TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Tema 3

Pesquisas Acadêmicas: Ava Tema 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

A ORIGEM DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

No início da origem da humanidade, o homem criou grupos a fim de alcançar determinados objetivos e através desses grupos surgiram as organizações rudimentares, que elevam à época dos assírios, babilônios, fenícios e outros.

Contudo a história da administração é basicamente recente, e teve seu auge com o aparecimento de grandes empresas e este fenômeno provocou o nascimento da moderna administração, que ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao início do século XX, trazendo rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, era conhecida como Revolução Industrial.

A Revolução Industrial iniciou-se na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, onde o uso da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu rapidamente por toda a

Europa e Estados Unidos.

Os primeiros trabalhos sobre a Administração de Empresas aconteceram neste mesmo século XX, quando dois engenheiros o americano Frederick W. Taylor, e o europeu Henri Fayol publicaram suas experiências. Suas ideias se complementam, embora tenham gerado teorias aparentemente divergentes, suas teorias dominaram as cinco primeiras décadas deste século no panorama da administração das empresas, os trabalhos de Taylor ficaram conhecidos como Escola de Administração Científica, e os de Fayol como Escola de Administração Clássica.

Taylor iniciou seus estudos nas extremidades de uma organização, mais precisamente na área operária, observando pacientemente, como cada operário trabalhava, identificando que a maioria deles não produzia o esperado, constatando que poderia ser falta de motivação, sendo que o salário seria o mesmo com mais ou menos produção. Numa segunda etapa, Taylor estudou a Administração Geral, sem desfocar o trabalho dos operários e concluiu que a direção gerencial não tinha o profundo conhecimento das rotinas de trabalho, muito menos da parte de execução, cada operário usava um método de trabalho diferente e constatou que havia desperdício de tempo no decorrer dessas atividades. Baseado nesses estudos Taylor concluiu numa visão pessimista que o operário era irresponsável e preguiçoso, por não obter um número considerável das peças produzidas.

Em compensação, o estudioso Fayol observou mais a estrutura da empresa, analisando as atividades técnicas, contábeis, comerciais, financeiras, administrativas e de segurança. Das atividades administrativas

Fayol constatou que é possível prever possibilidades futuras, gerir os funcionários obtendo o feedback (ter retorno, resposta), controlando o que está sendo produzido. Com isso Fayol, deixa clara sua opinião que, à medida quanto mais observarmos os níveis mais baixos da hierarquia organizacional, estaremos priorizando a capacidade técnica e afirmou ainda, que o trabalho dividido seria um item muito importante, onde cada operário teria uma especialização em determinada tarefa, assim essas atividades somadas, chegariam ao objetivo esperado de uma empresa, contribuindo para o resultado final.

Assim temos a Teoria da Administração Científica, baseada nos estudo de Taylor e a Teoria da Administração Clássica de Fayol, onde segundo Taylor era possível medir o tempo necessário para execução de cada uma destas tarefas e, com isso, determinar um padrão para todos os trabalhadores, pois os homens são vistos como adjunto da máquina no desempenho de tarefas produtivas e devem almejar unicamente a riqueza da empresa, como bem de todos e para Fayol os princípios de administração eram mais flexíveis, ele prezava o fator humano, sempre presente nas organizações e, que apesar de ter considerado a teoria de Taylor um tanto rígida, concordou que sua investigação completa a teoria de Taylor. Fayol defendia a harmonia entre os empregados, os incentivos materiais e salariais.

3. O PENSAMENTO SISTÊMICO

O pensamento sistêmico, conhecido como a Quinta Disciplina, surge como uma nova forma de abordagem que busca compreender o desenvolvimento humano sobre a visão de um determinado problema,

observando assim não somente para o indivíduo isoladamente, mas considerando todo seu contexto e as relações estabelecidas, assim temos esta ferramenta como, capaz de identificar como as forças de um sistema interagem, proporcionando soluções eficientes e duradouras em todas as nossas decisões.

O pensamento sistêmico interliga as partes, diminuindo a distância entre elas, permitindo pensar como um conjunto, um sistema, sem perder de vista todos os seus componentes.

Modelo de Pensamento Sitêmico

4. LIDERANÇA

De acordo com Chiavenato (2003), a Teoria das Relações Humanas (TRH) surgiu no segundo período de Taylor, mas só ganhou importância com a crise econômica mundial de 1929, surgindo como uma resposta esperada ao completo desprezo dos aspectos humanos pela Abordagem Clássica, a qual foi bastante influenciada pela Psicologia, uma ciência humana recém-surgida na época. E através do médico e sociólogo australiano Elton Mayo, foram feitos testes na linha de produção de uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne, a qual ficou conhecida com Experiência Hawthorne.

Desses testes, o primeiro foi realizado para encontrar a relação entre a intensidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com