TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÕES SOCIO-EDUCATIVAS COM FAMÍLIAS DE PACIENTES COM CÂNCER E SEUS CUIDADOS PALIATIVOS

Pesquisas Acadêmicas: AÇÕES SOCIO-EDUCATIVAS COM FAMÍLIAS DE PACIENTES COM CÂNCER E SEUS CUIDADOS PALIATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 7

JUCILENA MAURÍCIA DOS SANTOS

AÇÕES SOCIO-EDUCATIVAS COM FAMÍLIAS DE PACIENTES COM CÂNCER E SEUS CUIDADOS PALIATIVOS

Projeto de Intervenção elaborado como requisito de avaliação parcial da aluna na disciplina Estágio Supervisionado II, sob a orientação da Profª: Maria do Socorro Paim de Figueiredo.

SALVADOR

2014

O Conhecimento teórico é o conhecimento do objeto tal como ele é em sim mesmo, na sua existência real e efetiva, independente dos desejos, das aspirações e das representações do pesquisador.

(José Paulo Netto, 1990)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 IDENTIFICAÇAO DO PROJETO 5

3 JUSTIFICATIVA 6

4 OBJETIVOS 8

4.1 GERAL 8

4.2 ESPECÍFICOS 8

5 METAS 9

6 METODOLOGIA 10

7 PUBLICO ALVO 11

8 RECURSOS 12

8.1 RECURSOS MATERIAIS 12

8.2 RECURSOS HUMANOS 12

8.3 RECURSOS FINANCEIROS 13

9 CONTROLE E AVALIAÇÃO 14

10 CRONOGRAMA 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho diz respeito ao projeto de intervenção a ser realizado no ambulatório e nas enfermarias do Hospital Aristides Maltez, com os acompanhantes de pacientes em cuidados paliativos no período de junho a dezembro de 2014, como parte integrante do trabalho do Serviço Social na instituição.

Esse projeto pretende despertar nos familiares a importância do acompanhamento no tratamento dos pacientes em cuidados paliativos em fase progressiva, com o objetivo de tornar a família consciente do processo multiplicador dos cuidados psicossocial.

2 IDENTIFICAÇAO DO PROJETO

Instituição- Hospital Aristides Maltez.

Programa- Cuidados Paliativos e Clinica da Dor.

Titulo - Ações socioeducativas com famílias de pacientes com câncer.

EQUIPE RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

 Jucilene Mauricia dos Santos- (Estagiária de serviço social);

 Marlene_Alves___________;

 Flávia Dione O. Araújo- Assistente Social (coordenadora do serviço social).

Período de ELABORAÇÃO DO PROJETO- junho a dezembro de 2014.

1ºPeríodo de ESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROJETO- Janeiro a dezembro de 2014.

3 JUSTIFICATIVA

Esse projeto de intervenção busca abordar o delicado tema da desestrutura da família, originada por câncer em fase progressiva. Sobretudo considerando-se que essa estrutura relacionada diretamente o cotidiano familiar que acompanha esse paciente; lidar com o processo de morte, traz peculiaridades que ultrapassam os limites da capacidade técnica e atinge a todos –profissionais, familiares em seus próprios valores e filosofia de vida, com o processo em situação de pobreza, exclusão e desemprego, traz um desamparo que só pode ser superado, através da atenção ,do apoio, da valorização e dos cuidados prestados aos pacientes e suas famílias.

Portanto, a valorização do Serviço Social, e desse profissional é importante, pois, o mesmo torna-se referencia para pacientes e familiares durante os atendimentos hospitalares, já que, a doença pode modificar perspectiva e a capacidade de enfrentar as dificuldades por parte do doente e seus familiares, sem esquecer o papel do Assistente social como vinculo entre o sanitário e o social.

A família é alvo de tudo, o meio no qual o individuo se sente acolhido e protegido, sendo seu porto seguro podendo viver este tipo de sentimento, compartilhar alegrias e tristezas construindo seu potencial como ser humano. A família funciona como um sistema vivo, de maneira que tudo que acontece com um de seu ente querido repercute sobre os demais.

Assim os efeitos não se restringem apenas a uma pessoa em particular, mas afetam normalmente a todos os demais familiares desta forma a intervenção do serviço social, deve ser feita com a visão e ação holística.

A família funciona como um sistema vivo, de maneira que tudo que acontece a um de seus membros reflete sobre os demais. Assim, os efeitos não se restringem apenas a uma pessoa em particular, mas afetam normalmente a todos os demais membros. (SILVA, 2001, p.37)

Carvalho (2007) mostrou em seus estudos, na assistência a pacientes com câncer e seus familiares, que essa experiência é complexa e envolve muito sofrimento, que não se aplica somente pela doença em si, mas, sobretudo em mudanças radicas na vida dessas pessoas alterando em alguns níveis seus papeis familiares e sociais.

Pacientes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com câncer em fase progressiva, como a maioria dos casos dos pacientes atendidos pelo Hospital Aristides Maltez, encontram-se expostos às mazelas da “questão social”. Normalmente, o diagnostico do câncer em qualquer é sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com