Escolher uma resposta.

a. Todas as afirmativas s�o falsas.

b. As legisla��es ambientais s�o estritamente respeitadas, frente �s san��es econ�micas e vigil�ncias constantes

c. Existe uma crescente press�o social de cidad�os e consumidores que tem conseguido influenciar a modifica��o de sistemas produtivos potencialmente poluidores Correto

d. A popula��o est� deixando de associar a degrada��o ambiental � qualidade de vida

e. Na atualidade as empresas se preocupam mais com a qualidade de vida e com a preserva��o do meio ambiente do que com seus lucros

Resposta correta: Existe uma crescente press�o social de cidad�os e consumidores que tem conseguido influenciar a modifica��o de sistemas produtivos potencialmente poluidores.

Coment�rio resposta correta: Parab�ns! Esta resposta � correta porque evidencia que hoje existe uma consci�ncia ambiental que vem se propagando entre diferentes setores da popula��o e com isso conseguido impor mudan�as ao comportamento de empresas em rela��o �s quest�es ambientais.

...

Baixar como  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »